2 º AO 5º ANO

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Lista de exercícios para recuperação 1º semestre - Língua Portuguesa

Lista de exercícios de Língua Portuguesa 6°ano

1 - Nas alternativas abaixo, temos um substantivo e um adjetivo, "exceto" em:


a- tributo - tributável
b- isenção - isento
c- fisco - fiscal
d- desembaraçar - desembaraço
e- câmbio – cambial



2 - Escolha o item que apresenta "antônimo" da palavra sublinhada na frase abaixo:
A água está calma, transparente e riscada de sol.


a- concentrada
b- excitada
c- perturbada
d- agitada
e- desequilibrada





3 - Escolha a opção em que há "substantivos" que se referem, respectivamente, a "ação" e "sentimento":


a- homem - passos
b- passado - medo
c- diferença - raízes
d- inteligência - criação
e- trabalho - tristeza





4 - Escolha a opção cujos substantivos masculinos têm a flexão para o feminino, respectivamente, como ã, oa e ona .


a- sultão - vilão - ladrão
b- ancião - leitão - valentão
c- anão - leão - pavão
d- anfitrião - cortesão - solteirão
e- cristão - tabelião - zangão





5 - O substantivo classificado como comum, concreto, simples, coletivo e derivado é:


a- justiça
b- habitantes
c- romanceiro
d- pedra-sabão
e- computadores





6 - Dos substantivos abaixo, o que se classifica, quanto ao gênero, como sobrecomum é:


a- ré
b- tatu
c- ente
d- aldeã
e- analista





7 - Qual das palavras abaixo é dissílaba?


a - camisa
b - pé
c - bicicleta
d - coveiro
e - manga





8. Sinônimo de “afetivo”:


a)Lacrimoso
b)Afetuoso
c)Carente
d)Maledicente
e)Agressivo





9.Quantas sílabas têm a palavra colégio?


(A)  05 sílabas.
(B)  04 sílabas.
(C)  03 sílabas.



10.  O texto é constituído por vários travessões. Eles foram usados porque o texto é
(A) um poema.         (B) um anúncio.              (C) um diálogo.
Texto

A queixa do pavão
Chateado porque tinha uma voz muito feia, um pavão foi se queixar com a deusa Juno.
_ É verdade que você não sabe cantar _ disse a deusa. _ Mas você é tão lindo, por que se preocupar com isso?
Só que o pavão não queria saber de consolo.
_ De que adianta beleza com uma voz destas?
Ouvindo aquilo, Juno se irritou.
_ Cada um nasce com uma coisa boa. Você tem a beleza, a águia tem a força, o rouxinol canta. Você é o único que não está satisfeito. Pare de se queixar. Se recebesse o que está querendo, com certeza ia achar outro motivo para reclamar.
  Moral: Em vez de invejar os talentos dos outros, aproveite o seu ao máximo.
         Fábulas de Esopo.

12.   O pavão estava chateado porque o
(A)  rouxinol não cantava melhor que ele.
 (B)  rouxinol cantava pior que ele.
 (C)  rouxinol cantava melhor que ele.

13.     O pavão  foi se queixar a
(A)   deusa Jane.                (B)  deusa Juno.                     (C)  deusa July.

11. Leia as palavras e indique V (verdadeiro) e F (falso) nas alternativas que seguem:


(   ) Liderança é substantivo abstrato.
(   ) Reprodutores é substantivo abstrato.
(   ) Alcateia é o coletivo de lobos
(   ) Filhotes é substantivo primitivo



Assinale a alternativa que corresponde a resposta anterior:


a) V-V-F- F
b) F-F-V-V
c) F-V-F-V
d) V-F-V-F 
e) V-F-F-V



12. Numere os substantivos corretamente:
1 – substantivo concreto    ou   2 – substantivo abstrato


(   ) pedra
(   ) inteligência
(   ) frio
(   ) cachoeira
(   ) livraria
(   ) constelação
(   ) formiga
(   ) riacho
(   ) avenida
(   ) preguiça
(   ) lembrança
(   ) calor



13. Combine as colunas de substantivos primitivos com a de derivados:


a)  fogo                                (    ) terrestre
b) fruta                                (    ) florista
c) terra                                (    ) pedregulho
d) dente                              (    ) fogaréu
e) jornal                              (    ) jornaleiro
f) porta                               (    ) fruteira
g) flor                                  (    ) ferrugem
h) ferro                               (    ) vidraça
i) pedra                               (    ) porteiro
 j)vidro                                (    ) dentista

14.Assinale a alternativa que contém uma locução adjetiva:


a) Esta é a torneira de água fria.
b) Ele é um homem corajoso.
c) Este quadro é muito feio.
d) A bicicleta dela é inglesa.
e) Achei um lápis azul.




15.  A palavra "charuto" apresenta:



a) um dígrafo e seis fonemas. 
b) um dígrafo e sete fonemas. 
c) sete letras e sete fonemas. 
d) sete letras e dois dígrafos. 
e) sete letras e cinco fonemas.



16.A série em que todas as palavras apresentam dígrafo é:


a) assinar / bocadinho / arredores.
b) residência / pingue-pongue / dicionário.
c) digno / decifrar / dissesse.
d) dizer / holandês / groenlandeses.
e) futebolísticos / diligentes / comparecimento. 






17.Classifique as palavras conforme o que se pede.
(  D ) palavra com dígrafo           (  EC ) palavra com encontro consonantal


(      ) queimada 
(      ) grama    
(      ) machado
(      ) cravo 
(       ) flor  
(       ) telha
(      ) massa
 (      ) tronco 
 (      ) cheio
(      ) garra
(      ) velho 
(       ) captar
(       )cobra 
(       ) fogueira
(       ) assado






18. Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito:


a) numeral cardinal
b) numeral ordinal
c) numeral multiplicativo
d) numeral fracionário
e) numeral coletivo





1. (   ) José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter decolado.
2. (   ) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.
3. (   ) Ainda resta metade da torta.
4. (   ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
5. (   ) Recebi um doze avos do meu salário.
6. (   ) Ele recebeu dois terços da herança paterna.
7. (   ) Vendi duas dúzias de ovos.


19. Complete as palavras usando X ou CH nos espaços:


A) FAI__A
B) DEI__AR
C) EN__OVAL
D) EN__ER
E)EN__ENTE
F) ME__ICANO
G) ME__ERICA
H)ME__A
I) FLE__A
J)    MA__UCADO



20.Complete os espaços usando MAS ou MAIS nos espaços:


a)    Os alunos queriam ______aula de Matemática.
b) Enquanto______, melhor.
c)Comprei um carro, ______ não sei dirigir.
d)    Você tirou 10 na prova, ______ainda foi reprovado.
e)    A moça é ________bonita quando gosta de estudar.
f)     Esta mulher sempre gasta _______dinheiro com unhas e cabelos do que com as despesas da casa.
g)    Meu sítio é muito bom, ______eu não moro lá por causa dos bandidos.
h)    A mãe deu______ lapada no menino do que na menina.
 I) Bonitinha,___ ordinária.
J) A população pede ____ escolas.


21. Complete com mau ou mal.


a) Ele tem um ___ gosto.
b) Antes só do que ___ acompanhado. 
c) Tênis ___ feito.
d) Foi realizado um ___ conserto em meu carro.
e) Que fiscal ___  -educado.
f) Não lhes dês ___ conselho!
j) Marcio é um ___ homem .



22.Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos adjetivos destacados nas frases:
I. Carolina comprou para a mãe um vestido amarelo-claro.
II. Ele estava feliz porque foi aprovado no vestibular.
III. A torcida transbordou felicidade pela conquista do título.
IV. O mineiro Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores poetas brasileiros.
V. A menina bonita colocou um laço de fita no cabelo e foi para a escola.

a) biforme, pátrio, derivado, primitivo e composto.
b) primitivo, composto, biforme, pátrio e derivado.
c) composto, primitivo, derivado, pátrio e biforme.
d) composto, derivado, primitivo, pátrio e biforme.

23.Nas frases abaixo a palavra destacada está sendo usada como adjetivo ou como substantivo?

1) O meu tênis está velhinho. ________
2) Assisti ao filme O gordo e o magro. _______
3) Naquela casa mora um velhinho. ________
4) Meu gatinho está magro. ________
De acordo com a ordem das frases, a resposta certa é?
a) (   ) Adjetivo-adjetivos-substantivo-adjetivo
b) (    ) Adjetivo-substantivos-substantivo-adjetivo.

24. Assinale as combinações/contrações de preposição e artigo. Em seguida, indique a preposição e o artigo que formam a combinação.

a) Na mala havia muitas roupas. ______________________________________________________
b) As árvores do parque têm muitas flores. _____________________________________________
c) Acordamos às 7 horas da manhã. ___________________________________________________
d) Cláudia passeava pela calçada. ____________________________________________________
e) O mel das abelhas é muito saudável. ________________________________________________
 f) Marquinhos trabalha no banco. ____________________________


25. Classifique as palavras conforme o que se pede.
(  D ) palavra com dígrafo           (  EC ) palavra com encontro consonantal



(      ) queijada
(      ) graça   
(      ) manchado
(      ) cravo 
(       )floresta  
(       ) folha
(      ) massa
(      ) tronco 
(      ) cheiro
(      ) garrancho
(      ) velho 
(       ) captar
(       )cobrador 
(       ) fogueira
(       ) passado




26.Circule os dígrafos destas palavras:


a) Fogueira
b)Crescer
c)Arroz
d)Aranha
e)Galho
f)Pássaro
g)Alho
h)Guerra
i)Carroça
j)Queijo
k)Tosse
l)Chuteira









27. A série em que todas as palavras apresentam dígrafo é:
a) assinar / bocadinho / arredores.
b) residência / pingue-pongue / dicionário.
c) digno / decifrar / dissesse.
d) dizer / holandês / groenlandeses.
e) futebolísticos / diligentes / comparecimento. 

28.Relacione a 2° coluna de acordo com a 1° coluna:



( 1 ) cardinal
( 2 ) ordinal
( 3 ) multiplicativo
( 4 ) fracionário






(   ) dezoito avos
(   ) triplo
(   ) décimo nono
(   ) seiscentos
(   ) milésimo
(   ) primeiro
(   ) quinto
(   ) meio
(   ) quintúplo
(   ) dezoito




29.Marque com um X a frase em que a palavra destacada é adjetivo.
a) As goiabas doces eram vendidas pelos feirantes.
b) Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.

a) Uma velha atendeu-me na porta.
b) Uma saia velha foi encontrada na rua.

a) As pessoas acharam o homem estranho.
b) Um estranho chegou no bar.

30. Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular

a) Ganhei um celular novo ______________________________________________________
b) As garotas ganharam sapatos novos ____________________________________________
c) O guarda foi bastante corajoso _________________________________________________
d) Rebecca ganhou uns cd’s do seu namorado _______________________________________

e) Vi umas pessoas andando na praça ______________________________________________

Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 7°ano

1. Que forma verbal pode substituir corretamente a locução verbal presente na frase “As
crianças disseram que vão respeitar o acordo que fizeram”?

a) respeitaram.
b) dizem.
c) dirão.
d) respeitarão.
e) respeitará.


2. Identifique em qual das frases abaixo a forma verbal expressa uma ação no presente.

a) Encontrei os alunos felizes.
b) Decorreram alguns instantes de silêncio.
c) A paisagem estendia-se imensa e tranquila.
d) O ar campestre é saudável.
e) Estudaremos juntos na biblioteca.


3. Assinale a alternativa que apresenta verbos no modo imperativo.

a) Os estudantes saíram frustrados com a decisão do diretor.
b) Pegue revistas em quadrinhos, recorte os desenhos e retire as falas.
c) Conversei com minha mãe sobre a decisão que tomei.
d) Os voluntários embarcaram rumo à Lagoa dos Patos.
e) Ela acalmou-se devido aos jornalistas presentes no local.


4. Leia os versos de Carlos Drummond de Andrade:
“Quando foi hora de sair,
O amigo disse para o homem:
- Breve irei a tua casa.
E apertou a mão dos dois.”
* Assinale a alternativa em que estão devidamente classificadas quanto ao tempo e ao modo, na
ordem em que aparecem no texto, as formas verbais destacadas.
a) pretérito perfeito do indicativo; futuro do presente do indicativo; pretérito perfeito do indicativo.
b) pretérito imperfeito do indicativo; pretérito perfeito do indicativo; pretérito imperfeito do
subjuntivo.
c) pretérito perfeito do indicativo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito perfeito do indicativo.
d) pretérito imperfeito do indicativo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito perfeito do
indicativo.
e) pretérito perfeito do indicativo; pretérito imperfeito do subjuntivo; pretérito mais-que-perfeito
do indicativo.

5. Todas as palavras destacadas a seguir referem-se ao verbo da frase. Identifique quais
circunstâncias elas, respectivamente, indicam:

 Escrevo poemas prazerosamente.
 Ontem, não fui à escola.
 Ali não tem ninguém.
a) modo, tempo e lugar.
b) tempo, modo e lugar.
c) tempo, modo e intensidade.
d) lugar, intensidade e modo.
e) modo, lugar e dúvida.


 6. Observe os verbos das frases a seguir. Qual das frases se encontra no modo subjuntivo?

a) Mariana foi aprovada no exame final.
b) Se Mariana estudar, será aprovada.
c) Estude, Mariana!
d) Mariana vai estudar cedo hoje.
e) Mariana estudou a manhã inteira.


 7. Das manchetes abaixo, extraídas do jornal Folha de S.Paulo, de 24 de novembro de 2007,
identifique aquela em que há uma locução verbal:

a) “Projeto não facilita o acesso de cientistas à biodiversidade”.
b) “Benefício será concedido apesar de a Constituição Federal proibir pagamento de
‘gratificações’ a quem possui cargo eletivo”.
c) “Titãs e Paralamas – bandas fazem show juntas em São Paulo”.
d) “Projeto facilita o acesso de cientistas à biodiversidade”.
e) “Câmara ignora acordo de governo e índios”.


8. Todos os verbos abaixo são defectivos, exceto:
a) Abolir. b) Colorir. c) Extorquir. d) Falir. e) Existir

9. Leia o poema a seguir, do poeta cubano David Chericián, e responda às questões.

Lição de Gramática
Eu estou, você está,
e ela está, e ele também;
e todos os que estavam estiveram
e estão muito bem.
Estamos, estaremos
nós, ela e ele
estarão lado a lado, e eu, que estive,
estarei.
E, se acaso estivesse
alguém que não tenha estado naquela vez,
bem-vindo!, porque estar é o que importa
- e que todos estejam.
(In: Poesia latino-americana para meninos e meninas. São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 33.)

 O título do poema é “Lição de Gramática”. Nele, uma classe de palavras recebeu uma atenção especial. Das classes de palavras relacionadas a seguir, qual tem destaque no poema?

a) substantivo.
b) adjetivo.
c) artigo.
d) pronome.
e) verbo.


10. Observe as formas verbais empregadas no texto. De que verbo elas são?

a) estiver.
b) estar.
c) estaremos.
d) está.
e) estiveram.


11 . Observe as formas verbais empregadas nestes trechos do poema:
“Eu estou, você está”
“todos os que estavam estiveram”.
“Estamos, estaremos nós”
“ela e ele estarão lado a lado”.
 Quais dessas formas expressam a noção de tempo passado?

a) estou, está.
b) estamos, estaremos.
c) estavam, estiveram.
d) estaremos, estarão.
e) estou, estaremos.


12 . O poema apresenta formas verbais e pronomes em diferentes pessoas do discurso. Associe as colunas:
1ª pessoa do discurso, no singular (     ) “ele está”.
2ª pessoa do discurso, no singular (     ) “ela e ele estarão”.
3ª pessoa do discurso, no singular (     ) “Eu estou”.
1ª pessoa do discurso, no plural (     ) “você está”.
3ª pessoa do discurso, no plural (    ) “estamos, estaremos, nós”.
A alternativa que representa a associação correta é:

a) c, e, a, b, d. 
b) c, a, e, b, d.
c) c, b, d, e, a.
d) d, b, a, e, c.
e) d, e, a, b, c.


13. Compare estes trechos do poema:
“todos os que estavam estiveram / e estão muito bem”
“ela e ele / estarão lado a lado, e eu, que estive, / estarei”
Qual é a ideia transmitida por esses versos? Assinale a resposta correta.

a) Estar com outras pessoas causa desconforto, pois as pessoas são individualistas e preferem ficar sozinhas.
b) Estar com outras pessoas é impossível, pois as pessoas do discurso são sempre diferentes e nunca haverá união entre elas.
c) O eu lírico do poema gostaria de estar com outras pessoas, mas não pode; por isso se sente só.
d) Estar com outras pessoas causa bem-estar e há o desejo de estar mais vezes com outras pessoas.
e) As alternativas c e d estão corretas.


14. Leia o texto e observe os verbos regulares destacados:

OS POEMAS
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo 
como de um alçapão.
Eles não têm pouso 
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
No maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Mário Quintana


Os verbos destacados estão conjugados no:

a) tempo:
(   ) presente    (   ) pretérito    (   ) futuro
b) modo:
(   )indicativo  (   )subjuntivo (   )imperativo



15. Complete as frases com a forma nominal adequada, e as identifique como particípio, gerúndio e infinitivo:
a- Ele tinha --------- (trazer) um presente para as se-
nhoras.
b- Elas estavam --------------- (conversar)quando o chegou o ônibus.
c) A porta do metrô foi --------- (abrir) pelo funcionário.
d) Ninguém haveria de ---------- (discutir) sobre aquele assunto. -------------

16. Indique se a expressão destacada corresponde a uma locução verbal ( LV) ou a tempo composto ( TC).

 a) (  ) Janaína havia feito uma linda surpresa para sua mãe.
b) (  ) Quem poderá dizer que não existe razão suficiente.
c) (  ) Márcia está comendo camarão.
d) (  ) Éder e Sara tinham jantado fora.
e) (  ) Karolina está chorando muito.



17. Classifique os verbos destacados em cada oração de acordo com as opções (1) Verbo defectivo (2) Verbo Abundante:

 a)(    ) O teste não foi impresso como esperado por todos.
b)(    ) O rei aboliu a escravidão dos negros.
c)(    ) Leão morto é encontrado na jaula.
d)(    )  O diretor havia imprimido todos os relatórios.
e)(    ) Ela fez questão de se adequar as normas da empresa.



18.Marque V quando a alternativa for verdadeira  e F quando for falsa.
a)(  )Verbos defectivos são verbos que apresentam duas formas de particípio, regular e irregular.
b)(  ) Locução verbal é formada por verbo auxiliares,mais verbo principal no gerúndio ou infinitivo do verbo principal.
c)(  ) Verbos abundantes são verbos que não apresentam algumas pessoas durante a sua conjugação.
d)(  ) Tempos compostos são formados por verbos auxiliares ter e haver mais particípio do verbo principal.


19.Se o homem cuidar da natureza _______ mais saúde. A forma verbal que completa corretamente a lacuna é:
 (a) teve.  (b) tivera.  (c) têm.  (d) tinha.  (e) terá. 

20. Complete com a forma adequada:

a)Usar + o =
b)Vender + a =
c)Fazer + o =
d)Enriquecer + os =
e)Preparar + os =
f)Ajudar + as =
g)Apanhar + a =
h)Sonhar + o =
i)Encontrar + a =
j)Prender + os =


21. Substitua as expressões destacadas por pronomes oblíquos adequados, reescrevendo o período.
a) Atividades escolares são o melhor meio de fixar o conteúdo. Fazer as atividades é essencial para a aprendizagem.
b) Os melhores apartamentos ficam na capital. Para comprar os apartamentos é preciso muito dinheiro.
c) Comprei chicletes, mas esqueci de mascar os chicletes na escola.
d) Minha gosta de ouvir músicas. Ao ouvir músicas ela fica calma.

22. Marque V quando a afirmativa for verdadeira e F quando for falsa:
(  ) Todo verbo que auxilia a conjugação do outro, chamado principal (que é expresso numa das formas nominais – infinitivo, gerúndio e particípio), é auxiliar.
(  ) Verbo principal é usado com seu sentido real.
(  ) Os tempos compostos sempre trazem os verbos principais no gerúndio.
(  ) As locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar mais o verbo principal no gerúndio ou no infinitivo.

23. Escreva as formas nominais dos verbos abaixo:

a) falar
Infinitivo:
Gerúndio:
Particípio:
b) amanhecer
 Infinitivo:
Gerúndio:
Particípio:



24. Acentue, quando necessário, as seguintes formas nominais do verbo, ligadas com pronome oblíquo.

a) Compo – la;
b) destui –la;
c) adiciona – la;
d) ve – la;
e)faze – lo;
f)senti – lo.


25.Complete as frases, inserindo o verbo pronominal conjugado no tempo indicado e adequado à pessoa gramatical a que ele corresponde.
a) _____ ________, menina. Está tarde!( decidir-se ---imperativo afirmativo )
b) Ela _ ___________de tudo. (queixar-se ---presente do indicativo )
c) Eu _____ ________em Pediatria.( especializar-se ---pretérito perfeito do indicativo )
d) ___ ________o tempo cura qualquer ferida. (preocupar-se---imperativo negativo)
e) Bella não _________ com a faca. (ferir-se---pretérito perfeito do indicativo)

26.Complete as frases com os advérbios pedidos:
a)Isso não fica ........................... para um rapaz da sua idade.( modo)
b)........................chegou a hora da viagem.( tempo)
c)Ela ...........................chorava.(negação)
d)   Eu .....................................................a conhecia.(afirmação)
e)Houve um momento ...................................engraçado.( intensidade)
f)    Estou .....................................orgulhoso  de você.(intensidade)
g)    .........................eles esperem você.(dúvida)
h)    ..........................eles esperassem muita coisa.( dúvida)
i)A sala dele ficava ....................................da minha.(lugar)
j)  Lutei .....................................para conseguir o que eu tenho.( intensidade)

27.Grife  as interjeições e escreva o que elas exprimem:

a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!


28.Observe os trechos a seguir e assinale com um (X) o tempo verbal correspondente:
a) “Meu nome é Robinson Crusoé.”
(  ) presente   (    ) pretérito    (    ) futuro

b) “Nasci na velha cidade de Iorque ...”
(    ) presente   (     ) pretérito      (    ) futuro

c) “... onde há um rio muito largo cheio de navios que entram e saem.”
 (   ) presente   (    ) pretérito      (    ) futuro


29. Reescreva as frases, passando o verbo, em destaque, para o tempo verbal entre parênteses:

a)  Eu queria ser marinheiro. (presente)
b) Mas, eles não ouviram os seus conselhos. (futuro)


30.Indique a alternativa que expressa incorretamente a circunstância do advérbio sublinhado:

a) Talvez ela vá ao seu encontro. (tempo)
b) Certamente as instruções foram seguidas à risca. (Afirmação)
c) Alguns não conseguiram sair de lá. (Lugar)
d) Todos ficaram meio tristes com a notícia. (Intensidade)
e) Não me venha com reclamações. (Negação)



Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 8°ano

1. "Corriam por aqueles dias boatos da revolução." Nesta oração, o tipo de sujeito é:

a) Sujeito simples. x
b) Sujeito subentendido.
c) Sujeito Composto
d) Oração sem sujeito.
e) Sujeito indeterminado.

2. Não choremos, amigos, a mocidade." Qual é o tipo de sujeito desta oração?

a) Sujeito indeterminado.
b) Sujeito desinencial. x
c) Sujeito simples.
d) Oração sem sujeito.
e) Sujeito Composto.

3. Qual das orações a seguir possui predicado nominal?

a) O lavrador encontrou seu arado.
b) Um homem feliz ofereceu flores a sua namorada.
c) Havia vários cisnes no lago.
d) Meu coração permaneceu entusiasmado. x
e) O acusado proferiu muitas palavras cruéis.
 4. Quais orações abaixo possuem verbo intransitivo?

I - As fortes ondas surpreenderam os marinheiros.
II - O comandante registrou várias observações no diário.
III - Os nativos desenhavam diferentes figuras no corpo.
IV- O capitão ancorou em uma ilha do oceano pacífico.
a) Nenhuma.
b) Apenas uma, a alternativa I.
c) Duas, a III e a IV.
d) Apenas a IV. x
e) Três, a II, a II e a IV.

5. Na oração acabaram de chegar os convidados o termo grifado pode ser classificado como:

a) Sujeito simples. x
b) Sujeito composto.
c) Objeto direto.
d) Predicativo do sujeito.
e) Predicativo do objeto.

6. Indique quantas orações há no período abaixo:

* O trem parou na estação, as portas se abrem e os passageiros desembarcam rapidamente.
a) Nenhuma.
b) Apenas uma.
c) Duas.
d) Três. x
e) Quatro.

7. No período que se segue, como pode ser classificado o adjetivo feliz?

Campanha de proteção aos animais domésticos, faça seu cãozinho feliz!
a) Predicativo do sujeito.
b) Objeto direto.
c) Objeto indireto.
d) Adjunto adnominal.
e) Predicativo do objeto. X

8. Das alternativas abaixo, assinale a ÚNICA em que os dois verbos são classificados como
verbo de ligação.

a) A professora continuou a leitura / A professora continuou irritada.
b) O pobre velhinho andava triste / O pobre velhinho andava devagar.
c) Ela estava feliz ontem à noite / Ela estava maravilhosa com aquele vestido. x
d) Ele permaneceu calado durante a aula / Ele permaneceu em pé durante a aula.
e) Ela ficou parada com o susto / Ela ficou com medo da situação.

9. Como é classificado o verbo da oração abaixo?
Certos mosquitos transmitem doenças.
a) Verbo de ligação.
b) Verbo transitivo indireto.
c) Verbo intransitivo.
d) Verbo transitivo direto e indireto.
e) Verbo transitivo direto. X

10. Na oração – Meu pai chegou cedo – como pode ser classificado o verbo?

a) Verbo de ligação.
b) Verbo transitivo indireto.
c) Verbo intransitivo. x
d) Verbo transitivo direto e indireto.
e) Verbo transitivo direto.

11. Relacione o predicativo aos termos em destaque.

( a ) predicativo do sujeito       ( b ) predicativo do objeto


a) (    ) O menino estava ansioso.
b) (    ) Os alunos são inteligentes.
c) (    ) A bandeira é o símbolo da pátria.
d) (    ) Raros são os verdadeiros líderes.
e) (      ) O trem chegou atrasado.
f) (    ) A Ministra considerou a inflação baixa.
g) (   ) Consideram o salário irrisório.
h) (      ) Joana comprou flores perfumadas.
i) (    ) Os adultos consideram as crianças sapecas.
j) (    ) Elegeram Marcos representante da classe.



12. Assinale a alternativa correta após leitura e análise do trecho a seguir.

“Assim é que, se um homem de Estado escrever e publicar as suas memórias, tão sem
escrúpulo, que lhes não falte nada, nem confissões, amores particularíssimos e inconfessáveis,
verá que escândalo levanta o livro. [...]
Mas deixai pingar os anos na cuba de um século. Cheio o século, passa o livro a
documento histórico, psicológico, anedótico”. (Machado de Assis)

a) O sujeito dos verbos escrever e publicar é “um homem de Estado”.
b) O verbo levantar forma oração com sujeito inexistente.
c) O sujeito do verbo pingar é oculto ou desinencial (tu).
d) O núcleo do sujeito dos verbos escrever e publicar é “Estado”. x
e) O sujeito do verbo passar é o século.

13. Assinale a alternativa que contém erro na classificação do sujeito.

a) “[...] antes que os guichês e portarias fossem fechados.” (sujeito composto).
b) “[...] como bicho enorme ao qual tivessem cortado as pernas.” (oração sem sujeito).
c) “Fazia então um sol redondo e cheio [...]” (oração sem sujeito). x
d) “Inventaram outro nome enrolado [...]” (sujeito indeterminado).
e) “[...] e dentro dela havia o peso da responsabilidade [...] “ (oração sem sujeito).

12. Quanto à oração “Duas rãs eram vizinhas”, assinale a alternativa correta.

a) O sujeito é simples (rãs), sendo o núcleo o numeral Duas. x
b) O sujeito é composto, pois o verbo ser encontra-se conjugado na 3ª pessoa do plural.
c) O predicado é nominal (eram vizinhas), sendo ser o verbo de ligação e vizinhas, o
predicativo do sujeito.
d) O predicado eram vizinhas é verbal, sendo o sujeito oculto (Elas, as duas rãs).
e) O predicado é nominal (eram vizinhas), mas o verbo ser, em hipótese alguma, pode ser
classificado como de ligação.
14. Em "Nasceu em Vila Rica (Ouro Preto) em 1730 e faleceu em 1814"

Os verbos destacados classificam-se, respectivamente, quanto a transitividade verbal como:

a) Verbo Transitivo Direto/ Verbo Transitivo Indireto
b) Verbo Intransitivo/ Verbo Transitivo Indireto
c) Verbo Transitivo Indireto/ Verbo Intransitivo
d) Verbo Transitivo Indireto/ Verbo Transitivo Direto
e) Verbo Intransitivo/ Verbo Intransitivo
 x

15. Leia: "Antônio Lisboa, o Aleijadinho é um dos maiores, senão o maior escultor brasileiro"
O termo destacado funciona como:

a) Sujeito
b) Objeto Direto
c) Predicado Nominal
d) Predicado Verbal
e) Predicativo do sujeito

16. Classifique os predicados conforme a legenda:
(PV) Predicado verbal, (PN) Predicado nominal, (PVN) Predicado verbo nominal
a) (   ) A cozinheira fez um delicioso bolo.
b) (   ) O Colégio Gênesis é único em educação.
c) (   ) A rapaziada saiu correndo.
d) (   ) Rafaela entrou sorridente.
e) (   ) A plateia está animada


17. Em Fazer um bolo à tarde para a moçada...”, temos um verbo:
a) transitivo indireto.
b) transitivo direto.
c) transitivo direto e indireto x
d) intransitivo

18 - Complete convenientemente com: o, ao, a, à.
a) Apaixonada, aspirou ___ perfume da rosa.
b) Este aluno aspira ___ Medicina.
c) Qual atleta não aspira ___ título de campeão?
d) Aspiremos ___ ar puro das manhãs.
e) O aspirador aspira ___ pó da casa.

19 . A alternativa incorreta de acordo com a gramática da língua culta é:
a) Obedeço o regulamento.
b) Custa crer que eles brigam.
c) Aspiro o ar da manhã.
d) Prefiro passear a ver televisão.
e) O caçador visou o alvo.

20. Assinale a frase em que há erro de regência verbal:
a) a notícia carece de fundamento;
b) o chefe procedeu ao levantamento das necessidades da seção;
c) os médicos assistiram o simpósio e acharam-no muito interessante;
d) é necessário que todos obedeçam às diretrizes estabelecidas;
e) daqui posso ver-lhe o passo oblíquo e trôpego.

21. Preencha os espaços com [Mais] [Mas] ou [Más]:
a) Pedro estuda, ______ não tira as melhores notas.
b) Bonitinha, _____ ordinária.
c) As ____ atitudes empobrecem o espírito.
d) Estes alunos estão _____ bem preparados que aqueles.
e) Ele foi quem ____ tentou; _____ não conseguiu vencer a prova.

22. Das frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
 (    ) Que dia quente!
(    ) Belas, as manhãs sertanejas!
(    ) Estou em Monteiro há onze anos.
(    ) O aluno compreende perfeitamente o olhar do professor .
(    ) Silêncio!
(    ) O sol brilhava no céu nordestino.

23.  Assinale as alternativas em que não há oração:
(    ) Havia muita gente naquela festa.
(    ) Socorro!
(    ) Que tristeza!
(    ) Aquele aluno nao se saiu bem na avaliação.
(    ) Despediuse da esposa antes de viajar para aItália.
(    ) Atenção, curva sinuosa!
(    ) Banco do Brasil. 

24. Classifique os períodos abaixo em simples ou compostos.
a) Nestas férias, fomos conhecer Ouro Preto.____________________
b) Ninguém perguntou se ele virá ao concerto.____________________
c) Quando chove, a cidade fica insuportável.______________________
d) Não gostei do filme, os acontecimentos são muito previsíveis.________
e) Não empresto meus CDs a ninguém.__________________________

25. Sublinhe os verbos e coloque nos parênteses o número de orações existentes em cada período. (Lembre-se: numero de verbos = número de orações)
 (    ) Hoje é sábado de carnaval e os jovens estão animadíssimos.
(    ) O governo deve garantir a educação de todas as crianças.
(    ) Olhei, gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.
(    ) Fui à cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
(    ) Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
(    ) Sua mãe acaba de chegar à reunião.

26. Assinale os termos destacados nas orações, usando OD (objeto direto) e OI (objeto indireto).
a) (    ) A canoa atravessou o rio.
b) (    ) O governo não cuida dos menores.
c) (    ) O menino maneja o videogame.
d) (    ) João ama Marina.
e) (    ) As crianças só pensam em televisão.
f)  (    ) O time local venceu o campeonato.
g) (    ) Gosto de música popular.
h) (    ) O cliente pediu a conta.
i) (    ) Os jornais protestaram contra o governo.
j) (    ) A secretária transmitiu o meu recado.


27 . Sublinhe e relacione a colocação dos pronomes pessoais átonos junto ao verbo, conforme a classificação abaixo.

(P) Próclise       (M) Mesóclise        (E) Ênclise


a)(     ) Recebi-os com muita alegria.
b)(     ) Nunca lhes dirigi a palavra.
c)(     ) Constituir-se-á uma comissão para isso.
d)(     ) Todos o respeitam.
e)(     ) Acautelai-vos contra os espertos.
f)(     ) Quem os acompanhará?
g)(     ) Não te intrometas neste assunto.
h)(     ) Realizar-se-ão três ensaios antes do espetáculo.
i) (     )  Dir-se-ia que todos preferem-lhe ocultar os fatos.
j) (     )  Ainda não me havias falado essas   injúrias.



28. Localize os verbos e classifique-os segundo a indicação abaixo:
( 1) verbo intransitivo
(2) verbo transitivo indireto 
(3) verbo transitivo direto
(4) verbo de ligação


a- ( ) Os índios fabricavam enfeites e cestos.
b- (    ) Esses homens precisam de máscaras.
c- (    ) As margens do rio estavam sujas.
d-(     ) Gostamos do professor de matemática.

e- (    ) A gurizada brincava de jogar bola.
f-  (    ) Acredito em sua palavra.
g- (    ) O lixo sempre traz epidemias.
h- (    ) Os índios cuidavam do seu rio.
i-  (    ) As árvores e as plantas cresceram.
j-  (    ) Os homens procuravam alimentos.


29. A única alternativa correta a respeito do período “Jantamos num restaurante próximo de casa, depois fomos ao cinema”, é que ele:
a) apresenta quatro orações
b) apresenta três orações
c) apresenta duas orações
d) é composto por subordinação
e) Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.

30. “Depois de longa viagem, os marinheiros estavam exaustos.” Exaustos é:
a)      predicativo do sujeito
b)      núcleo do sujeito
c)      núcleo do objeto
d)      predicativo do objeto




Lista de exercícios de Língua Portuguesa – 9º ano

1. Identifique a opção em que há uma oração substantiva completiva nominal.
a) Seria oportuno que lhes pagassem os salários em atraso.
b) A mulher precisava de que a ajudassem a subir no ônibus.
c) O governo decidiu que o ICMS continuará vigorando.
d) Este guia é quem nos acompanhará durante a excursão.
e) A suspeita de que poderia ser reprovado, fê-lo estudar.

2. A classificação da oração entre colchetes está correta em todas as opções, exceto em:
a) Ela sabia [que ele estava fazendo o certo.] – Oração Subordinada Substantiva Objetiva
Indireta.
b) Era a primeira vez [ que ficava assim tão perto de uma mulher.] – Oração Subordinada
Substantiva Subjetiva.
c) Mas não estava neles modificar um namoro [que nascera difícil, cercado, travado.] – Oração
Subordinada Adjetiva.
d) O momento foi tão intenso [que ela teve medo.] - Oração Subordinada Adverbial Consecutiva
e) Solta [que você está me machucando]. – Oração Coordenada Sindética Explicativa.

3. “Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais.” A oração destacada é:
a) substantiva completiva nominal
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva predicativa
d) substantiva objetiva direta
e) substantiva subjetiva

4. Leia os períodos abaixo. Eles foram formados
por orações subordinadas adjetivas, aquelas
que possuem valor de um adjetivo. Durante as
aulas, vimos que se classificam em restritivas e
explicativas. Classifique cada oração destacada
e marque o item que possui a seqüência correta
dessa classificação.
I. O jovem que se esforça progride.
II. O livro que li é muito bom.
III. Teresa, que era personagem principal, morre no
final da história.
a) Restritiva — Explicativa — Explicativa
b) Restritiva — Restritiva — Explicativa
c) Explicativa — Restritiva — Restritiva
d) Explicativa — Explicativa — Restritiva
e) Restritiva — Explicativa — Restritiva

5. Examine os períodos abaixo e:
Destaque os verbos
Separe as orações;
Encontre as conjunções subordinadas e sublinhe-as;
Diga qual é a oração principal e qual é a subordinada. Lembre-se de que as orações subordinadas começam com as conjunções subordinativas;
Diga que função a subordinada exerce na sua principal.

a) A verdade é que precisamos de amigos.
b) É fundamental que você compareça à reunião.
c) Falei com a vizinha que pegou nossa bola.
d) Nosso grupo foi elogiado por quem viu nosso trabalho.
e) Lembre-se de que você é meu irmão.
f) Mandou que o cachorro se calasse.
g) Quando choveu, a festa acabou.
h) Só quero uma coisa: que você me deixe em paz.
i) Tenho a impressão de que ele se assustou comigo.

6. Diga que tipo de oração substantiva é cada uma das assinaladas abaixo.
a) Aconteceu que no meu jardim nasceu um botão de rosa.
b) Pensei que você estivesse doente.
c) Veio um amigo e declarou que ia dar uma grande festa.
d) Descobri que tenho prova segunda-feira.
e) O professor tinha necessidade de que seus alunos prestassem atenção.

7.Reconheça as figuras de linguagem: metáfora,hipérbole, antítese e onomatopeia, nas frases abaixo:
a) O cóim-cóim dos porcos parecia uma orquestra desafinada.
b) No fim do túnel, o princípio de tudo.
c) O plim-plim da televisão dominava a todos.
d) Os teus olhos são negros e macios.
e) O olhar duro e doce da mãe interrompeu a discussão.

8."A verdade é que a gente não sabia nada..." Classifica-se a segunda oração como:
a) subordinada substantiva objetiva direta
b) subordinada adverbial conformativa
c) subordinada substantiva objetiva indireta
d) subordinada substantiva predicativa
e) subordinada substantiva apositiva

9. Marque a repetição de determinados elementos fônicos é um recurso estilístico denominado nos versos:
“Bomba atômica que aterra
Pomba atômica da paz
Pomba tonta, bomba atômica...
a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora

10. Leia a letra da música a seguir e identifique sua principal figura de sintaxe:
Exagerado
Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos foram traçados
Na maternidade

Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar

Por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

Que por você eu largo tudo
Carreira, dinheiro, canudo
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais”.
(Cazuza/Ezequiel Neves/Leoni)

a) Catacrese.
b) Hipérbole.
c) Eufemismo.
d) Silepse de número.
e) Pleonasmo.

11.Marque a alternativa cuja frase apresenta palavra(s) empregada(s) em sentido figurado:
a) O homem procura novos caminhos na tentativa de fixar suas raízes.
b) “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”
c) “... os planejadores fizeram dele a meta e o ponto de partida.”
d) “Pode estabelecer regras que conduzam a um viver tranquilo ...”
e) “Evidentemente, (...) as transformações serão mais rápidas.”

12.Marque a repetição de determinados elementos fônicos é um recurso estilístico denominado nos versos:
“Bomba atômica que aterra
Pomba atômica da paz
Pomba tonta, bomba atômica...
a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora

13.Você viu que as orações subordinadas substantivas que desempenham a função de sujeito chamam-se orações subordinadas substantivas subjetivas. Diga como se chamam as orações que exercem a função de:

a) aposto;
b) predicativo do sujeito;
c) objetivo indireto;
d) complemento nominal;
e) objetivo direto;

14.No período "É necessário que todos se esforcem ", a oração destacada é:

a) substantiva objetiva direta d) substantiva subjetiva
b) substantiva objetiva indireta e) substantiva predicativa
c) substantiva completiva nominal

15.Assinale a alternativa cuja oração subordinada substantiva seja classificada como predicativa:

(a) Compreendemos que o ponto da lição era difícil.
(b) Uma boa medida é que se ande de camisa aqui dentro.
(c) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.
(d) Era necessário que se trouxesse a quantia solicitada para a realização do evento.
(e) É de fato uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época.


16.Considerando como conjunção integrante aquela que inicia uma oração subordinada substantiva, indique em qual das opções nenhum se tem esta função:

a) Se subiu, ninguém sabe, ninguém viu.
b)Comenta-se que ele se feria de propósito.
c) Se vai ou fica é o que eu gostaria de saber.
d) Saberia me dizer se ele já foi?
e) n.d.a


17.Na frase “As imagens de satélite revelam que quase 40% dessa devastação foi realizada nos últimos vinte anos”, a oração sublinhada pode ser classificada como oração:

(a) subjetiva
(b) completiva nominal
(c) objetiva indireta
(d) predicativa
(e) objetiva direta

18. Classifique as orações destacadas em:
- oração sub. adjetiva restritiva
- oração sub. adjetiva explicativa


a) Os bois da minha fazenda, que contraíram febre aftosa, serão examinados.

b) Os homens, que são seres racionais, exploram os animais.

c) Deve-se investir em soluções que resolvam definitivamente os problemas.

d) A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação.

e) Meus vizinhos cultivam árvores que dão frutos deliciosos.



19.Assinale o item em que há uma oração adjetiva.

a) Perdão, por Deus, perdão - respondeu o pombo.
b) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso.
c) Perdeste a noção do tempo?
d) A tarde era tão bonita que eu tinha de vir andando.
e) O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco além, gritavam as gaivotas.


20. Quando o enterro passou / Os homens que se achavam no café / Tiraram o chapéu maquinalmente (Manuel Bandeira). A oração que se achavam no café é:

 a) subordinada adverbial condicional                                         
 b) coordenada sindética adversativa
 c) subordinada substantiva subjetiva                                          
 d) subordinada substantiva objetiva direta
 e) subordinada adjetiva restritiva
 

21. Use (E) para orações adjetivas explicativas ou (R) para restritivas:


(    )Aqui há brinquedos que fascinam.
(    )Aplaudimos o cantor que foi premiados.
(    )O pianista , que era francês, chegou ao Brasil cedo.
(    )A rua onde caí vive deserta.
(    )Deixei-o em sua tristeza, que parecia incurável.

22. Classifique as orações subordinadas substantivas abaixo:

a) Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosso secreto.
b) É possível que as provas sejam anuladas.
c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS.
d) Alguém lhe perguntou de onde vinha.
e) Ninguém soube se morrera de desgosto.
f) Inteirei-me de que ela havia mentido.
g) Queríamos saber onde estava o proprietário do veículo.
h) Foi permitido que se estacionasse na calçada.
i) Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos.
j) Ninguém sabe quem são os assaltantes.

23. " Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais."
A oração sublinhada é :
A) subordinada substantiva completiva nominal.
B) subordinada substantiva predicativa.
C) subordinada substantiva objetiva direta.
D) subordinada substantiva objetiva indireta.
E) subordinada substantiva apositiva.

24. " Maria do Carmo tinha a certeza de que estava grávida".
A oração em destaque é considerada:
A) subordinada substantiva objetiva indireta.
B) subordinada substantiva objetiva direta.
C) subordinada substantiva completiva nominal.
D) subordinada substantiva subjetiva.
E) subordinada substantiva predicativa.

25. Seu desejo é que todos sejam aprovados.
A 2ª oração é subordinada substantiva:
A) objetiva direta.
B) predicativa.
C) apositiva.
D) subjetiva.
E) completiva nominal.

26.A palavra se é conjunção subordinativa integrante (por introduzir oração subordinada substantiva objetiva direta) em qual das orações seguintes?
a) Ele se morria de ciúmes pelo patrão.
b) A Federação arroga-se o direito de cancelar o jogo.
c) O aluno fez-se passar por doutor.
d) Precisa-se de pedreiros.
e) Não sei se o vinho está bom.

27. "Estou seguro de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida." A oração em destaque é substantiva:
a) objetiva indireta
b) completiva nominal
c) objetiva direta
d) subjetiva
e) apositiva

28.Há oração subordinada substantiva apositiva em:
a) Na rua perguntou-lhe em tom misterioso: onde poderemos falar à vontade?
b) Ninguém reparou em Olívia: todos andavam como pasmados.
c) As estrelas que vemos parecem grandes olhos curiosos.
d) Em verdade, eu tinha fama e era visto valsista emérito: não admira que ela me preferisse.
e) Sempre desejava a mesma coisa: que a sua presença fosse notada.

29.Qual o período em que há oração subordinada substantiva predicativa?
a) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.
b) Sou favorável a que o aprovem.
c) Desejo-te isto: que sejas feliz.
d) O aluno que estuda consegue superar as dificuldades do vestibular.
e) Lembre-se de que tudo passa neste mundo.

30."Lembro-me de que ele só usava camisas brancas." A oração em destaque é:
a) substantiva completiva nominal
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva predicativa
d) substantiva subjetiva
e) n.d.a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário