·
É
obrigatório entregar a lista respondida completamente.
·
A
lista de exercícios vale 2 pontos.
·
A
rasura de questões perderá pontuação.
·
Não
aceitarei em nenhuma hipótese a lista de exercícios fora da data marcada para
entrega.
Centro Educacional Gênesis
|
ENSINO FUNDAMENTAL II
|
8ºANO
|
|||
NOME DO ALUNO COMPLETO:
|
NÚMERO:
|
CEG
|
|||
Lista de Exercícios de Geografia
|
1º
Semestre
|
Professora
Zélia
Moura
|
DATA:
Fevereiro à Julho/2016
|
||
1-
O continente americano passou a ser conquistado e
colonizado a partir do fim do século XV. Neste momento as metrópoles e colônias
tinham um papel importante para a
________________________________________________________________
2-
Os povos autóctones eram:
________________________________________________________________________________________________________________________________
3-
As duas Américas que formaram o continente americano
são:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Os habitantes da América foram
conhecidos como índios ou ameríndios:
a-
Porque acreditavam que quando Américo Vespúcio chegou à
América Central acreditava ter chegado ao extremo Oriente – as Índias.
b-
Porque acreditavam que, quando Cristovão Colombo chegou
à América Central acreditava ter chegado ao extremo Oriente – as Índias.
c-
Porque acreditavam que quando Pedro Álvares Cabral
chegou à América Central acreditava ter chegado ao extremo Oriente – as Índias.
5-Os povos pré-colombianos
tinham
______________________________________________________________________________________________________________________________________
6-O centro do cotidiano e da
própria cultura dos povos estudados era:
a-
A economia de subsistência.
b-
A caça
c-
A pesca
7- Os Astecas são originários do Planalto do México e tinham
uma rígida e organizada estrutura político e social. Desenvolveram a técnica do
alqueive que consistia em:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
8-Os Maias eram diferentes dos Astecas, pois se organizavam
em cidades-estados independentes. Esse povo se destacou por suas obras de
arquitetura e do seu conhecimento matemático. O que sugere a extinção desse
povo foi:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
9-O Teotlachtli era um jogo de bola, que apesar de parecer
ser um jogo normal, era na realidade um ritual religioso praticado pelos:
a-
Incas
b-
Maias
c-
Astecas
10-Os Incas estabeleceram-se entre os planaltos e Vale da
Cordilheira dos Andes. O imperador Inca era considerado filho do Sol, e esta
civilização desenvolveu grande:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
11-.Os povos sul-americanos se diferenciavam dos
pré-colombianos porque:
a-
Não tinham governo centralizado, Estado e exército
organizado.
b-
Tinham governo
centralizado, Estado e exército organizado.
12-A ocupação do Novo Mundo se deu à partir:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
13-Mita era:
a-
Forma de trabalho, onde os indígenas recebiam terra
para fazer suas plantações, mas deveriam prestar serviços nas minas.
b-
Forma de
trabalho, onde os indígenas recebiam terra para fazer suas plantações, mas
deveriam prestar serviços nas construções.
c-
Forma de trabalho, onde os indígenas recebiam terra
para fazer suas plantações, mas deveriam prestar serviços nas plantações.
14-A base de exploração do território brasileiro foi:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
15-O filme Apocalipto exibidoem sala de aula retrata a forma
de vida dos povos:
a- Incas
b- Maias
c-Astecas
16-O que é o Capitalismo e como ele pode ser compreendido?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
17-Explique o que é o PIB e sua importância para o país.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
18-Comente sobre o principal objetivo do Capitalismoe o seu
princípio básico.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
19-Defina Guerra Fria.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
20-Qual a origem da Guerra Fria?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
21-Qual o significado da ONU e qual seu papel nas relações
entre países?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
22-Quais países compõem os Tigres Asiáticos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
23-O que é assegurado nos “nós” das redes geográficas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
24-Caracterize desertificação.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
25-O que são os Continentes e quais são eles?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
26-As duas porções que compõem a América são:
____________________________________ e ________________________________
27-Onde nasce o rio Amazonas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
28-Descreva como são as Cataratas do Niágara.
29-O que são Correntes Marítimas?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
30-Apresente as florestas de
coníferas.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“A educação é a mais fecunda de todas as
medidas financeiras.”
Ruy Barbosa.
Centro Educacional Gênesis
|
ENSINO FUNDAMENTAL II
|
7ºANO
|
|||
NOME DO ALUNO COMPLETO:
|
NÚMERO:
|
CEG
|
|||
|
1º SEMESTRE
|
Professora
Zélia
Moura
|
DATA:
Fevereiro à Julho/2016
|
||
·
É
obrigatório entregar a lista respondida completamente.
·
A
lista de exercícios vale 2 pontos.
·
A
rasura de questões perderá pontuação.
·
Não
aceitarei em nenhuma hipótese a lista de exercícios fora da data marcada para
entrega.
1-Cristovão Colombo foi considerado oficialmente oprimeiro
europeu a atingir terras americanas. Ele chegou a América em:
______________________________________________________________________
2-Os primeiros habitantes da América foram considerados:
______________________________________________________________________
3-A forma característica de colonização dos europeus foi
bastante violenta. Os colonizadores impuseram aos povos conquistados sua
cultura através da:
______________________________________________________________________
4-.Julgue as afirmações e marque a ALTERNATIVA correta:
a- A antropofagia é o consumo de carne humana por algumas
tribos indígenas.
b- Os colonizadores combateram violentamente os sacrifícios
humanos praticados pelos astecas, incas e maias, além do politeísmo , os mitos
e rituais religiosos praticados por estas sociedades.
c- Durante os sacrifícios, o peito era aberto, o coração
arrancado palpitante e oferecidos aos ídolos.
·
As afirmações a e b estão corretas.
·
As afirmações b e c estão corretas.
·
As afirmações a, b e c estão corretas.
5- A admiração e cobiça dos europeus em relação ao Novo
Mundo foi em função dos:
______________________________________________________________________
6-Tenochititlán é hoje a:
______________________________________________________________________
7-Os europeus chegaram a América com objetivos claros, que
era a _____________________________________________________________________
8-A roupa dos guerreiros astecas eram mergulhadas no sal para
ficarem resistentes como
uma_____________________________________________________________
9-Viracocha era uma divindade inca que na visão desta
sociedade era tida como:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
10-Portugal e Espanha mantiveram colônias de exploração, já
os ingleses que se estabeleceram na América do Norte desenvolveram:
______________________________________________________________________
11-O Sistema Colonial foi:
______________________________________________________________________
12-Encomienda era:
______________________________________________________________________
13- A Mita era:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
14- A Casa de Contratação criada em 1503 na cidade de
Sevilha-Espanha servia para
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15-Quem eram os Criollos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
16-Treze Colônias foi a
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
17-Plantation era:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
18 – O filme Apocalipto retrata uma sociedade da:
______________________________________________________________________
19-O que foi as Cruzadas?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
20-O que aconteceu na Cruzada das Crianças?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
21-Explique o que foi o Renascimento.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
22-O que foi a Reforma Protestante?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
23- Quem foi Martinho Lutero?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
24-Apresente a Inquisição na Reforma Protestante.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
25-De onde vieram os povos para serem utilizados como mão de
obra escrava no Brasil durante a colonização portuguesa?
______________________________________________________________________
26-Quais países foram importantes no contexto das Grandes
Navegações?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
27-Em que ano Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil?
__________________________________________
28- O que foi a Bula Inter Coetera ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
29-Descreva o que aconteceu ao
ser assinado o Tratado de Tordesilhas entre portugueses e espanhóis.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
30-Descreva a importância das
máscaras africanas para sua cultura.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Centro Educacional Gênesis
|
ENSINO FUNDAMENTAL II
|
8ºANO
|
|||
NOME DO ALUNO COMPLETO:
|
NÚMERO:
|
CEG
|
|||
Lista de Exercíciosde História
|
1º
semestre
|
Professora
Zélia
Moura
|
DATA:
Fevereiro à Julho/2016
|
||
·
É
obrigatório entregar a lista respondida completamente.
·
A
lista de exercícios vale 2 pontos.
·
A
rasura de questões perderá pontuação.
·
Não
aceitarei em nenhuma hipótese a lista de exercícios fora da data marcada para
entrega.
1. O processo de independência do Brasil caracterizou-se por
a) ser conduzido pela classe dominante que manteve o governo monárquico como garantia de seus privilégios.
b) ter uma ideologia democrática e reformista, alterando o quadro social imediatamente após a independência.
c) evitar a dependência dos mercados internacionais, criando uma economia autônoma.
d) grande participação popular, fundamental na prolongada guerra contra as tropas metropolitanas.
2. Observe a figura abaixo e leia o texto que a acompanha:
No dia 7 de setembro, o príncipe concluiu que era a hora de
romper com a metrópole. Depois de ler, amassar e pisotear as cartas recebidas
da corte de Lisboa, D.Pedro montou "sua bela besta baia", cavalgou
até o topo da colina e gritou à guarda de honra: "Amigos, as cortes de
Lisboa nos oprimem e querem nos escravizar... Deste dia em diante nossas
relações estão rompidas." Após arrancar a insígnia portuguesa de seu
uniforme, o príncipe sacou a espada e gritou: "Por meu sangue, por minha
honra e por Deus: farei do Brasil um país livre." Em seguida, erguendo-se
nos estribos e alçando a espada, afirmou: "Brasileiros, de hoje em diante
nosso lema será: Independência ou morte." Eram 4 horas da tarde de 7 de
setembro de 1822.
Leia as seguintes afirmativas sobre o processo de independência
do Brasil e coloque V quando VERDADEIRO e F quando FALSO:
( ) Restringiu-se à esfera política, não
alterando em nada a realidade sócio-econômica, que se manteve com as mesmas
características do período colonial.
( ) Foi um ato heróico e teve vários
aspectos positivos. Na sua maioria, foi uma independência do povo, que ganhou
mais liberdade econômica e política.
( ) Não foi um ato isolado do príncipe D.
Pedro, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema
Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do século XVIII.
( ) Para ser reconhecido oficialmente, o
Brasil negociou com a Inglaterra e aceitou pagar indenizações de 2 milhões de
libras esterlinas a Portugal. A Inglaterra saiu lucrando e teve início o
endividamento externo do Brasil.
A sequência CORRETA é:
a) V – V – V –V
b) F – V – V – F
c) V – F – V – V
d) F – F – V – F
3. A maior razão
brasileira para romper os laços com Portugal era
a) evitar a fragmentação do
país, abalado por revoluções anteriores.
b) garantir a liberdade de comércio, ameaçada pela política de
recolonização das Cortes de Lisboa.
c) substituir a estrutura colonial de produção e desenvolver o
mercado interno.
d) integrar as camadas populares ao processo político e
econômico.
4. O processo de emancipação
política brasileiro
a) tendeu a seguir o exemplo da
América Espanhola, quer dizer, da Independência da Bolívia, Venezuela e Peru.
b) contou com grande participação popular, principalmente de negros
e mulatos do Nordeste, que viviam maior opressão.
c) marginalizou os elementos populares, e manteve as estruturas
sociais e econômicas do período colonial.
d) somente foi consolidado após um ano de guerra contra
Portugal, uma vez que a Metrópole não aceitou a ruptura.
5. A abertura dos portos às
nações amigas, em 1808, teve um alcance histórico profundo, pois deu início a um
grandeprocesso:
a) do desenvolvimento do
primeiro surto manufatureiro no Brasil e o crescimento do transporte
ferroviário
b) do arrefecimento dos ideais absolutistas no Brasil e a
disseminação de movimentos nativistas.
c) da emancipação política do Brasil e o seu crescimento na
órbita da influência britânica.
d) do fechamento das fronteiras do Brasil aos estrangeiros e a
abertura para as correntes ideológicas revolucionárias europeias.
6. A Revolução do Porto, em
1820,que dentre outras coisas, exigia o retorno da corte para Portugal, e a
volta do Brasil à condição de Colônia, pode ser considerada decisiva para a
Independência do Brasil, porque
a) garantia a economia da
Colôniaimplementada durante a permanência do governo português no Brasil.
b) fortalecia os grupos liberais radicais, cada vez mais ativos
na Colônia e articulados com os grandes proprietários.
c) impunha à Colônia um programa de reformas liberais, com a
proibição do tráfico negreiro.
d) ameaçava os interesses dos grupos brasileiros, tentando
reverter várias medidas tomadas por D. João no Brasil.
7. "... quando o príncipe regente português, D. João, chegou de malas e bagagens para residirno
Brasil, houve um grande alvoroço na cidade do Rio de Janeiro. Afinal era a própriaencarnação do rei [...] que aqui desembarcava. D. João não precisou, porém, caminhar muitopara alojar-se. Logo em frente ao cais estava localizado o Palácio dos Vice-Reis".
·
Lilian Schwarcz. As Barbas do Imperador.
O significado da chegada de D. João ao Rio de Janeiro pode ser resumido como
a) decorrência da loucura da rainha Dona Maria I, que não conseguia se impor no contextopolítico europeu.
b) fruto das derrotas militares sofridas pelos portugueses ante os exércitos britânicos e de Napoleão Bonaparte.
c) inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava de Portugal para o
Brasil.
d) alteração da relação política entre monarcas e vice-reis, pois estes passaram a controlar omando a partir das colônias.
8. O Bloqueio Continental contra a Inglaterra, por ordem de Napoleão Bonaparte, determinouum importante acontecimento na história do Brasil, que foi
a) a volta de D. João VI a Portugal
b) a Independência do Brasil
c) a Inconfidência Mineira
d) a vinda da Família Real para o Brasil
9-“A Independência
brasileira é fruto mais de uma classe do que da nação tomada em seu conjunto.”
(Caio Prado Jr.)
Identifique a alternativa que justifica e
complementa o texto.
a) Os setores médios
urbanos comandaram a luta, fazendo prevalecer o modelo político dos radicais
liberais.
b) Os vários segmentos
sociais uniram‐se em função da longa
guerra de independência.
c) A independência foi
liderada pelas camadas populares e acompanhada de profundas mudanças sociais.
d) O movimento de
independência Foi uma ação da elite, preservando seus interesses e privilégios.
10- A organização do
Estado brasileiro que se seguiu à Independência resultou no projeto do grupo:
a) maçônico, que pregava
a autonomia provincial, o fortalecimento do executivo e a extinção da
escravidão.
b) liberal-conservador,
que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime
centralizado.
c) cortesão, que defendia
os interesses recolonizadores, as tradições monárquicas e o liberalismo
econômico.
11- Observe
a imagem:
Essa imagem de Tiradentes esquartejado é de
Pedro Américo, pintado em 1893. Explique Porque Tiradentes foi morto dessa
maneira._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 “A Conjuração Baiana
foi mais uma revolução social do que colonial. (...) impulsionada pelos
pequenos artesãos, militares de baixo escalão, escravos de demais setores
populares. Nesse caso, há objetivos de rompimento em três níveis: separação da
Colônia, mudança das instituições políticas e reorganização da sociedade em
novas bases.” (FREDERICO, C. A idéia de revolução no Brasil
colonial. Revista de História).
Baseado nos ideais iluministas, a Conjuração
Baiana, entre outras medidas, pretendia
a) manter a escravidão do negro.
b) manter os portos brasileiros fechados aos
navios de todas as nações.
c) continuar com a dominação de Portugal
sobre o Brasil.
d) melhorar as condições gerais de vida do
povo.
13-Explique sobre a
história do rei João Sem-Terra no contexto da monarquia Inglesa.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14-Em que reinado a Inglaterra tornou-se um
Estado Moderno?
15- A Revolução Industrial ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16-O país onde ocorreu
a Revolução Industrial foi a __________________________________________
17-Qual a origem da palavra trabalho?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
18-O que é o Capitalismo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
19-Que tipo de pessoastrabalhavam nas
fábricas inglesas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
20-Caracterize:
a- Iluminismo
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
21- Quem foi Nicolau Copérnico?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c-Qual a importância de John Locke para o
Iluminismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
22-Contextualize a Revolução Francesa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
24-Desenhe uma pirâmide apresentando a
representação dos Estados Franceses durante a Revolução.
25-O que era a Bastilha e qual sua
importância na Revolução Francesa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
26-Quem eram os sans-culotte?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
27-Apresente Napoleão Bonaparte na história
da França.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
28-Por que Napoleão Bonaparte declarou o
Bloqueio Continental?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
29-O que foi as Treze Colônias?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
30-Explique o significado da expressão
América Latina.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“ Você é o principal responsável por
seu sucesso, por isso reescreva sua história de vitórias à partir de agora.”
·
É
obrigatório entregar a lista respondida completamente.
·
A
lista de exercícios vale 2 pontos.
·
A
rasura de questões perderá pontuação.
·
Não
aceitarei em nenhuma hipótese a lista de exercícios fora da data marcada para
entrega.
Centro Educacional Gênesis
|
ENSINO FUNDAMENTAL II
|
9ºANO
|
|||
NOME DO ALUNO COMPLETO:
|
NÚMERO:
|
CEG
|
|||
Lista de Exercícios de Geografia
|
1º
semestre
|
Professora
Zélia
Moura
|
DATA:
Fevereiro á Julho /2016
|
||
1-O “mundo polar” é:
a-
As extensas superfícies nevadas.
b-
As extensas superfícies geladas.
c-
As extensas superfícies árticas.
2-As regiões polares são estudadas, analisadas e pesquisadas
por vários países com o objetivo de:
a-
Conhecer melhor a região, e para manter a exploração
econômica sob controle.
b-
Conhecer melhor a região, e para manter a expansão
econômica sob controle.
c-
Conhecer melhor a região, e para manter a relação
econômica sob controle.
3-A região ártica fica coberta de gelo:
a-
Durante três meses do ano.
b-
Durante mais da metadedo ano.
c-
Durante seis meses.
4-A Região Antárctica é mais fria porque:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-O Oceano Glacial Ártico ocupa 14 milhões de quilômetros
quadrados. Seus limites são demarcados por dois blocos continentais que são:
a-
América do Norte e Eurásia.
b-
América do Norte e Ásia
c-
América do Norte e Polinésia.
6-A Groenlândia é a maior ilha do mundo e pertence a:
______________________________________________________________________
7- No verão do Polo Norte:
______________________________________________________________________
8-A tundra é uma vegetação típica das regiões polares e
costuma ficar:
a-
Permanece sob o gelo no verão.
b-
Permanece sob o gelo no inverno
c-
Permanece sob o gelo nas geleiras.
9-Várias tribos formam a população do ártico, eles são de
origem mongólica, onde os:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
11-O Comitê Internacional de Ciência Ártica foi criado em
____________________.
12-A Região Antárctica é inóspita, seu contorno é bastante
irregular e apresenta apenas duas reentrâncias que são:
______________________________________________________________________
13-O Oceano Glacial Ártico separa a Antárctica dos demais
continentes, está a 750 quilômetros da América do Sul, e sua espessura média
pode chegar a 4776 metros. Sua variação de extensão de espessura interfere no
nível:
_____________________________________________________________________
14-Iceberg é um enorme bloco de _____________________.
15-No continente antárctico não tem população humana
permanente em função:
______________________________________________________________________
16- A Antárctica não faz fronteira com nenhum país. Em 1961
foi assinado um acordo, conhecido como Tratado da Antárctica que estabelece que
o continente deva ser ocupado com fins pacíficos, principalmente em relação à
pesquisas.Portanto o continente antárctico é considerado.
______________________________________________________________________
17-O Brasil enviou sua primeira expedição a Antarctica em
1984 a bordo do navio
______________________________________________________________________
18-O reservatório aquático sem nenhuma interferência humana
é o:
______________________________________________________________________
19-De que forma é feita a divisão regional da Europa?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
20-Quais são os grupos linguísticos do continente europeu?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
21-As religiões predominantes na Europa são:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
22-Caracterize a Europa Ocidental
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
23-Explique a importância do Eurotúnel
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
24-Apresente a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e
Reino Unido.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
25-Descreva a Alemanha no contexto econômico europeu.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
26-O que é o Benelux?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
27-Quais as principais características dos países nórdicos?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
28-Que países compõem a Europa meridional?
_____________________________________________________________________________________
29-Apresente o nome das quatro nações mais ricas do mundo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
30-Use a página 11 do livro 2 de geografia e apresente a
Federação Russa no contexto apresentado.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
‘A maior glória de um professor é sentir que seus
alunostornaram-se grandes homens.”
Erasmo Shallyktton.
Centro Educacional Gênesis
|
ENSINO FUNDAMENTAL II
|
6ºANO
|
|||
NOME DO ALUNO COMPLETO:
|
NÚMERO:
|
CEG
|
|||
Lista de Exercíciosde História
|
1º
semestre
|
Professora
Zélia
Moura
|
DATA:
Fevereiro à Julho / 2016
|
||
·
É
obrigatório entregar a lista respondida completamente.
·
A
lista de exercícios vale 2 pontos.
·
A
rasura de questões perderá pontuação.
·
Não
aceitarei em nenhuma hipótese a lista de exercícios fora da data marcada para
entrega.
1-
O Huang Ho fica no vale do Rio Amarelo,
tem este nome porque o solo da região tem uma coloração amarela e fica na:
a) ( ) Mesopotâmia
b) ( ) Índia
c)
(
) China
d)
(
) Pérsia
2- As Dinastias Chinesas surgiram à partir do:
a)
(
) Aumento das populações e formações de cidades, sociedade dividida
socialmente e o poder centralizado na figura de chefe, onde este posto era
passado aos antepassados.
b)
(
) Aumento das populações e formações de cidades, sociedade dividida
socialmente e o poder centralizado na figura de chefe, onde este posto era
passado aos herdeiros.
c)
(
) Aumento das populações e formações de cidades, sociedade dividida
socialmente e o poder centralizado na figura de chefe, onde este posto era
passado as esposas.
a)
( ) Chang, Chou, Chan e Han.
b)
( ) Chang, Chou, Chin e Han.
c) ( ) Chang, Chou, Chen e Han.
4- A Dinastia
Chang:
a)
(
) É a primeira que se tem registros históricos conhecidos é a mais
longa.
b)
(
) Não tem registros históricos conhecidos é a mais longa.
c)
(
) Foi a última a ter registros históricos conhecidos é a mais longa.
5- A Dinastia Chou era basicamente agrícola e se dividia em dois níveis.
a)( ) Camponeses e nobres.
b)( ) Camponeses e escravos.
c)( ) Camponeses e patriarcas.
6- A Dinastia Chou teve grande destaque tecnológico nos ramos da:
a)(
) Metalurgia, artesanato e agricultura.
b)(
) Siderurgia, artesanato e agricultura.
c)(
) Metalismo, artesanato e agricultura.
7- No período Chin, a China ficou sob a autoridade de um único
governante, sua economia foi unificada, foi construída por parte da Grande
Muralha e o nome Chinatem este nome atribuído ao nome do rei:
a) ( ) Chin Huang Pi
b) ( )
Chin Huang Di.
c)( ) Chin Huang Li.
8- No ano de 1974. foi descoberto através de escavações uma grande
quantidade de figuras de terracota, que imagina-se ser representações do exército de:
a) ( ) Chin Huang Pi.
b) ( )
Chin Huang Di.
c)( ) Chin Huang Li.
9- Na dinastia Han o império alcançou:
a)(
) Sua maior extensão e teve grande propriedades na produção e no comércio.
b)(
) Seu maior fracasso teve grande desperdício na produção e no comércio.
10- A Rota da Seda foi:
a)(
) O caminho usado no comércio entre o sul da Argentina e o Mediterrâneo.
b)(
) O caminho usado no comércio entre o sul da Ásia e o Mediterrâneo.
c)(
) O caminho usado no comércio entre o sul da América e o Mediterrâneo.
11- As principais religiões chinesas são:
a)( ) Taoísmo, Budismo e Maometismo.
b)( ) Taoísmo, Budismo e Confucionismo.
c)( ) Taoísmo, Budismo e Cristianismo.
12- A sociedade indiana data de 3300
a.C , onde as primeiras cidades se formaram no vale do:
a)( ) Rio Indo.
b)( ) Rio Vindo.
c)( ) Rio Findo.
13- A
cultura referente a criação da Índia é a:
a)( ) Cultura herapense.
b)( ) Cultura harapense.
c)( ) Cultura hirapense.
14- A
sociedade de castas foi criada pelos hindus para:
a)( ) Instaurar a ordem e dar poderes a
diferentes lideranças.
b)( ) Instaurar a desordem e dar poderes a
diferentes lideranças.
c)( ) Instaurar a liberdade e dar poderes a
diferentes lideranças.
15- As castas foram divididas em quatro castas: Brahmanes, kshatrias,
vayshias e shudras. Depois as castas se multiplicaram e surgiu os párias que
são:
a)( ) Intocáveis, pessoas consideradas sem
função social como andarilhos e mendigos.
b)( ) Desticáveis, pessoas consideradas sem
função social como andarilhos e mendigos.
c)( ) Indesejáveis, pessoas consideradas sem
função social como andarilhos e mendigos.
16- As principais religiões indianas são:
a)( ) Bramanismo, Hinduísmo e Catolicismo.
b)( ) Hinduísmo, Bramanismo e Budismo.
c)( ) Budismo, Hinduísmo e Politeísmo.
17-O que é história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
18-Heródoto é conhecido como o
_________________________________________________________
19-De que forma a ampulheta marca a passagem do tempo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
20-Quais são os períodos da divisão da história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
21-Explique o que é aPré - história.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
22-O período pré-histórico está dividido em três partes que são:
____________________________________, _______________________________ e
______________________________________.
23-Qual o nome da obra publicada em 1859 por Charles Darwin?
____________________________________________________________________________________
24-Quando e onde surgiram as primeiras aldeias?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
25-Quem eram os faraós?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
26-Anúbis era um deus grego. O que ele protegia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
27-Quais são as três maiores pirâmides do Egito?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
28-A principal característica dos hebreus é a crença em um único Deus.
Quem foi o líder dos hebreus na fuga do Egito?
____________________________________________________________________________________
29-Quem foi o primeiro rei dos hebreus?
____________________________________________________________________________________
30-Explique o que era a Lei Mosaica.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“ A boa educação é moeda de ouro, em toda parte
tem valor.”
Pe. Antônio Vieira
.
Centro Educacional Gênesis
|
ENSINO FUNDAMENTAL II
|
9ºANO
|
|||
NOME DO ALUNO COMPLETO:
|
NÚMERO:
|
CEG
|
|||
Lista de Exercícios de História
|
1º
semestre
|
Professora
Zélia
Moura
|
DATA:
Fevereiro à Julho/2016
|
||
·
É
obrigatório entregar a lista respondida completamente.
·
A
lista de exercícios vale 2 pontos.
·
A
rasura de questões perderá pontuação.
·
Não
aceitarei em nenhuma hipótese a lista de exercícios fora da data marcada para
entrega.
1. Podemos apontar como uma das principais causas da Segunda
Guerra Mundial:
A - A rivalidade política e militar
entre Alemanha e Itália no final da década de 1930.
B - O surgimento e fortalecimento,
na década de 1930, de governos totalitários na Europa, com objetivos
expansionistas e militaristas.
C - A política expansionista da
França, que invadiu e conquistou vários territórios na Europa e na África no
final da década de 1930.
D - A aliança militar estabelecida
por Itália, Alemanha e Estados Unidos no começo da década de 1930.
__________________________________
2. Qual das alternativas abaixo aponta o marco inicial da
Segunda Guerra Mundial?
A - O ataque do Japão à base militar
norte-americana de PearlHarbor.
B - Os diversos bombardeios
britânicos a várias cidades alemãs.
C - A invasão da Polônia pelas
forças armadas da Alemanha em 1º de setembro de 1939.
D - O estabelecimento de acordos
militares entre Alemanha, Itália e Japão.
__________________________________
3. Na Segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido como
Eixo era composto pelos seguintes países:
A - Alemanha, Itália e Japão.
B - França, Inglaterra e Estados
Unidos.
C - Alemanha, Itália e Rússia.
D - Inglaterra, Estados Unidos e
Rússia.
__________________________________
4. Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial,
é verdadeiro afirmar que:
A - O Brasil participou enviando
apenas medicamentos e médicos para ajudar os feridos de guerra das tropas
aliadas.
B - O Brasil ficou ao lado do Eixo e
enviou soldados que combateram as forças aliadas em território italiano.
C - O Brasil participou apenas
fazendo a proteção do litoral e enviando armamentos às forças aliadas.
D - O Brasil enviou soldados que
combateram ao lado dos Aliados, principalmente em territórios da Itália.
__________________________________
5. Sobre o final da Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro
afirmar que:
A - Estados Unidos e Grã-Bretanha
foram os países derrotados e tiveram que reconhecer o domínio alemão na Europa.
B - Embora a guerra tenha terminado
em 1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948.
C - Alemanha, Itália e Japão saíram
derrotados, marcando o fim dos governosfascistas .
D - Japão, Estados Unidos e França
foram os países que mais saíram fortalecidos politicamente após a Segunda
Guerra Mundial.
6. Em torno de
fatos relacionados à Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:
1. BLITZKRIEG
2. KAMIKAZE
3. A GRANDE
ALIANÇA
4. AS NAÇÕES DO
EIXO
5. NAGAZAKI
( )
Guerra relâmpago
( )
Cidade arrasada pela bomba atômica.
( )
Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.
( )
Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.
( )
Japão, Itália e Alemanha.
A sequência
correta é:
a) 2, 3, 5, 4 e
1;
b) 1, 2, 5, 4 e
3;
c) 1, 5, 2, 4 e
3;
d) 1, 5, 2, 3 e
4;
e) 4, 5, 2, 3 e
1.
7. "Pensem nas crianças
Mudas
telepáticas
Pensem
nas meninas
Cegas
inexatas
Pensem
nas mulheres
Rotas
alteradas
Pensem
nas feridas
Como
rosas cálidas
Mas
oh! não se esqueçam
Da
rosa de Hiroshima
A
rosa hereditária
A
rosa radioativa
Estúpida
e inválida
A
rosa com cirrose
A
anti-rosa atômica
Sem
cor, sem perfume
Sem
rosa, sem nada"
"Rosa
de Hiroshima" (Gerson Conrad e Vinícius de Moraes)
Podemos
considerar que o texto acima debate:
a) a herança
terrível das bombas atômicas atiradas em Hiroshima e Nagasaki, no final da 2ª
Guerra Mundial, levantando a necessidade de sua lembrança para defendermos a
paz.
b) a poesia não
trata dos problemas relativos à bomba atômica, à guerra e à paz.
c) as armas
atômicas nunca seriam usadas como forma de poder entre as potências mundiais.
d) a paz só será
garantida com a utilização de armas atômicas.
e) as armas
atômicas deixaram poucas heranças culturais e políticas durante o período da
Guerra Fria.
6 - Na II Guerra
Mundial, as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki foram consideradas crimes
de guerras, porque:
a) o conflito já
tinha terminado em agosto de 1945 e a resistência japonesa era mínima em Pearl
Harbor.
b) as bombas
faziam parte de um esquema de testes militares.
c) os E.U.A.
queriam impor o seu domínio à Alemanha.
d) os E.U.A.
pretendiam deter o avanço dos soviéticos na Ásia.
e) as bombas
tinham um único alvo: os japoneses no Pacífico
8 - Assinale a
ÚNICA proposição CORRETA. Em outubro de 2005, comemorou-se sessenta anos da
criação da Organização das Nações Unidas. A partir de que acontecimento ela foi
constituída?
a) Guerra
Irã-Iraque.
b) Primeira
Guerra Mundial.
c) Guerra do
Vietnã
d) Segunda
Guerra Mundial.
e) Liga das
Nações.
9. Assinale a
alternativa totalmente correta sobre o livro que você leu: “O diário de Anne
Frank”.
a) Anne Frank é uma personagem fictícia,
criada pela escritoraMirjamPressler, com
o objetivo de mostrar ao mundo os horrores sofridos por muitos judeus durante a
Segunda Guerra Mundial.
b) Anne Frank era
uma garotinha de 13 anos que sonhava em ter suas histórias de amor, que
escrevia em seu diário, publicadas. Porém, o sonho só foi realizado após sua
morte em um campo de concentração.
c) O livro relata, além das dúvidas e medos
comuns a uma menina de 13 anos, os tristes dias de uma família que passou pelos
horrores da Segunda Guerra Mundial escondida no anexo de um escritório,
narrados pela própria menina.
d) Anne Frank nunca pensou em ter seus textos
publicados, pois as meninas da sua idade escrevem em seus diários seus maiores
segredos.
e) O pai de Anne,
Otto, publicou o diário da filha sem se preocupar com sua integridade, uma vez
que os textos publicados expõem a menina e causam desconforto aos leitores.
10. Leia este
trecho, extraído de “O diário de Anne Frank”: "Quarta-feira, 1º de julho
de 1942. Querida Kitty, Até hoje, honestamente, não tive tempo de escrever pra
você. Na quinta-feira fiquei o dia inteiro com as minhas amigas, na sexta
tivemos companhia, e a coisa veio assim até hoje.”
a) Esse trecho
indica que Anne escrevia cartas para uma amiga chamada Kitty, além do diário,
que mantinha atualizado todos os dias.
b) Anne costumava chamar seu diário de Kitty,
por considerá-lo uma grande amiga para desabafar nos momentos de angústia.
c) Anne escrevia cartas constantemente aos
amigos que não tinha contato depois de se esconder, porém não conseguia
entregá-las.
d) Esse trecho é de uma carta que Anne começou
a escrever a uma amiga chamada Kitty, mas não teve como entregar, pois morreu
logo depoisdisso.
. e) Kittyera o nome
da gata de Anne que não foi levada ao esconderijo. Para tentar conter a saudade
de seu animalzinho, Anne escrevia coisas a ela, como se estivesse conversando
com a gata.
11- Deixe suas
memórias registradas sobre a 2ª Guerra Mundial à partir de fragmentos estudados
e comentados em sala de aula.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12-Caracterize as
citações abaixo( Cada letra vale uma questão respondida).
a-República da
Espada
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b-Primeiro
presidente do Brasil
_____________________________________________________________________________
c-República
Oligárquica
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d-República do café
com leite
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e-Movimentos sociais
rurais
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f-Movimentos sociais
urbanos
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g- Revolta da Vacina
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
h-Semana de Arte
Moderna
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
i-La Belle Époque
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
j-Países que
formaram a Tríplice Entente
_____________________________________________________________________________
k- Países que
formaram a Tríplice Aliança
_____________________________________________________________________________
l-Guerra de
Movimentos
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
m-Estopim da Grande
Guerra
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
n-Geração perdida
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
0-Mulher na Grande Guerra
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
p-Fascismo
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
p-Nazismo
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
q-Adolf Hitler
r-Noite de Cristal
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
s- Gestapo
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“
O saber deve ser algo constante em nossas vidas, corra atrás dos saberes e
verás até onde podes chegar.”
·
É
obrigatório entregar a lista respondida completamente.
·
A
lista de exercícios vale 2 pontos.
·
A
rasura de questões perderá pontuação.
·
Não
aceitarei em nenhuma hipótese a lista de exercícios fora da data marcada para
entrega.
Centro Educacional Gênesis
|
ENSINO FUNDAMENTAL II
|
6ºANO
|
|||
NOME DO ALUNO COMPLETO:
|
NÚMERO:
|
CEG
|
|||
Lista de
Exercícios de Geografia
|
1º semestre
|
Professora
Zélia
Moura
|
DATA:
Fevereiro à Julho/2016
|
||
1-
O estudo das rochas permitiu aos geólogos calcular a idade aproximada:
___________________________________________________________
2-A
Crosta Terrestre é a camada sólida que envolve a Terra. Essa camada é formada
principalmente por:
_____________________________________________________________
3-Os
principais tipos de rochas do planeta Terra são:
_______________________________________________________________
.
4-O
que acontece na intrusão?
_______________________________________________________________
5-O
granito é uma rocha intrusiva, nele são encontrados pontos brilhantes, por isso
é considerado uma rocha cristalina. Ele é também:
_______________________________________________________________
6-
A rocha vulcânica mais comum é o _________________________________
7-
As rochas metamórficas recebem este nome porque resultam da transformação de
rochas antigas. Tal transformação ocorre por causa da:
______________________________________________________________________________________________________________________________
.
8-Os
minerais são elementos ou compostos naturais sólidos, com composição química
definida. Eles são classificados em:
_______________________________________________________________
9-
O diamante tem um brilho intenso e duradouro, e é também o mais duro de todos
os minerais,e ele ___________________________________________
10-
A argila é usada na produção de:
_______________________________________________________________
11-
O Quadrilátero Ferrífero está localizado no__________________________
12-
São combustíveis fósseis _________________________ e
____________________________.
13-O
que é produzido nas carboquímicas?
______________________________________________________________
14-A
Petrobrás é uma empresa brasileira responsável por:
a-
Ações de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de óleo e
gás natural.
b-Ações
de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás
vegetal.
15-
O relevo do planeta é constituído de:
a-
Superfície irregular, com elevações e rebaixamentos.
b-
Superfície regular, com elevações e rebaixamentos.
16-
A referência para medir as altitudes do relevo é:
a-
Nível das montanhas.
b-
nível do mar.
c-
Nível do relevo.
17-
As principais formas de relevo são:
a-
Montanhas, planaltos, planícies e depressões.
b-
Montanhas, planaltos, oceanos e depressões.
c-
Montanhas, planaltos, rochas e depressões.
18-
As montanhas:
a-
São as maiores elevações encontradas na superfície terrestre.
b-
São as médias elevações encontradas na superfície terrestre.
c- São as menores
elevações encontradas na superfície terrestre.
19- O
principal agente modificador do relevo é:
a- O homem
b- A natureza
c- As
erosões.
20- A
Batimetria é:
a- Medição da
profundidade das águas dos rios.
b-Medição da
profundidade das águas dos oceânicas.
c- Medição da
profundidade das águas glaciais.
21- Explique
o que é uma paisagem.
______________________________________________________________________________________________________________________________
22-
Extrativismo é ______________________________________________________________________________________________________________________________
23-Os três
tipos de extrativismo são:
_______________________________________________________________
24- O que são
Mapas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
25-Explique o
que é encontrado na Rosa dos Ventos.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
26-Quais são
os pontos cardeais?
_______________________________________________________________
27-O que é
uma bússola e com o que ela se parece?
______________________________________________________________________________________________________________________________
28-O que fez
Ptolomeu em sua obra Geographia?
______________________________________________________________________________________________________________________________
29-As
fotografias áereas são chamadas de aerofotogrametria. Quando essa técnica foi
inventada?
______________________________________________________________________________________________________________________________
30-Apresente
os tipos de satélites existentes na atualidade.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“
O que sabemos fazer, aprendemos fazendo.”
Aristóteles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário