2 º AO 5º ANO

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Normas disciplinares

CEG- CENTRO EDUCACINAL GÊNESIS
O FUTURO COMEÇA HOJE

Av. Goiás, Qd. 22 Lotes 16/18 – Á. Bonitas I Águas Lindas de Goiás - GO

Fones:  0**61 3619 – 1431//9268 6836
e-mail: genesis_escola@hotmail.com                            
                              Aqui se aprende para a Vida

Normas Disciplinares

O Colégio Gênesis, visando o bom andamento do processo educativo de seus alunos, esclarece que a mesma será regida pelas normas abaixo que deverão ser observadas e cumpridas.

  1. Horário das Aulas:

Turno

Início
Intervalo
Término
Matutino
7h30m
10h20 às 10h40m
12h
Vespertino
13h30m
15h45 às 16h
17h30m

ü  Os portões serão abertos nos seguintes horários:


Entrada

Saída

Matutino

7h15m
11h45
Vespertino
13h15m
17h15

ü  Após a entrada, o aluno só poderá sair da escola mediante autorização por escrito da diretoria;
ü  Os alunos permanecerão no pátio com seus materiais até a chegada do professor;
ü  Os alunos formarão fila no pátio para a entrada na sala de aula. Toda segunda-feira será realizado o momento cívico e o aluno que chegar atrasado deverá entrar em silêncio e procurar sua posição na fila. Caso já tenha iniciado o momento cívico, em sinal de respeito, o aluno deverá aguardar o término fora do ambiente em que está sendo realizado.

  1. A Sala de Aula:
ü  Manter a sala limpa e organizada;
ü  Manter as cadeiras em “U” (ou conforme solicitado pelo professor);
ü  O aluno deverá sentar-se em um local onde se sinta bem e consiga ver todo o quadro-giz;
ü  Não é permitido durante as aulas balas, chicletes, pirulitos, entre outros;
ü  Não será permitido o uso de boné em sala de aula;
ü  Não é permitido o uso de celular
ü  Não é permitido cantarolar durante a aula, dispersando a atenção dos colegas.

  1. O Relacionamento com colegas e professores:
ü  Respeitar as pessoas com as quais convive no ambiente escolar, para que também receba o devido respeito;
ü  Cultivar amizades na escola, mas não permitir que elas atrapalhem o seu rendimento;
ü  Conversar com o professor sempre que algo estiver atrapalhando o seu aproveitamento (problemas com a disciplina, com o professor, com os colegas e mesmo problemas pessoais);
ü  Não colocar o colega em situações embaraçosas ou constrangedoras;
ü  Procurar sempre resolver os problemas através de conversas francas e abertas com colegas e/ou professores. Discussões e uso de palavras agressivas nunca trazem soluções para os problemas existentes.
  1. Das Aulas:
ü  Permanecer em sala durante toda a duração da aula. O horário de  aula não é apropriado para resolver problemas na secretaria, na direção, na biblioteca, na papelaria,  na cantina, etc;
ü  Trazer o material necessário para as aulas do dia;
ü  Não entrar ou sair da sala sem autorização da professora. A entrada e/ou saída sem autorização será considerada indisciplina e acarretará advertência oral ou escrita.
ü  Não faltar às aulas sem necessidades. Quando for necessário estar ausente, colocar em dia o conteúdo antes da aula seguinte, pois não serão aceitas desculpas como: “professora,  não fiz porque faltei”;
ü  As faltas serão justificadas mediante atestado médico;
ü  A perda de atividades realizadas em sala de aula, trabalhos e avaliações, só serão repostos mediante a apresentação do atestado médico e em horário contrário à aula. Caso não apresente atestado médico, o aluno deverá pagar uma taxa para a realização da 2ª chamada para testes, avaliações e/ou recuperações.
ü  A aula iniciará no horário previsto e depois de iniciada o aluno somente poderá assisti-la mediante autorização por escrito da diretoria. E lembre-se: no ensino fundamental e médio o professor é sempre o último a entrar na sala de aula e na educação infantil o professor deverá aguardar seus alunos na entrada da sala;
ü  Fazer as tarefas de casa, em casa. Não será permitido fazer as tarefas de casa na sala de aula. Caso isso ocorra, o aluno ficará sem intervalo para que possa fazer a tarefa;
ü O aluno que apresentar comportamento inadequado (indisciplina) na sala de aula ou fora dela (em qualquer dependência da escola), atrapalhando a si mesmo ou ao colega, será encaminhado à direção e, dependendo da indisciplina, receberá advertência oral ou por escrito podendo até ficar suspenso das atividades escolares. Persistindo a indisciplina será chamado o pai/mãe e, ainda continuando, o aluno poderá ser encaminhado ao Conselho Tutelar;
Poderá ter a matrícula cancelada caso não haja resultado positivo e a criança continuar descumprindo as normas disciplinares.
ü  Cuidar da conservação do material pessoal e coletivo. O responsável pelo aluno que danificar qualquer objeto do patrimônio da escola deverá arcar com o prejuízo, repondo o bem danificado.


        5. As Avaliações:
ü  Será solicitada dos alunos a leitura de livros de literatura. Dessas leituras serão     cobradas interpretações que poderão  ser através   de  questionário ou de forma cênica, a critério da professora;
ü  Observar atentamente os prazos para entrega de trabalhos. Nenhum Trabalho será aceito após a data marcada;
ü  Todo conteúdo apresentado em sala de aula será cobrado em testes e avaliações;
ü  Além das avaliações mensais, bimestrais e apresentação de trabalhos, o aluno também será avaliado quanto à sua participação e seu interesse. Esta avaliação é feita diariamente e vários itens que estão sendo apresentados neste documento servirão como critérios para esta avaliação.
ü  O não comparecimento às avaliações/testes sem justificativa por escrito (atestado médico) acarretará em cobrança de taxa para uma segunda chamada.

            6. Dos Pais/Responsáveis:

ü  Deverão deixar e pegar seu filho/a no portão de entrada, de onde serão encaminhados à sala de aula.
ü  Não será permitida a permanência dos pais/responsáveis junto à criança durante o período de aula mesmo em fase de adaptação. Os casos em que haja necessidade, o tempo de permanência deverá ser o mínimo possível;
ü  A criança só poderá ser retirada da sala de aula ou da escola por outra pessoa, mediante a apresentação de autorização por escrito dos pais e assinada pelos mesmos;
ü  Deverão comparecer às REUNIÕES que serão  previamente comunicadas pela secretaria;
ü  Não permitir que as crianças portem jóias ou qualquer outro objeto de valor, bem como evitar trazer brinquedos. A escola não se responsabilizará por  perdas e danos dos mesmos;
ü  Em caso de excesso de piolhos a criança deverá ficar em casa até que seja resolvido o problema;
ü  Em caso de dúvida ou  reclamação o responsável deverá procurar a direção.

  1. Do Aluno:

Deverá vir à escola com os primeiros passos de higiene pessoal;
ü  É obrigatório o uso do uniforme escolar e o aluno deverá estar calçado  com tênis, sandália ou sapato. Evitar chinelo de dedo;
ü  Deverá trazer de casa o lanche de sua preferência em lancheira com nome completo;
ü  A criança poderá trazer algum tipo de brinquedo somente às sextas-feiras ou quando solicitado pelo professor;
ü  Os aniversários poderão ser comemorados na escola dentro do intervalo para o lanche para não atrasar as atividades curriculares e deverá ter prévia autorização da secretaria;

  1. Das Mensalidades:

ü  O pagamento das mensalidades não se trata de mês estudado, trata-se de parcelas que devem incluir os meses de janeiro, julho e dezembro, de acordo com o contrato assinado pelo pai;
ü  Em caso de desistência, não haverá devolução da taxa de matrícula ou mensalidades já pagas, nem do material escolar, (com exceção do material de uso pessoal);
ü  As mensalidades pagas em atraso sofrerão um acréscimo de 5% a/m sobre o valor das mesmas e perderão o desconto especial, caso haja;
ü  As mensalidades serão reajustadas de acordo com o reajuste do salário mínimo, seguindo ou não o mesmo percentual;


Declaro estar ciente e de acordo com as normas acima



Águas Lindas de Goiás-GO,  ______/___________/__________


Aluno(a):____________________________________________


______________________
Pai/responsável




“Ensina a criança no caminho que deve andar e quando for velho não se desviará dele”. Pv.22:6

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