CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO PARA O 3º BIMESTRE - 6°Ano ”A”
Português
|
Matemática
|
Ciências
|
História
|
Geografia
|
*Sujeito e predicado;
*Dígrafos;
*Acentuação gráfica;
*Encontro consonantal;
*Leitura e interpretação de
diferentes gêneros textuais;
*Sinais de pontuação;
*Verbo auxiliar (há – a)
|
*Polígono;
*Triângulos;
*Quadriláteros;
*Forma circular;
*Simetria;
*Números racionais na forma
decimal.
|
ÁGUAS E SUAS PROPRIEDADES
*Água e comportamento de suas
moléculas;
*Moléculas da água;
*Estados físicos da água;
*Mudanças de estados físicos
da água;
*Ciclo da água.
PROPRIEDADES DA ÁGUA
*Solubilidade;
*Pressão;
*Densidade:
*Empuxo;
*Tensão superficial:
*Princípio dos vasos
comunicantes.
|
CULTURA E LEGADO GREGO
*Religião;
*Amor pelo conhecimento;
*Artes – amor pelo belo;
*Mundo romano – “ROMA”
|
RELEVO SUBMARINO
*Litoral e relevo
litorâneo;
AS NATUREZAS DA TERRA
E AS ALTERAÇÕES PELO EMPREGO DE TECNOLOGIAS
*Dinâmica da
atmosfera;
*Composição da
atmosfera;
*Tempo e clima;
*Elemento do tempo e
do clima;
*Fatores determinantes
do clima;
*Massas de ar;
*Climas do mundo;
FORMAÇÕES VEGETAIS
*Principais formações
vegetais;
*Formações vegetais do
mundo;
*Aproveitamento da
vegetação;
ELEMENTOS NATURAIS
COMO RECURSOS ECONÔMICOS
*Recursos da natureza;
*Aproveitamento dos
recursos naturais;
*O extrativismo;
*Exploração dos
recursos minerais;
*Recursos energéticos;
QUESTÕES AMBIENTAIS
*O que é meio
ambiente;
*Preocupação com o
meio ambiente;
*Perdas ambientais.
|
Inglês
|
Espanhol
|
Arte
|
E. Religioso
|
E. Física
|
|
*Género y números de
sustantivos e adjetivos;
*Artigos definidos e
indefinidos;
*Muy – mucho;
*Verbos intransitivos –
gustar / parecer / interesar;
*Pronomes átonos (pronombres
atonos).
|
*Trabalhar imagens por meio
de descrição de elementos (Aprendendo a ser outra coisa).
|
|
*Jogos populares, recreativos,
cooperativos e informatizados;
*Jogos adaptados de
inteligência e alternativos;
*Novas tecnologias nos jogos e
brincadeiras;
*Construção de novos
jogos/brincadeiras;
*Mudança de regras.
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO PARA O 3º BIMESTRE - 6°Ano ”B”
Português
|
Matemática
|
Ciências
|
História
|
Geografia
|
*Sujeito e predicado;
*Dígrafos;
*Acentuação gráfica;
*Encontro consonantal;
*Leitura e interpretação de
diferentes gêneros textuais;
*Sinais de pontuação;
*Verbo auxiliar (há – a)
|
*Polígonos;
*Triângulos
*Quadriláteros;
*Forma circular;
*Simetria nas figuras planas;
*Números decimais;
*Adição e subtração com
números decimais;
*Multiplicação com números
decimais;
*Divisão com números
decimais.
|
ÁGUAS E SUAS PROPRIEDADES
*Água e comportamento de suas
moléculas;
*Moléculas da água;
*Estados físicos da água;
*Mudanças de estados físicos
da água;
*Ciclo da água.
PROPRIEDADES DA ÁGUA
*Solubilidade;
*Pressão;
*Densidade:
*Empuxo;
*Tensão superficial:
*Princípio dos vasos
comunicantes.
|
CULTURA E LEGADO GREGO
*Religião;
*Amor pelo conhecimento;
*Artes – amor pelo belo;
*Mundo romano – “ROMA”
|
RELEVO SUBMARINO
*Litoral e relevo
litorâneo;
AS NATUREZAS DA TERRA
E AS ALTERAÇÕES PELO EMPREGO DE TECNOLOGIAS
*Dinâmica da
atmosfera;
*Composição da
atmosfera;
*Tempo e clima;
*Elemento do tempo e
do clima;
*Fatores determinantes
do clima;
*Massas de ar;
*Climas do mundo;
FORMAÇÕES VEGETAIS
*Principais formações
vegetais;
*Formações vegetais do
mundo;
*Aproveitamento da
vegetação;
ELEMENTOS NATURAIS
COMO RECURSOS ECONÔMICOS
*Recursos da natureza;
*Aproveitamento dos
recursos naturais;
*O extrativismo;
*Exploração dos
recursos minerais;
*Recursos energéticos;
QUESTÕES AMBIENTAIS
*O que é meio
ambiente;
*Preocupação com o
meio ambiente;
*Perdas ambientais.
|
Inglês
|
Espanhol
|
Arte
|
E. Religioso
|
E. Física
|
|
*Género y números de
sustantivos e adjetivos;
*Artigos definidos e
indefinidos;
*Muy – mucho;
*Verbos intransitivos –
gustar / parecer / interesar;
*Pronomes átonos (pronombres
atonos).
|
*Trabalhar imagens por meio
de descrição de elementos (Aprendendo a ser outra coisa).
|
|
*Jogos populares, recreativos,
cooperativos e informatizados;
*Jogos adaptados de
inteligência e alternativos;
*Novas tecnologias nos jogos e
brincadeiras;
*Construção de novos
jogos/brincadeiras;
*Mudança de regras.
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO PARA O 3º BIMESTRE - 7°Ano
Português
|
Matemática
|
Ciências
|
História
|
Geografia
|
*Produção de texto;
*Advérbio e locução
adverbial;
*Sinais de pontuação;
*Parágrafo;
*Sujeito e predicado;
*Conjunção;
*Frase e oração;
*Usos da vírgula;
*Dígrafo.
|
*Equações;
*Equações do 1º grau;
*Área de figuras planas;
*Razão e proporção;
*Grandezas proporcionais.
|
|
Unidade 4 – TEMPO DE
RENASCIMENTO E DESCOBERTAS
1.Período de transformações e
renascimento..................... 136
*Novos e velhos hábitos sociais.................................
137
*Humanistas......................
142
*Renascimento
................. 145
*Expansão do
Renascimento..................... 152
*Renascimento
científico............................. 153
2.Expansão marítima dos Europeus.............................
157
*Entre a realidade e a
fantasia............................... 158
*Pioneiros de Portugal e
Espanha............................... 161
Unidade 5 – POVOS DA AMÉRICA
*Maias, Astecas e
Incas....... 170
*Maias.................................
171
*Astecas..............................
172
*Incas..................................
173
2.Conhecendo outros povos da
América............................... 178
*Povos da América do Norte
178
*Povos indígenas no Brasil...
180
Unidade 6 – VELHO MUNDO SOB O
DOMÍNIO DOS REIS
1.Reforna
Religiosa............. 190
*Reformistas.....................
191
*Difusão do protestantismo
195
*Reforma católica: uma
necessidade ........................ 198
|
Unidade 3 – BRASIL...UM PAÍS URBANO?
PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO.......122
*Formação das cidades...........122
*Problemas urbanos................125
PRODUÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO PELAS
ATIVIDADES ECONÔMICAS.......131
*Setor primário...........................131
*Setor secundário........................145
*Setor terciário............................147
AS DIVERSAS FORMAS DE DIVIDIR O
BRASIL.................................................151
*Conceito de região......................151
*Domínios morfoclimáticos.........153
*Macrorregiões geoeconômicas...158
*A região concentrada...................159
*Regiões do IBGE...........................160
Unidade 4 – ORGANIZAÇÃO ESPACIAL: O BRASIL
EM PEDAÇOS
REGIÃO NORTE............................164
*Amazônia Legal............................164
*Aspectos físicos............................165
*Problemas ambientais..................171
*População.....................................172
*Aspectos econômicos...................175
|
Inglês
|
Espanhol
|
Arte
|
E. Religioso
|
E. Física
|
*Simple present;
*Vocabulary;
*Text;
*Music;
*Contries.
|
*Ditongo e hiato;
*Preterito imperfecto;
*Tener que + verbo en el
infinitivo.
|
*Origem, finalidade e
evolução das técnicas artísticas (Em nosso, não no deles).
|
*Valores: Solidariedade,
respeito ao próximo (família).
|
*Trabalho motor;
*Condicionamento físico;
*Jogos de quadra;
*Futebol – regras;
*Voleibol – regras;
*Queimada – regras;
*Bandeirinha – regras;
*Horta escolar;
*Dança;
*Movimento corporal.
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO PARA O 3º BIMESTRE - 8°ano
Português
|
Matemática
|
Ciências
|
História
|
Geografia
|
*Adjetivos;
*Pronomes;
*Tema;
*Título;
*Produção textual;
*Tipologia textual:
* Narração
* Dissertação;
*Sujeito;
*Classificação do sujeito;
*Tipologia do sujeito.
|
*Ângulos;
*Polígonos;
*Ângulos de um polígono;
* Fatoração de polinômios;
*Frações algébricas.
|
|
UNIDADE 4 – ERA NAPOLEÔNICA E INDEPENDENCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA
FRANÇA NAPOLEÔNICA – pag. 120
Governo Consular – pag. 121
Império Napoleônico – pag. 122
Resistência ao Domínio Napoleônico – pag. 124
Retorno de Napoleão ao poder:
Governo dos 100 dias – pag. 128
PERÍODO JOANINO:
COMEÇA A RUPTURA COLONIAL – pag. 130
Abertura dos portos às Nações amigas – pag.132
Revolução Pernambucana – pag. 135
Revolução do porto e ameaça de reconolização – pag. 136
DERROTA DE NAPOLEÃO E CONGRESSO DE VIENA – pag. 140
Congresso de Viena – pag. 140
UNIDADE 5 – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E DE PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
CONSTRUINDO A LIBERDADE: INDEPENDÊNCIA NAS AMÉRICAS ESPANHOLAS E
PORTUGUESA – pag. 148
Processo de Independência na América Espanhola – pag. 150
San Martin e Bolívar: líderes
das Independências – pag. 152
Simon Bolívar e o sonho da América Latina
Interesses Ingleses na América Latina – pag. 154
Independências do México, Peru e Haiti – pag. 155
Proclamação da Independência do Brasil – pag. 160
Brasil após a Independência – pag. 161
PRIMEIRO REINADO E REGÊNCIA – pag. 164
Primeiro Reinado (1822 – 1831) – pag. 164
Processo de Abdicação de Dom Pedro I – pag. 168
UNIDADE 6 – SÉCULO XIX: DO NASCIMENTO DE UM IMPÉRIO NAS AMERICAS ÀS
UNIFICAÇÕES NA EUROPA
SURGIMENTO DE UM IMPÉRIO NAS AMÉRICAS
- pag. 180
Grande marcha para Oeste – pag. 181
Guerra de Secessão – pag. 185
|
AMÉRICA DO SUL
América .........................101
Guianas..........................112
América Platina..............113
Unidade 3 – A DIVERSIDADE DOS PAÍSES DO
SUL
BRASIL
Regiões do Brasil...........122
O petróleo brasileiro......134
CONTINENTE AFRICANO
As duas Áfricas..............139
Regiões da África..........141
Aspectos econômicos....147
A África hoje..................150
CONTINENTE ASIÁTICO
Caracterização do continente....................154
A maior popularização do
Planeta.........................160
Região de conflitos......161
|
Inglês
|
Espanhol
|
Arte
|
E. Religioso
|
E. Física
|
*Simple present;
*Simple past;
*Music;
*Text;
*Vocabulary.
|
*Condicional simple;
*Pretérito pluscuam
perfecto;
*Uso de los señales de
pontuacion;
*Uso del voseo.
|
*Made in Brazill
(influência no contraste histórico da Arte Déco).
|
*Prostituição em vários
aspectos (no geral).
|
*Danças: expressões;
*Lazer;
*Aproveitamento do tempo livre;
*Atividades práticas;
*Controle de freqüência cardíaca;
*Jogos de inter-classe;
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO PARA O 3º BIMESTRE - 8°ano
Português
|
Matemática
|
Ciências
|
História
|
Geografia
|
*Adjetivos;
*Pronomes;
*Tema;
*Título;
*Produção textual;
*Tipologia textual:
* Narração
* Dissertação;
*Sujeito;
*Classificação do sujeito;
*Tipologia do sujeito.
|
*Ângulos;
*Polígonos;
*Ângulos de um polígono;
* Fatoração de polinômios;
*Frações algébricas.
|
|
UNIDADE 4 – ERA NAPOLEÔNICA E INDEPENDENCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA
FRANÇA NAPOLEÔNICA – pag. 120
Governo Consular – pag. 121
Império Napoleônico – pag. 122
Resistência ao Domínio Napoleônico – pag. 124
Retorno de Napoleão ao poder:
Governo dos 100 dias – pag. 128
PERÍODO JOANINO:
COMEÇA A RUPTURA COLONIAL – pag. 130
Abertura dos portos às Nações amigas – pag.132
Revolução Pernambucana – pag. 135
Revolução do porto e ameaça de reconolização – pag. 136
DERROTA DE NAPOLEÃO E CONGRESSO DE VIENA – pag. 140
Congresso de Viena – pag. 140
UNIDADE 5 – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E DE PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
CONSTRUINDO A LIBERDADE: INDEPENDÊNCIA NAS AMÉRICAS ESPANHOLAS E
PORTUGUESA – pag. 148
Processo de Independência na América Espanhola – pag. 150
San Martin e Bolívar: líderes
das Independências – pag. 152
Simon Bolívar e o sonho da América Latina
Interesses Ingleses na América Latina – pag. 154
Independências do México, Peru e Haiti – pag. 155
Proclamação da Independência do Brasil – pag. 160
Brasil após a Independência – pag. 161
PRIMEIRO REINADO E REGÊNCIA – pag. 164
Primeiro Reinado (1822 – 1831) – pag. 164
Processo de Abdicação de Dom Pedro I – pag. 168
UNIDADE 6 – SÉCULO XIX: DO NASCIMENTO DE UM IMPÉRIO NAS AMERICAS ÀS
UNIFICAÇÕES NA EUROPA
SURGIMENTO DE UM IMPÉRIO NAS AMÉRICAS
- pag. 180
Grande marcha para Oeste – pag. 181
Guerra de Secessão – pag. 185
|
AMÉRICA DO SUL
América .........................101
Guianas..........................112
América Platina..............113
Unidade 3 – A DIVERSIDADE DOS PAÍSES DO
SUL
BRASIL
Regiões do Brasil...........122
O petróleo brasileiro......134
CONTINENTE AFRICANO
As duas Áfricas..............139
Regiões da África..........141
Aspectos econômicos....147
A África hoje..................150
CONTINENTE ASIÁTICO
Caracterização do continente....................154
A maior popularização do
Planeta.........................160
Região de conflitos......161
|
Inglês
|
Espanhol
|
Arte
|
E. Religioso
|
E. Física
|
*Simple present;
*Simple past;
*Music;
*Text;
*Vocabulary.
|
*Condicional simple;
*Pretérito pluscuam
perfecto;
*Uso de los señales de
pontuacion;
*Uso del voseo.
|
*Made in Brazill
(influência no contraste histórico da Arte Déco).
|
*Prostituição em vários
aspectos (no geral).
|
*Danças: expressões;
*Lazer;
*Aproveitamento do tempo livre;
*Atividades práticas;
*Controle de freqüência cardíaca;
*Jogos de inter-classe;
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO PARA O 3º BIMESTRE - 9°Ano
Português
|
Matemática
|
Ciências
|
História
|
Geografia
|
* Conjunção;
*Interjeição;
*Formação de palavras;
*Inferência textual;
*Sujeito:
*Predicado: *Transitividade verbal;
*Verbos de ligação;
*Produção textual;
*Interpretação textual.
|
*Ângulos notáveis;
*Relações trigonométricas em
um triângulo qualquer;
*Circunferência;
*Relações métricas na
circunferência.
|
|
UNIDADE 4 – AUGE DA GUERRA FRIA
MUNDO BIPARTIDO – pag. 131
Plano Marshall e Comecon – pag. 133
Socialismo na China – pag. 134
Socialismo na Cuba – pag.136
GUERRA FRIA NO PACÍFICO – pag. 143
Guerra da Coreia – pag. 143
Guerra do Vietnã – pag. 145
Coexistência Pacífica – pag. 149
UNIDADE 5 – ENTRE DEMOCRACIAS E DITADURAS BRASILEIRAS
CURTA REDEMOCRATIZAÇÃO – pag. 155
Governo de Dutra – pag. 155
Nacionalismo e trabalhismo: retorno de Vargas – pag. 157
Governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961)
INSTALAÇÃO DO GOERNO MILITAR NO BRASIL – pag. 168
Eleição e renúncia de Jânio Quadros – pag. 168
Governo de João Goulart (1961-1964) – pag. 171
Militares no poder: de Castello Branco a Médici – pag. 173
UNIDADE 6 – GUERRA FRIA NO MUNDO AFRO-ASIÁTICO
PROCESSO DE DESCOLONIZAÇÃO – pag. 183
Consciência e identidade – pag.185
Descolonização da Ásia – pag. 185
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA – pag. 191
Independência da Argélia – pag.193
Independência do Congo – pag. 195
Independência da África do Sul – pag.197
|
Unidade 3 – CONTINENTE EUROPEU
A EUROPA...........98
Aspectos físicos....................99
Comunidade Europeia do Carvão e do Aço.................102
O tratado da União
Europeia.............................103
POPULAÇÃO EUROPEIA 109
Características da população europeia.............................109
O envelhecimento da
população..........................112
Distribuição da população..........................113
A EUROPA DESENVOLVIDA......119
Alemanha...........................119
Problemas ambientais.......121
França................................122
Economia...........................124
Reino Unido.......................126
Itália...................................128
O Norte e o Sul...................129
A EUROPA MENOS
DESENVOLVIDA.................137
Portugal..............................137
Economia...........................139
Espanha.............................140
Economia...........................141
O País Basco.......................142
Grécia.................................143
Economia...........................144
Os miniestados europeus..145
Vaticano............................146
Andorra..............................147
San Marino........................148
Principado de Mônaco.......149
Liechtenstein.....................150
A PORÇÃO SETENTRIONAL DA
EUROPA..........153
Aspectos gerais dos países da Europa
setentorial.............153
Aspectos físicos.................154
O sol da meia-noite...........157
Formações vegetais..........159
Os fiordes..........................161
Aspectos econômicos........162
O Prêmio Nobel.................164
|
Inglês
|
Espanhol
|
Arte
|
E. Religioso
|
E. Física
|
*Present continuous;
*Text;
*Crossword;
*Music.
|
*Expresiones idiomáticas;
*Conjunciones coordinantes.
|
*Elementos visuais, ritmo
etc. (Mexa o esqueleto porque as pedras vão rolar).
|
*Prostituição em vários
aspectos (no geral).
|
*Trabalho motor;
*Condicionamento físico;
*Jogos de quadra;
*Dança.
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO PARA O 3º BIMESTRE - 2ª série EM
Português
|
Matemática
|
Biologia
|
História
|
Geografia
|
*Realismo;
*Figuras de linguagem;
*Oração subordinada:
*Oração Coordenada;
*Produção textual;
*Interpretaç
|
*Geometria Plana
|
|
|
|
Sociologia
|
Filosofia
|
Química
|
Física
|
|
*Permanência e evolução no
Brasil; Estado e democracia.
|
*Lógica setencial, Liberdade
e determinismo; valores.
|
*Cinética química;
*Equilíbrios químicos.
|
|
|
Inglês
|
Espanhol
|
Arte
|
E. Religioso
|
E. Física
|
*Prepositions;
*Vocabulary;
*Text;
*Inferência textual.
|
*Grupos vocálicos;
*Adverbios de tempo;
*Verbos em El presente
indicativo.
|
*Barroco; Autores renomados
das artes.
|
*Religiões do mundo
(especificadamente) várias crenças.
|
*Trabalho motor;
*Condicionamento físico;
*Jogos de quadra;
*Dança;
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário