CEG-
CENTRO EDUCACINAL GÊNESIS
O FUTURO COMEÇA HOJE
Av.
Goiás, Qd. 22 Lotes 16/18 – Á. Bonitas I Águas Lindas de Goiás - GO
Fones: 0**61 3619 – 1431//9268 6836
e-mail: genesis_escola@hotmail.com
Aqui se aprende
para a Vida
Normas Disciplinares
O
Colégio Gênesis, visando o bom andamento do processo educativo de seus alunos,
esclarece que a mesma será regida pelas normas abaixo que deverão ser observadas
e cumpridas.
- Horário das Aulas:
Turno |
Início
|
Intervalo
|
Término
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Matutino
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7h30m
|
10h20 às 10h40m
|
12h
|
Vespertino
|
13h30m
|
15h45 às 16h
|
17h30m
|
ü Os
portões serão abertos nos seguintes horários:
|
Entrada
|
Saída |
Matutino
|
7h15m
|
11h45
|
Vespertino
|
13h15m
|
17h15
|
ü Após a entrada, o aluno só
poderá sair da escola mediante autorização por escrito da diretoria;
ü Os alunos permanecerão no
pátio com seus materiais até a chegada do professor;
ü Os alunos formarão fila no
pátio para a entrada na sala de aula. Toda segunda-feira será realizado o
momento cívico e o aluno que chegar atrasado deverá entrar em silêncio e
procurar sua posição na fila. Caso já tenha iniciado o momento cívico, em sinal
de respeito, o aluno deverá aguardar o término fora do ambiente em que está
sendo realizado.
- A Sala de Aula:
ü Manter a sala limpa e
organizada;
ü Manter as cadeiras em “U”
(ou conforme solicitado pelo professor);
ü O aluno deverá sentar-se em
um local onde se sinta bem e consiga ver todo o quadro-giz;
ü Não é permitido durante as
aulas balas, chicletes, pirulitos, entre outros;
ü Não será permitido o uso de
boné em sala de aula;
ü Não é permitido o uso de
celular
ü
Não é permitido cantarolar durante a aula, dispersando a atenção dos
colegas.
- O Relacionamento com colegas e
professores:
ü Respeitar as pessoas com as
quais convive no ambiente escolar, para que também receba o devido respeito;
ü Cultivar amizades na escola,
mas não permitir que elas atrapalhem o seu rendimento;
ü Conversar com o professor
sempre que algo estiver atrapalhando o seu aproveitamento (problemas com a
disciplina, com o professor, com os colegas e mesmo problemas pessoais);
ü Não colocar o colega em situações
embaraçosas ou constrangedoras;
ü Procurar sempre resolver os
problemas através de conversas francas e abertas com colegas e/ou professores.
Discussões e uso de palavras agressivas nunca trazem soluções para os problemas
existentes.
- Das Aulas:
ü Permanecer em sala durante
toda a duração da aula. O horário de
aula não é apropriado para resolver problemas na secretaria, na direção,
na biblioteca, na papelaria, na cantina,
etc;
ü Trazer o material necessário
para as aulas do dia;
ü Não entrar ou sair da sala
sem autorização da professora. A entrada e/ou saída sem autorização será
considerada indisciplina e acarretará advertência oral ou escrita.
ü Não faltar às aulas sem
necessidades. Quando for necessário estar ausente, colocar em dia o conteúdo
antes da aula seguinte, pois não serão aceitas desculpas como: “professora, não fiz porque faltei”;
ü As faltas serão justificadas
mediante atestado médico;
ü A perda de atividades
realizadas em sala de aula, trabalhos e avaliações, só serão repostos mediante a apresentação do
atestado médico e em horário contrário à aula. Caso não apresente atestado
médico, o aluno deverá pagar uma taxa para a realização da 2ª chamada para
testes, avaliações e/ou recuperações.
ü A aula iniciará no horário
previsto e depois de iniciada o aluno somente poderá assisti-la mediante autorização
por escrito da diretoria. E lembre-se: no ensino fundamental e médio o professor
é sempre o último a entrar na sala de aula e na educação infantil o professor
deverá aguardar seus alunos na entrada da sala;
ü Fazer as tarefas de casa, em
casa. Não será permitido fazer as tarefas de casa na sala de aula. Caso isso
ocorra, o aluno ficará sem intervalo para que possa fazer a tarefa;
ü O aluno que apresentar
comportamento inadequado (indisciplina) na sala de aula ou fora dela (em
qualquer dependência da escola), atrapalhando a si mesmo ou ao colega, será
encaminhado à direção e, dependendo da indisciplina, receberá advertência oral
ou por escrito podendo até ficar suspenso das atividades escolares. Persistindo
a indisciplina será chamado o pai/mãe e, ainda continuando, o aluno poderá ser
encaminhado ao Conselho Tutelar;
Poderá ter a matrícula
cancelada caso não haja resultado positivo e a criança continuar descumprindo
as normas disciplinares.
ü Cuidar da conservação do
material pessoal e coletivo. O responsável pelo aluno que danificar qualquer
objeto do patrimônio da escola deverá arcar com o prejuízo, repondo o bem
danificado.
5. As Avaliações:
ü Será
solicitada dos alunos a leitura de livros de literatura. Dessas leituras
serão cobradas interpretações que
poderão ser através de questionário ou de forma cênica, a critério
da professora;
ü Observar atentamente os
prazos para entrega de trabalhos. Nenhum
Trabalho será aceito após a data marcada;
ü Todo conteúdo apresentado em
sala de aula será cobrado em testes e avaliações;
ü Além das avaliações mensais,
bimestrais e apresentação de trabalhos, o aluno também será avaliado quanto à
sua participação e seu interesse. Esta avaliação é feita diariamente e vários
itens que estão sendo apresentados neste documento servirão como critérios para
esta avaliação.
ü O não comparecimento às
avaliações/testes sem justificativa por escrito (atestado médico) acarretará em
cobrança de taxa para uma segunda chamada.
6. Dos Pais/Responsáveis:
ü Deverão deixar e pegar seu
filho/a no portão de entrada, de onde serão encaminhados à sala de aula.
ü Não será permitida a
permanência dos pais/responsáveis junto à criança durante o período de aula
mesmo em fase de adaptação. Os casos em que haja necessidade, o tempo de
permanência deverá ser o mínimo possível;
ü A criança só poderá ser
retirada da sala de aula ou da escola por outra pessoa, mediante a apresentação
de autorização por escrito dos pais e assinada pelos mesmos;
ü Deverão comparecer às REUNIÕES
que serão previamente comunicadas pela
secretaria;
ü Não permitir que as crianças
portem jóias ou qualquer outro objeto de valor, bem como evitar trazer
brinquedos. A escola não se responsabilizará por perdas e danos dos mesmos;
ü Em caso de excesso de piolhos a
criança deverá ficar em casa até que seja resolvido o problema;
ü Em caso de dúvida ou reclamação o responsável deverá procurar a
direção.
- Do Aluno:
Deverá vir à escola com os
primeiros passos de higiene pessoal;
ü É obrigatório o uso do
uniforme escolar e o aluno deverá estar calçado com tênis, sandália ou sapato. Evitar chinelo
de dedo;
ü Deverá trazer de casa o
lanche de sua preferência em lancheira com nome completo;
ü A criança poderá trazer algum
tipo de brinquedo somente às sextas-feiras ou quando solicitado pelo professor;
ü Os aniversários poderão ser
comemorados na escola dentro do intervalo para o lanche para não atrasar as
atividades curriculares e deverá ter prévia autorização da secretaria;
- Das Mensalidades:
ü O pagamento das mensalidades
não se trata de mês estudado, trata-se de parcelas que devem incluir os meses
de janeiro, julho e dezembro,
de acordo com o contrato assinado pelo pai;
ü Em caso de desistência, não
haverá devolução da taxa de matrícula ou mensalidades já pagas, nem do material
escolar, (com exceção do material de uso pessoal);
ü As mensalidades pagas em
atraso sofrerão um acréscimo de 5% a/m sobre o valor das mesmas e perderão o
desconto especial, caso haja;
ü As mensalidades serão
reajustadas de acordo com o reajuste do salário mínimo, seguindo ou não o mesmo
percentual;
Declaro estar ciente e de
acordo com as normas acima
Águas Lindas de Goiás-GO, ______/___________/__________
Aluno(a):____________________________________________
______________________
Pai/responsável
“Ensina a criança no caminho que deve andar e quando for
velho não se desviará dele”. Pv.22:6
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