Lista de exercícios de Língua Portuguesa 6°ano
1 - Nas alternativas abaixo,
temos um substantivo e um adjetivo, "exceto" em:
a- tributo - tributável
b- isenção - isento
c- fisco - fiscal
d- desembaraçar - desembaraço
e- câmbio – cambial
2 - Escolha o item que apresenta
"antônimo" da palavra sublinhada na frase abaixo:
A água está calma, transparente e riscada de sol.
a- concentrada
b- excitada
c- perturbada
d- agitada
e- desequilibrada
3 - Escolha a opção em que há
"substantivos" que se referem, respectivamente, a "ação" e
"sentimento":
a- homem - passos
b- passado - medo
c- diferença - raízes
d- inteligência - criação
e- trabalho - tristeza
4 - Escolha a opção cujos
substantivos masculinos têm a flexão para o feminino, respectivamente, como ã,
oa e ona .
a- sultão - vilão - ladrão
b- ancião - leitão - valentão
c- anão - leão - pavão
d- anfitrião - cortesão - solteirão
e- cristão - tabelião - zangão
5 - O substantivo classificado
como comum, concreto, simples, coletivo e derivado é:
a- justiça
b- habitantes
c- romanceiro
d- pedra-sabão
e- computadores
6 - Dos substantivos abaixo, o
que se classifica, quanto ao gênero, como sobrecomum é:
a- ré
b- tatu
c- ente
d- aldeã
e- analista
7 - Qual das palavras abaixo é
dissílaba?
a - camisa
b - pé
c - bicicleta
d - coveiro
e - manga
8. Sinônimo de “afetivo”:
a)Lacrimoso
b)Afetuoso
c)Carente
d)Maledicente
e)Agressivo
9.Quantas sílabas têm a palavra
colégio?
(A) 05 sílabas.
(B) 04 sílabas.
(C) 03 sílabas.
10. O texto é constituído por vários travessões.
Eles foram usados porque o texto é
(A) um poema. (B) um
anúncio. (C) um diálogo.
Texto
A queixa do pavão
Chateado porque tinha uma voz muito feia, um pavão foi se queixar com a
deusa Juno.
_ É verdade que você não sabe cantar _ disse a deusa. _ Mas você é tão
lindo, por que se preocupar com isso?
Só que o pavão não queria saber de consolo.
_ De que adianta beleza com uma voz destas?
Ouvindo aquilo, Juno se irritou.
_ Cada um nasce com uma coisa boa. Você tem a beleza, a águia tem a
força, o rouxinol canta. Você é o único que não está satisfeito. Pare de se
queixar. Se recebesse o que está querendo, com certeza ia achar outro motivo
para reclamar.
Moral: Em vez de invejar os
talentos dos outros, aproveite o seu ao máximo.
Fábulas de Esopo.
12. O pavão estava chateado porque o
(A) rouxinol não cantava melhor
que ele.
(B) rouxinol cantava pior que ele.
(C) rouxinol cantava melhor que ele.
13. O pavão
foi se queixar a
(A) deusa Jane. (B)
deusa Juno. (C) deusa July.
11. Leia as palavras e indique V
(verdadeiro) e F (falso) nas alternativas que seguem:
( ) Liderança é substantivo
abstrato.
( ) Reprodutores é substantivo abstrato.
( ) Alcateia é o coletivo de lobos
( ) Filhotes é substantivo primitivo
Assinale a alternativa que corresponde a resposta anterior:
a) V-V-F- F
b) F-F-V-V
c) F-V-F-V
d) V-F-V-F
e) V-F-F-V
12. Numere
os substantivos corretamente:
1 – substantivo concreto ou
2 – substantivo abstrato
( ) pedra
( )
inteligência
( ) frio
( )
cachoeira
( )
livraria
( )
constelação
( ) formiga
( ) riacho
( ) avenida
( ) preguiça
( )
lembrança
( ) calor
13. Combine
as colunas de substantivos primitivos com a de derivados:
a) fogo ( ) terrestre
b) fruta ( ) florista
c) terra ( ) pedregulho
d) dente ( ) fogaréu
e) jornal ( ) jornaleiro
f) porta ( ) fruteira
g) flor ( ) ferrugem
h) ferro ( ) vidraça
i) pedra ( ) porteiro
j)vidro ( ) dentista
14.Assinale a alternativa que
contém uma locução adjetiva:
a) Esta é a torneira de água fria.
b) Ele é um homem corajoso.
c) Este quadro é muito feio.
d) A bicicleta dela é inglesa.
e) Achei um lápis azul.
15. A palavra "charuto" apresenta:
a) um dígrafo
e seis fonemas.
b) um dígrafo e sete fonemas.
c) sete letras e sete fonemas.
d) sete letras e dois dígrafos.
e) sete letras e cinco fonemas.
b) um dígrafo e sete fonemas.
c) sete letras e sete fonemas.
d) sete letras e dois dígrafos.
e) sete letras e cinco fonemas.
16.A série em que todas as
palavras apresentam dígrafo é:
a) assinar / bocadinho / arredores.
b) residência / pingue-pongue / dicionário.
c) digno / decifrar / dissesse.
d) dizer / holandês / groenlandeses.
e) futebolísticos / diligentes / comparecimento.
17.Classifique as palavras
conforme o que se pede.
( D ) palavra com dígrafo (
EC ) palavra com encontro consonantal
( ) queimada
( ) grama
( ) machado
( ) cravo
( ) flor
( ) telha
( ) massa
( ) tronco
( ) cheio
( ) garra
( ) velho
( ) captar
( )cobra
( ) fogueira
( ) assado
18. Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses,
a letra que indica a classificação das palavras em negrito:
a) numeral cardinal
b) numeral ordinal
c) numeral
multiplicativo
d) numeral
fracionário
e) numeral coletivo
1. ( ) José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter
decolado.
2. ( ) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.
3. ( ) Ainda resta metade da torta.
4. ( ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
5. ( ) Recebi um doze avos do meu salário.
6. ( ) Ele recebeu dois terços da herança paterna.
7. ( ) Vendi duas
dúzias de ovos.
19. Complete as palavras usando X ou CH nos espaços:
A) FAI__A
B) DEI__AR
C) EN__OVAL
D) EN__ER
E)EN__ENTE
F) ME__ICANO
G) ME__ERICA
H)ME__A
I) FLE__A
J) MA__UCADO
20.Complete os espaços usando MAS ou MAIS nos espaços:
a)
Os alunos queriam ______aula de Matemática.
b) Enquanto______, melhor.
c)Comprei um carro, ______ não sei
dirigir.
d)
Você tirou 10 na prova, ______ainda foi reprovado.
e)
A moça é ________bonita quando gosta de estudar.
f)
Esta mulher sempre gasta _______dinheiro com unhas e cabelos do que com
as despesas da casa.
g)
Meu sítio é muito bom, ______eu não moro lá por causa dos bandidos.
h)
A mãe deu______ lapada no menino do que na menina.
I) Bonitinha,___ ordinária.
J) A população pede ____ escolas.
21. Complete com mau ou mal.
a) Ele tem um ___
gosto.
b) Antes só do que
___ acompanhado.
c) Tênis ___ feito.
d) Foi realizado um
___ conserto em meu carro.
e) Que fiscal
___ -educado.
f) Não lhes dês ___
conselho!
j) Marcio é um ___
homem .
22.Assinale a alternativa
correta em relação à classificação dos adjetivos destacados nas frases:
I. Carolina comprou para a mãe um vestido amarelo-claro.
II. Ele estava feliz porque foi aprovado no vestibular.
III. A torcida transbordou felicidade pela conquista do título.
IV. O mineiro Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores
poetas brasileiros.
V. A menina bonita colocou um laço de fita no cabelo e foi para a
escola.
a) biforme, pátrio, derivado, primitivo e composto.
b) primitivo, composto, biforme, pátrio e derivado.
c) composto, primitivo, derivado, pátrio e biforme.
d) composto, derivado, primitivo, pátrio e biforme.
23.Nas frases abaixo a palavra
destacada está sendo usada como adjetivo ou como substantivo?
1) O meu tênis está velhinho. ________
2) Assisti ao filme O gordo e o magro. _______
3) Naquela casa mora um velhinho. ________
4) Meu gatinho está magro. ________
De acordo com a ordem das frases, a resposta certa é?
a) ( )
Adjetivo-adjetivos-substantivo-adjetivo
b) ( )
Adjetivo-substantivos-substantivo-adjetivo.
24. Assinale as
combinações/contrações de preposição e artigo. Em seguida, indique a preposição
e o artigo que formam a combinação.
a) Na mala havia muitas roupas.
______________________________________________________
b) As árvores do parque têm muitas flores.
_____________________________________________
c) Acordamos às 7 horas da manhã.
___________________________________________________
d) Cláudia passeava pela calçada.
____________________________________________________
e) O mel das abelhas é muito saudável.
________________________________________________
f) Marquinhos
trabalha no banco. ____________________________
25. Classifique
as palavras conforme o que se pede.
( D ) palavra
com dígrafo ( EC ) palavra com encontro consonantal
( )
queijada
( )
graça
( )
manchado
( )
cravo
(
)floresta
( ) folha
( ) massa
( )
tronco
( ) cheiro
( )
garrancho
( )
velho
( ) captar
(
)cobrador
( )
fogueira
( )
passado
26.Circule os
dígrafos destas palavras:
a) Fogueira
b)Crescer
c)Arroz
d)Aranha
e)Galho
f)Pássaro
g)Alho
h)Guerra
i)Carroça
j)Queijo
k)Tosse
l)Chuteira
27. A série em
que todas as palavras apresentam dígrafo é:
a) assinar / bocadinho / arredores.
b) residência / pingue-pongue / dicionário.
c) digno / decifrar / dissesse.
d) dizer / holandês / groenlandeses.
e) futebolísticos / diligentes / comparecimento.
28.Relacione a 2° coluna de
acordo com a 1° coluna:
( 1 ) cardinal
( 2 ) ordinal
( 3 ) multiplicativo
( 4 ) fracionário
( ) dezoito avos
( ) triplo
( ) décimo
nono
( ) seiscentos
( ) milésimo
( ) primeiro
( ) quinto
( ) meio
( ) quintúplo
( ) dezoito
29.Marque com um X a frase em
que a palavra destacada é adjetivo.
a) As goiabas doces eram
vendidas pelos feirantes.
b) Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.
a) Uma velha atendeu-me na
porta.
b) Uma saia velha foi
encontrada na rua.
a) As pessoas acharam o homem estranho.
b) Um estranho chegou no
bar.
30. Classifique
os artigos conforme o modelo:
O senhor me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular
a) Ganhei um celular novo
______________________________________________________
b) As garotas ganharam sapatos novos
____________________________________________
c) O guarda foi bastante corajoso
_________________________________________________
d) Rebecca ganhou uns cd’s do seu namorado
_______________________________________
e) Vi umas pessoas andando na praça
______________________________________________
Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 7°ano
1. Que forma verbal pode substituir
corretamente a locução verbal presente na frase “As
crianças disseram que vão respeitar o
acordo que fizeram”?
a)
respeitaram.
b)
dizem.
c)
dirão.
d)
respeitarão.
e)
respeitará.
2. Identifique em qual das frases abaixo
a forma verbal expressa uma ação no presente.
a)
Encontrei os alunos felizes.
b)
Decorreram alguns instantes de silêncio.
c)
A paisagem estendia-se imensa e tranquila.
d)
O ar campestre é saudável.
e)
Estudaremos juntos na biblioteca.
3. Assinale a alternativa que apresenta
verbos no modo imperativo.
a)
Os estudantes saíram frustrados com a decisão do diretor.
b)
Pegue revistas em quadrinhos, recorte os desenhos e retire as falas.
c)
Conversei com minha mãe sobre a decisão que tomei.
d)
Os voluntários embarcaram rumo à Lagoa dos Patos.
e)
Ela acalmou-se devido aos jornalistas presentes no local.
4. Leia os versos de Carlos Drummond de
Andrade:
“Quando
foi hora de sair,
O
amigo disse para o homem:
-
Breve irei a tua casa.
E
apertou a mão dos dois.”
*
Assinale a alternativa em que estão devidamente classificadas quanto ao tempo e
ao modo, na
ordem
em que aparecem no texto, as formas verbais destacadas.
a)
pretérito perfeito do indicativo; futuro do presente do indicativo; pretérito
perfeito do indicativo.
b)
pretérito imperfeito do indicativo; pretérito perfeito do indicativo; pretérito
imperfeito do
subjuntivo.
c)
pretérito perfeito do indicativo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito
perfeito do indicativo.
d)
pretérito imperfeito do indicativo; futuro do pretérito do indicativo;
pretérito perfeito do
indicativo.
e)
pretérito perfeito do indicativo; pretérito imperfeito do subjuntivo; pretérito
mais-que-perfeito
do
indicativo.
5. Todas as palavras destacadas a seguir
referem-se ao verbo da frase. Identifique quais
circunstâncias elas, respectivamente,
indicam:
Escrevo poemas prazerosamente.
Ontem, não fui à escola.
Ali não tem ninguém.
a)
modo, tempo e lugar.
b)
tempo, modo e lugar.
c)
tempo, modo e intensidade.
d)
lugar, intensidade e modo.
e)
modo, lugar e dúvida.
6. Observe os verbos das frases a seguir. Qual
das frases se encontra no modo subjuntivo?
a)
Mariana foi aprovada no exame final.
b)
Se Mariana estudar, será aprovada.
c)
Estude, Mariana!
d)
Mariana vai estudar cedo hoje.
e)
Mariana estudou a manhã inteira.
7. Das manchetes abaixo, extraídas do jornal
Folha de S.Paulo, de 24 de novembro de 2007,
identifique aquela em que há uma locução
verbal:
a)
“Projeto não facilita o acesso de cientistas à biodiversidade”.
b)
“Benefício será concedido apesar de a Constituição Federal proibir pagamento de
‘gratificações’
a quem possui cargo eletivo”.
c)
“Titãs e Paralamas – bandas fazem show juntas em São Paulo”.
d)
“Projeto facilita o acesso de cientistas à biodiversidade”.
e)
“Câmara ignora acordo de governo e índios”.
8. Todos os verbos abaixo são
defectivos, exceto:
a)
Abolir. b) Colorir. c) Extorquir. d) Falir. e) Existir
9. Leia o poema a seguir, do poeta
cubano David Chericián, e responda às questões.
Lição
de Gramática
Eu
estou, você está,
e
ela está, e ele também;
e
todos os que estavam estiveram
e
estão muito bem.
Estamos,
estaremos
nós,
ela e ele
estarão
lado a lado, e eu, que estive,
estarei.
E,
se acaso estivesse
alguém
que não tenha estado naquela vez,
bem-vindo!,
porque estar é o que importa
-
e que todos estejam.
(In:
Poesia latino-americana para meninos e meninas. São Paulo: Melhoramentos, 2000.
p. 33.)
O título do poema é “Lição de Gramática”.
Nele, uma classe de palavras recebeu uma atenção especial. Das classes de
palavras relacionadas a seguir, qual tem destaque no poema?
a)
substantivo.
b)
adjetivo.
c)
artigo.
d)
pronome.
e)
verbo.
10. Observe as formas verbais empregadas
no texto. De que verbo elas são?
a)
estiver.
b)
estar.
c)
estaremos.
d)
está.
e)
estiveram.
11 . Observe as formas verbais
empregadas nestes trechos do poema:
“Eu
estou, você está”
“todos
os que estavam estiveram”.
“Estamos,
estaremos nós”
“ela
e ele estarão lado a lado”.
Quais dessas formas expressam a noção de tempo
passado?
a)
estou, está.
b)
estamos, estaremos.
c)
estavam, estiveram.
d)
estaremos, estarão.
e)
estou, estaremos.
12 . O poema apresenta formas verbais e
pronomes em diferentes pessoas do discurso. Associe as colunas:
1ª
pessoa do discurso, no singular ( )
“ele está”.
2ª
pessoa do discurso, no singular ( )
“ela e ele estarão”.
3ª
pessoa do discurso, no singular ( )
“Eu estou”.
1ª
pessoa do discurso, no plural ( )
“você está”.
3ª
pessoa do discurso, no plural ( )
“estamos, estaremos, nós”.
A alternativa que representa a
associação correta é:
a)
c, e, a, b, d.
b)
c, a, e, b, d.
c)
c, b, d, e, a.
d)
d, b, a, e, c.
e)
d, e, a, b, c.
13. Compare estes trechos do poema:
“todos
os que estavam estiveram / e estão muito bem”
“ela
e ele / estarão lado a lado, e eu, que estive, / estarei”
Qual é a ideia transmitida por esses
versos? Assinale a resposta correta.
a)
Estar com outras pessoas causa desconforto, pois as pessoas são individualistas
e preferem ficar sozinhas.
b)
Estar com outras pessoas é impossível, pois as pessoas do discurso são sempre
diferentes e nunca haverá união entre elas.
c)
O eu lírico do poema gostaria de estar com outras pessoas, mas não pode; por
isso se sente só.
d)
Estar com outras pessoas causa bem-estar e há o desejo de estar mais vezes com
outras pessoas.
e)
As alternativas c e d estão corretas.
14. Leia o texto e observe os verbos
regulares destacados:
OS
POEMAS
Os
poemas são pássaros que chegam
não
se sabe de onde e pousam
no
livro que lês.
Quando
fechas o livro, eles alçam voo
como
de um alçapão.
Eles
não têm pouso
nem
porto
alimentam-se um instante
em cada par de mãos
e partem.
E olhas,
então, essas tuas mãos vazias,
No
maravilhado espanto de saberes
que
o alimento deles já estava em ti...
Mário
Quintana
Os
verbos destacados estão conjugados no:
a)
tempo:
( ) presente ( ) pretérito ( ) futuro
b)
modo:
( )indicativo ( )subjuntivo ( )imperativo
15. Complete as frases com a forma
nominal adequada, e as identifique como particípio, gerúndio e infinitivo:
a-
Ele tinha --------- (trazer) um presente para as se-
nhoras.
b-
Elas estavam --------------- (conversar)quando o chegou o ônibus.
c)
A porta do metrô foi --------- (abrir) pelo funcionário.
d)
Ninguém haveria de ---------- (discutir) sobre aquele assunto. -------------
16. Indique se a expressão destacada
corresponde a uma locução verbal ( LV) ou a tempo composto ( TC).
a) ( )
Janaína havia feito uma linda surpresa para sua mãe.
b)
( ) Quem poderá dizer que não existe
razão suficiente.
c)
( ) Márcia está comendo camarão.
d)
( ) Éder e Sara tinham jantado fora.
e)
( ) Karolina está chorando muito.
17. Classifique os verbos destacados em
cada oração de acordo com as opções (1) Verbo defectivo (2) Verbo Abundante:
a)( )
O teste não foi impresso como esperado por todos.
b)( ) O rei aboliu a escravidão dos negros.
c)( ) Leão morto é encontrado na jaula.
d)( ) O
diretor havia imprimido todos os relatórios.
e)( ) Ela fez questão de se adequar as normas
da empresa.
18.Marque V quando a alternativa for
verdadeira e F quando for falsa.
a)( )Verbos defectivos são verbos que apresentam
duas formas de particípio, regular e irregular.
b)( ) Locução verbal é formada por verbo
auxiliares,mais verbo principal no gerúndio ou infinitivo do verbo principal.
c)( ) Verbos abundantes são verbos que não
apresentam algumas pessoas durante a sua conjugação.
d)( ) Tempos compostos são formados por verbos
auxiliares ter e haver mais particípio do verbo principal.
19.Se o homem cuidar da natureza _______
mais saúde. A forma verbal que completa corretamente a lacuna é:
(a) teve.
(b) tivera. (c) têm. (d) tinha.
(e) terá.
20. Complete com a forma adequada:
a)Usar
+ o =
b)Vender
+ a =
c)Fazer
+ o =
d)Enriquecer
+ os =
e)Preparar
+ os =
f)Ajudar
+ as =
g)Apanhar
+ a =
h)Sonhar
+ o =
i)Encontrar
+ a =
j)Prender
+ os =
21. Substitua as expressões destacadas
por pronomes oblíquos adequados, reescrevendo o período.
a)
Atividades escolares são o melhor meio de fixar o conteúdo. Fazer as atividades
é essencial para a aprendizagem.
b)
Os melhores apartamentos ficam na capital. Para comprar os apartamentos é
preciso muito dinheiro.
c)
Comprei chicletes, mas esqueci de mascar os chicletes na escola.
d)
Minha gosta de ouvir músicas. Ao ouvir músicas ela fica calma.
22. Marque V quando a afirmativa for
verdadeira e F quando for falsa:
( ) Todo verbo que auxilia a conjugação do
outro, chamado principal (que é expresso numa das formas nominais – infinitivo,
gerúndio e particípio), é auxiliar.
( ) Verbo principal é usado com seu sentido
real.
( ) Os tempos compostos sempre trazem os verbos
principais no gerúndio.
( ) As locuções verbais são formadas por um
verbo auxiliar mais o verbo principal no gerúndio ou no infinitivo.
23. Escreva as formas nominais dos
verbos abaixo:
a)
falar
Infinitivo:
Gerúndio:
Particípio:
b)
amanhecer
Infinitivo:
Gerúndio:
Particípio:
24. Acentue, quando necessário, as
seguintes formas nominais do verbo, ligadas com pronome oblíquo.
a)
Compo – la;
b)
destui –la;
c)
adiciona – la;
d)
ve – la;
e)faze
– lo;
f)senti
– lo.
25.Complete as frases, inserindo o verbo
pronominal conjugado no tempo indicado e adequado à pessoa gramatical a que ele
corresponde.
a)
_____ ________, menina. Está tarde!( decidir-se ---imperativo afirmativo )
b)
Ela _ ___________de tudo. (queixar-se ---presente do indicativo )
c)
Eu _____ ________em Pediatria.( especializar-se ---pretérito perfeito do
indicativo )
d)
___ ________o tempo cura qualquer ferida. (preocupar-se---imperativo negativo)
e)
Bella não _________ com a faca. (ferir-se---pretérito perfeito do indicativo)
26.Complete as frases com os advérbios
pedidos:
a)Isso
não fica ........................... para um rapaz da sua idade.( modo)
b)........................chegou
a hora da viagem.( tempo)
c)Ela
...........................chorava.(negação)
d) Eu
.....................................................a conhecia.(afirmação)
e)Houve
um momento ...................................engraçado.( intensidade)
f) Estou .....................................orgulhoso de você.(intensidade)
g) .........................eles esperem
você.(dúvida)
h) ..........................eles esperassem
muita coisa.( dúvida)
i)A
sala dele ficava ....................................da minha.(lugar)
j) Lutei .....................................para
conseguir o que eu tenho.( intensidade)
27.Grife
as interjeições e escreva o que elas exprimem:
a)
Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b)
Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c)
Temos a família reunida de novo. Viva!
d)
Você vai conseguir. Força!
28.Observe os trechos a seguir e
assinale com um (X) o tempo verbal correspondente:
a)
“Meu nome é Robinson Crusoé.”
( ) presente
( ) pretérito (
) futuro
b)
“Nasci na velha cidade de Iorque ...”
( ) presente
( ) pretérito (
) futuro
c)
“... onde há um rio muito largo cheio de navios que entram e saem.”
( )
presente ( ) pretérito (
) futuro
29. Reescreva as frases, passando o
verbo, em destaque, para o tempo verbal entre parênteses:
a) Eu queria ser marinheiro. (presente)
b)
Mas, eles não ouviram os seus conselhos. (futuro)
30.Indique a alternativa que expressa
incorretamente a circunstância do advérbio sublinhado:
a)
Talvez ela vá ao seu encontro. (tempo)
b)
Certamente as instruções foram seguidas à risca. (Afirmação)
c)
Alguns não conseguiram sair de lá. (Lugar)
d)
Todos ficaram meio tristes com a notícia. (Intensidade)
e)
Não me venha com reclamações. (Negação)
Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 8°ano
1. "Corriam por aqueles
dias boatos da revolução." Nesta oração, o tipo de sujeito é:
a) Sujeito simples. x
b) Sujeito subentendido.
c) Sujeito Composto
d) Oração sem sujeito.
e) Sujeito indeterminado.
2. Não choremos, amigos, a
mocidade." Qual é o tipo de sujeito desta oração?
a) Sujeito indeterminado.
b) Sujeito desinencial. x
c) Sujeito simples.
d) Oração sem sujeito.
e) Sujeito Composto.
3. Qual das orações a seguir
possui predicado nominal?
a) O lavrador encontrou seu arado.
b) Um homem feliz ofereceu flores a sua namorada.
c) Havia vários cisnes no lago.
d) Meu coração permaneceu entusiasmado. x
e) O acusado proferiu muitas palavras cruéis.
4. Quais orações abaixo possuem verbo intransitivo?
I - As fortes ondas surpreenderam os marinheiros.
II - O comandante registrou várias observações no diário.
III - Os nativos desenhavam diferentes figuras no corpo.
IV- O capitão ancorou em uma ilha do oceano pacífico.
a) Nenhuma.
b) Apenas uma, a alternativa I.
c) Duas, a III e a IV.
d) Apenas a IV. x
e) Três, a II, a II e a IV.
5. Na oração acabaram de chegar
os convidados o termo grifado pode ser classificado como:
a) Sujeito simples. x
b) Sujeito composto.
c) Objeto direto.
d) Predicativo do sujeito.
e) Predicativo do objeto.
6. Indique quantas orações há no
período abaixo:
* O trem parou na estação, as portas se abrem e os passageiros
desembarcam rapidamente.
a) Nenhuma.
b) Apenas uma.
c) Duas.
d) Três. x
e) Quatro.
7. No período que se segue, como
pode ser classificado o adjetivo feliz?
Campanha de proteção aos animais domésticos, faça seu cãozinho feliz!
a) Predicativo do sujeito.
b) Objeto direto.
c) Objeto indireto.
d) Adjunto adnominal.
e) Predicativo do objeto. X
8. Das alternativas abaixo,
assinale a ÚNICA em que os dois verbos são classificados como
verbo de ligação.
a) A professora continuou a leitura / A professora continuou irritada.
b) O pobre velhinho andava triste / O pobre velhinho andava devagar.
c) Ela estava feliz ontem à noite / Ela estava maravilhosa com aquele
vestido. x
d) Ele permaneceu calado durante a aula / Ele permaneceu em pé durante
a aula.
e) Ela ficou parada com o susto / Ela ficou com medo da situação.
9. Como é classificado o verbo
da oração abaixo?
Certos mosquitos transmitem doenças.
a) Verbo de ligação.
b) Verbo transitivo indireto.
c) Verbo intransitivo.
d) Verbo transitivo direto e indireto.
e) Verbo transitivo direto. X
10. Na oração – Meu pai chegou
cedo – como pode ser classificado o verbo?
a) Verbo de ligação.
b) Verbo transitivo indireto.
c) Verbo intransitivo. x
d) Verbo transitivo direto e indireto.
e) Verbo transitivo direto.
11. Relacione o predicativo aos termos em
destaque.
( a ) predicativo do sujeito ( b ) predicativo do objeto
a)
( ) O menino estava ansioso.
b)
( ) Os alunos são inteligentes.
c)
( ) A bandeira é o símbolo da pátria.
d)
( ) Raros são os verdadeiros líderes.
e)
( ) O trem chegou atrasado.
f)
( ) A Ministra considerou a inflação
baixa.
g)
( ) Consideram o salário irrisório.
h)
( ) Joana comprou flores perfumadas.
i)
( ) Os adultos consideram as crianças
sapecas.
j) ( ) Elegeram Marcos
representante da classe.
12. Assinale a alternativa
correta após leitura e análise do trecho a seguir.
“Assim é que, se um homem de Estado escrever e publicar as suas
memórias, tão sem
escrúpulo, que lhes não falte nada, nem confissões, amores
particularíssimos e inconfessáveis,
verá que escândalo levanta o livro. [...]
Mas deixai pingar os anos na cuba de um século. Cheio o século, passa o
livro a
documento histórico, psicológico, anedótico”. (Machado de Assis)
a) O sujeito dos verbos escrever e publicar é “um homem de Estado”.
b) O verbo levantar forma oração com sujeito inexistente.
c) O sujeito do verbo pingar é oculto ou desinencial (tu).
d) O núcleo do sujeito dos verbos escrever e publicar é “Estado”. x
e) O sujeito do verbo passar é o século.
13. Assinale a alternativa que
contém erro na classificação do sujeito.
a) “[...] antes que os guichês e portarias fossem fechados.” (sujeito
composto).
b) “[...] como bicho enorme ao qual tivessem cortado as pernas.”
(oração sem sujeito).
c) “Fazia então um sol redondo e cheio [...]” (oração sem sujeito). x
d) “Inventaram outro nome enrolado [...]” (sujeito indeterminado).
e) “[...] e dentro dela havia o peso da responsabilidade [...] “
(oração sem sujeito).
12. Quanto à oração “Duas rãs
eram vizinhas”, assinale a alternativa correta.
a) O sujeito é simples (rãs), sendo o núcleo o numeral Duas. x
b) O sujeito é composto, pois o verbo ser encontra-se conjugado na 3ª
pessoa do plural.
c) O predicado é nominal (eram vizinhas), sendo ser o verbo de ligação
e vizinhas, o
predicativo do sujeito.
d) O predicado eram vizinhas é verbal, sendo o sujeito oculto (Elas, as
duas rãs).
e) O predicado é nominal (eram vizinhas), mas o verbo ser, em hipótese
alguma, pode ser
classificado como de ligação.
14. Em "Nasceu em Vila Rica (Ouro Preto)
em 1730 e faleceu em
1814"
Os verbos destacados classificam-se, respectivamente, quanto a
transitividade verbal como:
a) Verbo Transitivo Direto/ Verbo Transitivo Indireto
b) Verbo Intransitivo/ Verbo Transitivo Indireto
c) Verbo Transitivo Indireto/ Verbo Intransitivo
d) Verbo Transitivo Indireto/ Verbo Transitivo Direto
e) Verbo Intransitivo/ Verbo Intransitivo
x
15. Leia: "Antônio
Lisboa, o Aleijadinho é um dos maiores, senão o maior escultor brasileiro"
O termo destacado funciona como:
a) Sujeito
b) Objeto Direto
c) Predicado Nominal
d) Predicado Verbal
e) Predicativo do sujeito
16. Classifique os predicados conforme a
legenda:
(PV)
Predicado verbal, (PN) Predicado nominal, (PVN) Predicado verbo nominal
a)
( ) A cozinheira fez um delicioso bolo.
b)
( ) O Colégio Gênesis é único em
educação.
c)
( ) A rapaziada saiu correndo.
d)
( ) Rafaela entrou sorridente.
e)
( ) A plateia está animada
17. Em Fazer um bolo à tarde
para a moçada...”, temos um verbo:
a) transitivo indireto.
b) transitivo direto.
c) transitivo direto e indireto x
d) intransitivo
18 - Complete
convenientemente com: o, ao, a, à.
a)
Apaixonada, aspirou ___ perfume da rosa.
b)
Este aluno aspira ___ Medicina.
c)
Qual atleta não aspira ___ título de campeão?
d)
Aspiremos ___ ar puro das manhãs.
e)
O aspirador aspira ___ pó da casa.
19 . A alternativa incorreta de
acordo com a gramática da língua culta é:
a) Obedeço o regulamento.
b) Custa crer que eles brigam.
c) Aspiro o ar da manhã.
d) Prefiro passear a ver televisão.
e) O caçador visou o alvo.
20. Assinale a frase em que há
erro de regência verbal:
a) a notícia carece de fundamento;
b) o chefe procedeu ao levantamento das necessidades da seção;
c) os médicos assistiram o simpósio e acharam-no muito interessante;
d) é necessário que todos obedeçam às diretrizes estabelecidas;
e) daqui posso ver-lhe o passo oblíquo e trôpego.
21. Preencha os espaços com
[Mais] [Mas] ou [Más]:
a) Pedro estuda, ______ não tira as melhores notas.
b) Bonitinha, _____ ordinária.
c) As ____ atitudes empobrecem o espírito.
d) Estes alunos estão _____ bem preparados que aqueles.
e) Ele foi quem ____ tentou; _____ não conseguiu vencer a prova.
22. Das
frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
( ) Que dia quente!
( ) Belas,
as manhãs sertanejas!
( ) Estou
em Monteiro há onze anos.
( ) O
aluno compreende perfeitamente o olhar do professor .
( )
Silêncio!
( ) O sol
brilhava no céu nordestino.
23. Assinale as alternativas em que não há
oração:
( ) Havia
muita gente naquela festa.
( )
Socorro!
( ) Que
tristeza!
( ) Aquele
aluno nao se saiu bem na avaliação.
( )
Despediu‑se da esposa antes de viajar para
aItália.
( )
Atenção, curva sinuosa!
( ) Banco
do Brasil.
24.
Classifique os períodos abaixo em simples ou compostos.
a) Nestas férias, fomos conhecer Ouro
Preto.____________________
b) Ninguém perguntou se ele virá ao
concerto.____________________
c) Quando chove, a cidade fica insuportável.______________________
d) Não gostei do filme, os acontecimentos são muito
previsíveis.________
e) Não empresto meus CDs a
ninguém.__________________________
25. Sublinhe
os verbos e coloque nos parênteses o número de orações existentes em cada
período. (Lembre-se: numero de verbos = número de orações)
( ) Hoje é sábado de carnaval e os jovens
estão animadíssimos.
( ) O
governo deve garantir a educação de todas as crianças.
( ) Olhei,
gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.
( ) Fui à
cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
( )
Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
( ) Sua mãe acaba de chegar à
reunião.
26.
Assinale os termos destacados nas orações, usando OD (objeto direto) e OI
(objeto indireto).
a) ( ) A canoa atravessou o
rio.
b) ( ) O governo não cuida dos
menores.
c) ( ) O menino maneja o
videogame.
d) ( ) João ama Marina.
e) ( ) As crianças só pensam
em televisão.
f) ( ) O time local venceu o campeonato.
g) ( ) Gosto de música popular.
h) ( ) O cliente pediu a
conta.
i) ( ) Os jornais protestaram
contra o governo.
j) ( ) A secretária transmitiu
o meu recado.
27
. Sublinhe e relacione a colocação dos pronomes pessoais átonos junto ao verbo,
conforme a classificação abaixo.
(P) Próclise (M) Mesóclise (E) Ênclise
a)( ) Recebi-os com muita
alegria.
b)( ) Nunca lhes dirigi a
palavra.
c)( ) Constituir-se-á uma
comissão para isso.
d)( ) Todos o respeitam.
e)( ) Acautelai-vos contra os
espertos.
f)( ) Quem os acompanhará?
g)( ) Não te intrometas neste
assunto.
h)( ) Realizar-se-ão três
ensaios antes do espetáculo.
i) ( ) Dir-se-ia que todos preferem-lhe ocultar os
fatos.
j) ( ) Ainda não me havias falado essas injúrias.
28. Localize os verbos e classifique-os segundo a
indicação abaixo:
( 1) verbo intransitivo
(2) verbo transitivo indireto
(3) verbo transitivo direto
(4) verbo de ligação
a- ( ) Os índios fabricavam enfeites e cestos.
b- ( ) Esses homens precisam
de máscaras.
c- ( ) As margens do rio
estavam sujas.
d-( ) Gostamos do professor
de matemática.
e- ( ) A gurizada brincava de
jogar bola.
f- ( ) Acredito em sua palavra.
g- ( ) O lixo sempre traz
epidemias.
h- ( ) Os índios cuidavam do
seu rio.
i- ( ) As árvores e as plantas cresceram.
j- ( ) Os homens procuravam alimentos.
29. A única
alternativa correta a respeito do período “Jantamos num restaurante próximo de
casa, depois fomos ao cinema”, é que ele:
a) apresenta quatro orações
b) apresenta três orações
c) apresenta duas orações
d) é composto por subordinação
e) Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje
doem.
30.
“Depois de longa viagem, os marinheiros estavam exaustos.” Exaustos é:
a) predicativo do sujeito
b) núcleo do sujeito
c) núcleo do objeto
d) predicativo do objeto
Lista de exercícios de Língua Portuguesa – 9º ano
1. Identifique a opção em que há
uma oração substantiva completiva nominal.
a) Seria oportuno que lhes pagassem os salários em atraso.
b) A mulher precisava de que a ajudassem a subir no ônibus.
c) O governo decidiu que o ICMS continuará vigorando.
d) Este guia é quem nos acompanhará durante a excursão.
e) A suspeita de que poderia ser reprovado, fê-lo estudar.
2. A classificação da oração
entre colchetes está correta em todas as opções, exceto em:
a) Ela sabia [que ele estava fazendo o certo.] – Oração Subordinada
Substantiva Objetiva
Indireta.
b) Era a primeira vez [ que ficava assim tão perto de uma mulher.] –
Oração Subordinada
Substantiva Subjetiva.
c) Mas não estava neles modificar um namoro [que nascera difícil,
cercado, travado.] – Oração
Subordinada Adjetiva.
d) O momento foi tão intenso [que ela teve medo.] - Oração Subordinada
Adverbial Consecutiva
e) Solta [que você está me machucando]. – Oração Coordenada Sindética
Explicativa.
3. “Os homens sempre se esquecem
de que somos todos mortais.” A oração destacada é:
a) substantiva completiva nominal
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva predicativa
d) substantiva objetiva direta
e) substantiva subjetiva
4. Leia os períodos abaixo. Eles
foram formados
por orações subordinadas adjetivas, aquelas
que possuem valor de um adjetivo. Durante as
aulas, vimos que se classificam em restritivas e
explicativas. Classifique cada oração destacada
e marque o item que possui a seqüência correta
dessa classificação.
I. O jovem que se esforça progride.
II. O livro que li é muito bom.
III. Teresa, que era personagem principal, morre no
final da história.
a) Restritiva — Explicativa — Explicativa
b) Restritiva — Restritiva — Explicativa
c) Explicativa — Restritiva — Restritiva
d) Explicativa — Explicativa — Restritiva
e) Restritiva — Explicativa — Restritiva
5. Examine os períodos abaixo e:
Destaque os verbos
Separe as orações;
Encontre as conjunções subordinadas e sublinhe-as;
Diga qual é a oração principal e qual é a subordinada. Lembre-se de que
as orações subordinadas começam com as conjunções subordinativas;
Diga que função a subordinada exerce na sua principal.
a) A verdade é que precisamos de amigos.
b) É fundamental que você compareça à reunião.
c) Falei com a vizinha que pegou nossa bola.
d) Nosso grupo foi elogiado por quem viu nosso trabalho.
e) Lembre-se de que você é meu irmão.
f) Mandou que o cachorro se calasse.
g) Quando choveu, a festa acabou.
h) Só quero uma coisa: que você me deixe em paz.
i) Tenho a impressão de que ele se assustou comigo.
6. Diga que tipo de oração
substantiva é cada uma das assinaladas abaixo.
a) Aconteceu que no meu jardim nasceu um botão de rosa.
b) Pensei que você estivesse doente.
c) Veio um amigo e declarou que ia dar uma grande festa.
d) Descobri que tenho prova segunda-feira.
e) O professor tinha necessidade de que seus alunos prestassem atenção.
7.Reconheça as figuras de
linguagem: metáfora,hipérbole, antítese e onomatopeia, nas frases abaixo:
a) O cóim-cóim dos porcos parecia uma orquestra desafinada.
b) No fim do túnel, o princípio de tudo.
c) O plim-plim da televisão dominava a todos.
d) Os teus olhos são negros e macios.
e) O olhar duro e doce da mãe interrompeu a discussão.
8."A verdade é que a gente
não sabia nada..." Classifica-se a segunda oração como:
a) subordinada substantiva objetiva direta
b) subordinada adverbial conformativa
c) subordinada substantiva objetiva indireta
d) subordinada substantiva predicativa
e) subordinada substantiva apositiva
9. Marque a repetição de
determinados elementos fônicos é um recurso estilístico denominado nos versos:
“Bomba atômica que aterra
Pomba atômica da paz
Pomba tonta, bomba atômica...
a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora
10. Leia a letra da música a
seguir e identifique sua principal figura de sintaxe:
Exagerado
Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos foram traçados
Na maternidade
Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar
Por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Que por você eu largo tudo
Carreira, dinheiro, canudo
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais”.
(Cazuza/Ezequiel Neves/Leoni)
a) Catacrese.
b) Hipérbole.
c) Eufemismo.
d) Silepse de número.
e) Pleonasmo.
11.Marque a alternativa cuja
frase apresenta palavra(s) empregada(s) em sentido figurado:
a) O homem procura novos caminhos na tentativa de fixar suas raízes.
b) “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”
c) “... os planejadores fizeram dele a meta e o ponto de partida.”
d) “Pode estabelecer regras que conduzam a um viver tranquilo ...”
e) “Evidentemente, (...) as transformações serão mais rápidas.”
12.Marque a repetição de
determinados elementos fônicos é um recurso estilístico denominado nos versos:
“Bomba atômica que aterra
Pomba atômica da paz
Pomba tonta, bomba atômica...
a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora
13.Você viu que as orações
subordinadas substantivas que desempenham a função de sujeito chamam-se orações
subordinadas substantivas subjetivas. Diga como se chamam as orações que
exercem a função de:
a) aposto;
b) predicativo do sujeito;
c) objetivo indireto;
d) complemento nominal;
e) objetivo direto;
14.No período "É necessário
que todos se esforcem ", a oração destacada é:
a) substantiva objetiva direta d) substantiva subjetiva
b) substantiva objetiva indireta e) substantiva predicativa
c) substantiva completiva nominal
15.Assinale a alternativa cuja
oração subordinada substantiva seja classificada como predicativa:
(a) Compreendemos que o ponto da lição era difícil.
(b) Uma boa medida é que se ande de camisa aqui dentro.
(c) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.
(d) Era necessário que se trouxesse a quantia solicitada para a
realização do evento.
(e) É de fato uma pena que não existisse transmissão direta de tevê
naquela época.
16.Considerando como conjunção
integrante aquela que inicia uma oração subordinada substantiva, indique em
qual das opções nenhum se tem esta função:
a) Se subiu, ninguém sabe, ninguém viu.
b)Comenta-se que ele se feria de propósito.
c) Se vai ou fica é o que eu gostaria de saber.
d) Saberia me dizer se ele já foi?
e) n.d.a
17.Na frase “As imagens de
satélite revelam que quase 40% dessa devastação foi realizada nos últimos vinte
anos”, a oração sublinhada pode ser classificada como oração:
(a) subjetiva
(b) completiva nominal
(c) objetiva indireta
(d) predicativa
(e) objetiva direta
18. Classifique as orações
destacadas em:
- oração sub. adjetiva restritiva
- oração sub. adjetiva explicativa
a) Os bois da minha fazenda, que contraíram febre aftosa, serão examinados.
b) Os homens, que são seres racionais, exploram os animais.
c) Deve-se investir em soluções que resolvam definitivamente os
problemas.
d) A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação.
e) Meus vizinhos cultivam árvores que dão frutos deliciosos.
19.Assinale o item em que há uma
oração adjetiva.
a) Perdão, por Deus, perdão - respondeu o pombo.
b) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e
ofendida com o atraso.
c) Perdeste a noção do tempo?
d) A tarde era tão bonita que eu tinha de vir andando.
e) O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco
além, gritavam as gaivotas.
20. Quando o enterro passou / Os
homens que se achavam no café / Tiraram o chapéu maquinalmente (Manuel
Bandeira). A oração que se achavam no café é:
a) subordinada adverbial
condicional
b) coordenada sindética
adversativa
c) subordinada substantiva
subjetiva
d) subordinada substantiva objetiva
direta
e) subordinada adjetiva
restritiva
21. Use (E) para orações
adjetivas explicativas ou (R) para restritivas:
( )Aqui há brinquedos que
fascinam.
( )Aplaudimos o cantor que foi
premiados.
( )O pianista , que era
francês, chegou ao Brasil cedo.
( )A rua onde caí vive
deserta.
( )Deixei-o em sua tristeza,
que parecia incurável.
22. Classifique as orações
subordinadas substantivas abaixo:
a) Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosso secreto.
b) É possível que as provas sejam anuladas.
c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS.
d) Alguém lhe perguntou de onde vinha.
e) Ninguém soube se morrera de desgosto.
f) Inteirei-me de que ela havia mentido.
g) Queríamos saber onde estava o proprietário do veículo.
h) Foi permitido que se estacionasse na calçada.
i) Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos.
j) Ninguém sabe quem são os assaltantes.
23. " Os homens sempre se
esquecem de que somos todos mortais."
A oração sublinhada é :
A) subordinada substantiva completiva nominal.
B) subordinada substantiva predicativa.
C) subordinada substantiva objetiva direta.
D) subordinada substantiva objetiva indireta.
E) subordinada substantiva apositiva.
24. " Maria do Carmo tinha
a certeza de que estava grávida".
A oração em destaque é considerada:
A) subordinada substantiva objetiva indireta.
B) subordinada substantiva objetiva direta.
C) subordinada substantiva completiva nominal.
D) subordinada substantiva subjetiva.
E) subordinada substantiva predicativa.
25. Seu desejo é que todos sejam
aprovados.
A 2ª oração é subordinada substantiva:
A) objetiva direta.
B) predicativa.
C) apositiva.
D) subjetiva.
E) completiva nominal.
26.A palavra se é conjunção
subordinativa integrante (por introduzir oração subordinada substantiva
objetiva direta) em qual das orações seguintes?
a) Ele se morria de ciúmes pelo patrão.
b) A Federação arroga-se o direito de cancelar o jogo.
c) O aluno fez-se passar por doutor.
d) Precisa-se de pedreiros.
e) Não sei se o vinho está bom.
27. "Estou seguro de que a
sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante
medida." A oração em destaque é substantiva:
a) objetiva indireta
b) completiva nominal
c) objetiva direta
d) subjetiva
e) apositiva
28.Há oração subordinada
substantiva apositiva em:
a) Na rua perguntou-lhe em tom misterioso: onde poderemos falar à
vontade?
b) Ninguém reparou em Olívia: todos andavam como pasmados.
c) As estrelas que vemos parecem grandes olhos curiosos.
d) Em verdade, eu tinha fama e era visto valsista emérito: não admira
que ela me preferisse.
e) Sempre desejava a mesma coisa: que a sua presença fosse notada.
29.Qual o período em que há
oração subordinada substantiva predicativa?
a) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.
b) Sou favorável a que o aprovem.
c) Desejo-te isto: que sejas feliz.
d) O aluno que estuda consegue superar as dificuldades do vestibular.
e) Lembre-se de que tudo passa neste mundo.
30."Lembro-me de que ele só
usava camisas brancas." A oração em destaque é:
a) substantiva completiva nominal
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva predicativa
d) substantiva subjetiva
e) n.d.a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário