2 º AO 5º ANO

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Lista de exercícios de recuperação do 6º ao 9º ano - Professor Bruno


6° ANO

LÍQUENS- MUTUALISMO- COMENSALISMO- PARASITISMO- PREDATISMO
a) Relação entre espécies diferentes na qual o benefício de uma implica caça e morte da outra.
___________________________________. 
b) Relação harmônica na qual uma espécie beneficia e a outra não sofre nada.
___________________________________.

c) Organismo formado pela associação entre algas microscópicas e fungos.
___________________________________.

d) Associação benéfica obrigatória entre espécies distintas.
___________________________________.

e) Tipo de associação da qual a pulga e o carrapato são exemplos típicos.
___________________________________.

2) Assinale V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa:
a) (    ) O gafanhoto é um parasita de plantas.
b) (    ) O parasita retira alimento do hospedeiro.
c) (    ) A relação entre abelhas e flores é protocooperação.
d) (    ) Mutualismo é o tipo de relação entre o boi e as bactérias que vivem no seu estômago.
e) (    ) No predatismo, o predador caça e mata a presa, para se alimentar.


3) Relacione as duas colunas:
(a) predatismo                         (    ) caranguejo paguro e anêmona-do-mar
(b) parasitismo                        (    ) algas e fungos
(c) comensalismo                    (    ) pássaro e gafanhoto
(d) inquilinismo                       (    ) lombriga e ser humano
(e) mutualismo                        (    ) orquídeas e árvores
(f) protocooperação                (     ) rêmora e tubarão

4) Assinale com x a alternativa correta:
a) Abelhas, carrapato e formigas são seres respectivamente:
(    ) sociais, parasitas e predadores.
(      ) parasitas, sociais e parasitas.
(      ) sociais, parasitas e parasitas.
(      ) predadores, sociais e parasitas.

b) A relação entre as epífitas como as bromélias, orquídeas e as árvores é de:
(      ) sociedade.
(      ) comensalismo.
(    ) inquilinismo.
(      ) parasitismo.

c) A relação entre gafanhotos e plantas é de:
(       ) parasitismo.
(       ) predação.
(       ) protocooperação.
(       ) mutualismo.

d) Entre a pulga e o cachorro existe uma relação de:
(       ) mutualismo.
(       ) comensalismo.
(       ) inquilinismo.
(    ) parasitismo.

5) Responda:
a) Por que as queimada provocam sério desequilíbrio nas florestas?

 b) Qual a relação existente entre as corujas que matam os ratos para se alimentar?

6- Gafanhotos são insetos que se alimentam de plantas, Se não houvesse pássaros e outros consumidores de gafanhotos, a população desses insetos aumentaria demais, ameaçando plantações
.

Sem%2Bt%C3%ADtulo

A relação entre gafanhotos e pássaros é de:
a) parasitismo.
b) predatismo. 
c) protocooperação.
d) mutualismo.
7-Você tem a seguir, de forma desordenada, as etapas de tratamento da água e o que acontece em cada uma delas. Associe a coluna I e a coluna II corretamente:
Coluna I
a) cloração
b) decantação
c) floculação
d) filtração
e) captação

Coluna II
(      ) Agrupar as partículas de sujeira em flocos maiores, que flutuam na água.
(      ) Retirar a água, ainda impura, dos reservatórios naturais ou represas.
(      ) Separação espontânea das partículas em suspensão na água, resultando na acumulação dessas no fundo dos tanques.
(      ) Matar os microrganismos ainda existentes e prevenir o aparecimento de outros durante o transporte.
(      ) Remoção de partículas muito pequenas, para clareamento da água.


8- A água de um certo rio é transparente e não tem cheiro. Ela pode conter micróbios?


9- As estações de tratamento de água não fervem a água para matar os microrganismos. Explique por quê?

10- O que é água potável?


11-O que é estação de tratamento de água?



12-Se a água que chega à nossa casa passa por um processo de tratamento, por que é necessário filtra-la?

.




13-Cite três fonte poluidoras da água.


14-Quais são as características da água potável?

15- DESCREVA cada uma das mudanças de estados físicos da água.
16- Observe o esquema abaixo, referente às mudanças de estado físico da água.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKBpKCPynZWCd137sD_w8oS69oOlGTJVulvKQ1xauiFl4bq8XJKHPZeLH-dmfdjZlPNW_YYuXJRGUUOmwiDSceBL6KmK_WUqU1MEuR-YQ4NLgzIKF3cRYbn3TM67yhGzfGsZlNi9xki4Q/s1600/esquema....png

Identifique as mudanças indicadas pelas setas 1, 2, 3, 4.

1_____________________________________________

2_____________________________________________

3_____________________________________________

4_____________________________________________

17- Identifique as mudanças de estado físico que ocorrem nas seguintes situações abaixo.
A) água da torneira no congelador.

B) vapor de água subindo e formando nuvens.

C) picolé derretendo

D) roupa molhada estendida secando no varal

18-Durante a noite, principalmente em noites frias, o vapor de água do ar entra em contato com superfícies frias, como as folhas das árvores, as pétalas de flores, a lataria e os vidros dos automóveis. e outros. Então, ali, o vapor de água sofre ( A ) e forma gotículas de água líquida chamada de orvalho. A mudança de estado físico que substitui a letra é:
A) solidificação.

B) sublimação.

C) condensação.

D) fusão.

19- O estado físico da água e de qualquer outra substância depende da organização de suas moléculas e de seus átomos. No estado sólido, as moléculas de água;

A) estão fortemente ligadas entre si;

B) não ficam tão próximas entre si;

C) movimentam-se intensamente;

D) movimentam-se totalmente desordenadas, chocando-se;

20- O estado físico da água e de qualquer outra substância depende da organização de suas moléculas e de seus átomos. No estado liquido, as moléculas de água:

A) apresentam grande distâncias umas das outras;

B) vibram em posições fixas;

C) movimentam-se deslizando umas sobre as outras;

D) estão fortemente ligadas entre si;

21- De que forma as plantas e os animais participam do ciclo da água na natureza?

22-“Segundo fontes do Ministério das Cidades de 2004, menos de 50% da população brasileira tem o saneamento básico satisfatório, sendo que a maioria dos locais atendidos com este serviço está nas grandes cidades do país.” Carlos Amâncio – Jornal Inverta. Quando um local não possui saneamento básico, a população necessita destinar seus esgotos de forma mais rudimentar, como mostra a figura abaixo:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhm5LUya_4LlfGc8sB0dZFAvoP2Fe1FLyoyGmZFI1n0CHMMc13kdvhH-I8j3tYzqPVa0JEhTkIUYwsL21p9Agfz_uPGLVKiQJESH4rsPU62-zSg7RE1S-cpXg4lpXuVKAH-acnoSFLJ4dg/s1600/h1.png

Marque a opção que corresponde corretamente com a forma de destinação do esgoto e os números I e II.
(A) Trata-se de uma fossa seca, onde I é a fossa para líquido e II para sólidos.
(B) Trata-se de uma destinação direta para o lençol freático.
(C) Trata-se de uma fossa séptica, onde I é a fossa e II é o sumidouro.
(D) Trata-se de uma fossa séptica, onde I é o sumidouro e II é a fossa.
(E) Trata-se de uma ETE, sem o processo de biodigestão.


23- Em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) o lodo de matéria orgânica que se deposita no  undo do tanque de decantação pode ser encaminhado para um equipamento que produz gás metano, que pode ser usado como combustível. Qual o nome deste equipamento?
(A) Biodigestor.
(B) Incinerador.
(C) Queimador.
(D) ETA.


24- O 'Aedes aegypti' é vetor transmissor da dengue. Uma pesquisa feita em São Luís - MA, de 2000 a 2002, mapeou os tipos de reservatório onde esse mosquito era encontrado. A tabela adiante mostra parte dos dados coletados nessa pesquisa.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbTFISdEpdfFcPmUgUfJC56ncXeWglCCqp32UwdMmaHMvrXtkFq_Y4np1Rh4hlh5shak5GZk4OrrMccgPh8dTQfzPrNjtzbsI2POZiAq7ZDIVe-nZAqjvlsi3UILvDCVdAGd4Kz0LJ1SM/s400/h2.png

De acordo com essa pesquisa, o alvo inicial para a redução mais rápida dos focos do mosquito vetor da dengue nesse município deveria ser constituído por:
(A) Pneus e caixas d’água.
(B) Tambores, tanques e depósitos de barro.
(C) Vasos de plantas, poços e cisternas.
(D) Materiais de construção e peças de carro.


25- O ciclo da água está representado pelo esquema abaixo. Qual é o número no esquema que
representa o processo de condensação?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBqteKvfACjgKmitAqI-QDBBJbUbFPycNK-efbpjwDLga_Xe3KCNAZhpNw0jXB4xc4akNjmW6fzfD9kjYPFf2_S_pHHowQVo3K53hml2UpwsXiVU4keHaiSTDy9OmvjMlFlVssvFFWUfc/s320/h3.png
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 1 e 2


26- “Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, aproximadamente 97% são de água salgada (mares e oceanos), 2,4% formam geleiras inacessíveis e apenas 0,6% corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável tornar-se-à um bem extremamente raro e caro”.
Autores: MORAES, D. S. L; JORDÃO, B.Q. Livro: Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a
saúde humana. Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n. 3 Jun. 2002 (adaptado).
Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente e a água doce seria.
(A) fazer uso exclusivo da água subterrânea, pois ela pouco interfere na quantidade de água dos rios.
(B) desviar a água dos mares para os rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de água doce nos pontos de captação.
(C) promover a adaptação das populações humanas ao consumo da água do mar, diminuindo assim a demanda sobre a água doce.
(D) reduzir a poluição e a exploração dos recursos naturais, melhorar o uso da água potável e aumentar captação da água da chuva.
(E) realizar a descarga dos resíduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a não afetar a água doce disponível.


27- Às vezes, quando está frio, logo de manhã vemos que muitas folhas, flores, carros, vidraças e outros objetos que estão no ar livre ficam cobertos de gotas de água, sem que tenha chovido: é o orvalho. O orvalho se forma quando o vapor de água presente no ar se condensa ao entrar em contato com superfícies que estão mais frias que o ar. Se a temperatura estiver muito baixa, a água pode congelar sobre as superfícies frias, formando uma camada de gelo: é a geada, que pode causar prejuízos às plantações, já que o frio pode destruir folhas e frutos. A mudança de fase que ocorre na formação da geada chama-se:
(A) Ebulição.
(B) Fusão.
(C) Solidificação.
(D) Evaporação.
 

28- Todos os seres vivos participam de alguma forma do ciclo da água. Uma das formas com que os animais liberam água para o ambiente é através do processo de:
(A) Precipitação.
(B) Absorção.
(C) excreção.
(D) Ingestão.


29- A cólera é uma doença que pode ser contraída quando ingerimos alimentos e água contaminados, podendo desta forma, provocar forte diarréia, com fezes líquidas e esbranquiçadas.
Marque a opção abaixo que NÃO corresponde a uma forma de prevenção contra esta doença.
(A) Usar sempre água fervida ou esterilizada com produtos a base de cloro.
(B) Lavar bem os legumes e frutas antes de ingeri-los crus.
(C) Saneamento básico.
(D) Destinar todo o lixo sólido para usinas de compostagem.
(E) Lavar bem as mãos antes de preparar ou consumir alimentos.


30- Considere o esquema abaixo que mostra as etapas de tratamento da água na Companhia
de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPIfTo8-b8chG_r7peuu4dlgJqaH1QMgoyUw_oM9B2A_jBef18s8SPtRWkXw4GwlxWT2TiTC_ehS6j74pkkzpvn9jxfd1GNvDcJTjhyny3jK_uL_F3ce2gkRkXfBUQxj_qCtHoU6EBEzE/s320/h4.png

Na etapa 2, a adição de cal, nome vulgar do óxido de cálcio, tem o objetivo de:
(A) Corrigir a acidez para aumentar a eficiência no processo de floculação.
(B) Retirar as impurezas mais grossas.
(C) Filtrar a água no final do processo.
(D) Adicionar flúor para melhor saúde bucal da população
(E) Aumentar a acidez para facilitar o próximo processo.


7° ANO

1-    Ao abrir o envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha leu “Positivo para ovos de Ascaris lumbricoides”. Qual das medidas preventivas de doenças parasitárias relacionadas abaixo não deve ter sido observada por Jequinha na sua vida diária.
a)      Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida.
b)      Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições.
c)       Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés.
d)      Colocar telas nas janelas para impedir a entrada do mosquito Culex.
e)      Não nadar em lagoas que tenham o caramujo Biomphalaria.
2- A elefantíase é uma verminose provocada por um nematódeo, e seu principal sintoma é o inchaço de pés e pernas. Esse inchaço é provocado:
a)      Pelo acúmulo de vermes nos vasos linfáticos, impedindo a reabsorção de linfa, que se acumula nos espaços intercelulares.
b)      Pelo entupimento de vasos sanguíneos, causado pela coagulação do sangue na tentativa de expulsar os vermes.
c)       Pelo aumento no número de vermes nas células musculares das regiões infectadas.
d)      Pelo acúmulo de vermes nos capilares sanguíneos, dificultando o retorno do sangue.
e)      Pela reação do sistema imunológico à presença dos vermes.
3- Nas frases I e II, as lacunas ficariam preenchidas corretamente pela alternativa:
I.                    A Wuchereriabrancofti, também denominada vulgarmente filaria, causa no homem a ____________.
II.                  A classe Cestoda é constituída por animais endoparasitas. Existem duas espécies de tênias: a Taeniasolium, encontrada na carne de __________ e a Taeniasaginata, encontrada na carne de ________.
a)      Enterobiose, boi, porco.
b)      Elefantíase, porco, boi.
c)       Enterobiose, porco, boi.
d)      Elefantíase, boi, porco.
e)      Ascariadiase, porco, boi.
4-Na tabela abaixo, o sinal (+) indica a presença da característica, enquanto o sinal (-) indica a ausência dessa característica. Observe atentamente a tabela e assinale a alternativa que se aplica aos nematelmintos.

Sistema digestivo
Sistema circulatório
Sistema respiratório
Sistema excretor
Sistema nervoso
a)
+
-
-
+
+
b)
-
+
-
-
+
    c)
-
+
-
+
-
    d)
-
-
+
-
+
    e)
+
+
+
+
+



5- Assinale a alternativa incorreta:
a)      Dentre as principais verminoses causadas por vermes nematelmintos podemos citar: ascaridíase, ancilostomose, elefantíase, enterobiose e tricuríase.
b)      A doença chamada larva migrans cutânea, também conhecida como Bicho-geográfico, é causada pelo verme Ancylostomabraziliensis eAncylostomacaninum, nematódeos que parasitam o intestino de cães e gatos.
c)       A enterobiose, muito conhecida como filariose, é provocada peloEnterobiusvermicularis, conhecido como oxiúro.
d)      Também chamada de ancilostomíase, amarelão ou opilação, a ancilostomose pode ser causada por dois tipos de nematódeos com ciclos semelhantes.
e)      A ascaríase é transmitida ao homem através de água e alimentos contaminados.


6-Assinale a alternativa em que constam exemplos das principais verminoses causadas por platelmintos e nematelmintos respectivamente:
a)      Teníase e esquistossomose.
b)      Ancilostomose e filariose.
c)       Estrongiloidíase e tricuríase.
d)      Hidatidose e enterobíase.
e)      Larva migrans e ascaridíase.
7-Sobre os fungos, complete com V para verdadeiro e F para falso:
(   ) Existem somente exemplares pluricelulares.
(   ) Os fungos tem grande importância ecológica, pois são organismos purificadores de Ar.
(   ) Todos os fungos tem reprodução sexuada, contando com a presença de gametas.
(   )Os fungos formam um reino a parte e possuem características comuns as das plantas e às dos animais.
8- Todos os seres vivos desempenham um papel importante na cadeia alimentar. Explique qual é a importância dos fungos para manter o equilíbrio nos ecossistemas. 
8- Explique por meio de um desenho a estrutura de um fungo.

9-Os moluscos são animais invertebrados, organizados em três classes principais. Identifique as classes a qual pertencem e complete com G para gastrópodes, B para bivalve e C para cefalópodes.
(   ) Lula                                    (   ) Caramujo                                  (   ) Caracol
(   ) Lesma                                (   ) Polvo                                          (   ) Mariscos
(   ) Mexilhão                           (   ) Ostra                                           (   ) Náutilo



10- Assinale as características relacionadas as minhocas.
(   ) Realizam reprodução assexuada.
(   ) Possuem vasos sanguíneos.
(   ) A locomoção é auxiliada pelo muco e pelas cerdas.
(   ) A respiração é realizada por pulmões simples.
(   ) Formam casulo em torno do clitelo após a fecundação.
(   ) fazem parte da classe dos poliquetos.
11- Complete o quadro com informações que permitem comparar alguns artrópodes.

INSETOS
ARACNIDEOS
CRUSTÁCEOS
NUMERO DE PERNAS



DIVISÃO DO CORPO



QUELÍCERAS E PEDIPALPOS



ANTENAS



ASAS



EXEMPLOS




12- Com base no significado do nome dos invertebrados, complete o quadro com as características principal do grupo.
ANIMAIS INVERTEBRADOS
CARACTERISTICA PRINCIPAL
PORIFERO

PLATELMINTO

NEMATODEOS

ANELIDEOS

ARTRÓPODE

MOLUSCO

EQUINODERMOS



13- Complete as lacunas de acordo com a legenda
( P ) platelminto         ( N ) Nematódeos
(   ) Vermes de corpo cilíndrico.
(   ) Planaria.
(   ) Vermes de corpo achatado.
(   ) Esquistossomos.
(   ) Possuem sistema digestório incompleto.
(   ) Lombriga.
(   ) Tem sistema digestório completo.
14- De acordo com a legenda, enumere as opções:
GRUPO A Artrópodes com dois pares de antenas e respiração branquial.
GRUPO B Artrópode com um par de antenas e três pares de pernas.
(   ) Borboleta
(   ) Camarão
(   ) Libélula
(   ) Siri
(   ) Formiga
(   ) Besouro
15-Sobre as PULGAS é correto afirmar:
(   ) Elas pertencem ao filo dos artrópodes
(   ) Suas pernas são articuladas
(   ) Suas pernas não são articuladas
(   ) fazem parte do grupo dos Hirudíneos
(   ) São os únicos representantes terrestres dos equinodermos


16- A produção industrial de pérolas requer a introdução artificial de pequenas partículas estranhas ao manto das ostras. Os animais são mantidos em cativeiro por muitos anos até que pérolas sejam formadas.
Os animais utilizados nesse processo pertencem respectivamente ao filo e à classe:
(   ) Moluscos e gastrópodes
(   ) Moluscos e cefalópodes
(   ) Moluscos e bivalves
(   ) Artrópodes e insetos
(   ) Artrópodes e  crustáceos
17-O Filo Nematoda, anteriormente chamado de Filo Aschelminthes, inclui animais que apresentam um corpo cilíndrico, alongado e com as extremidades afiladas. Marque a alternativa que indica corretamente duas outras características dos nematódeos.
a) Triblásticos e deuterostômios.
b) Protostômios e celomados.
c) Triblásticos e pseudocelomados.
d) Celomados e triblásticos.
e) Pseudocelomados e deuterostômios.
18-Popularmente os nematódeos são conhecidos como parasitas que causam doenças. Entretanto, nesse filo são encontradas espécies de vida livre. Marque a alternativa que indica corretamente somente nematódeos parasitas:
a) Ascaris lumbricoides e Enterobiusvermicularis.
b) Wuchereriabancrofti Taeniasaginata.
c) Ancylostomaduodenale e Trypanosoma cruzi.
d) Ancylostomaduodenale e Schistosoma mansoni.
e) Enterobiusvermicularis e Plasmodiumvivax.
19- Os animais apresentam as mais variadas formas de realizar trocas gasosas com o meio. Algumas espécies, como é caso do homem, realizam respiração pulmonar. Marque a alternativa que indica como é realizada a respiração dos nematódeos.
a) Pulmonar.
b) Cutânea.
c) Traqueal.
d) Branquial.
20-Nematódeos são animais vermiformes de vida livre ou parasitária, encontrados em plantas e animais, inclusive no homem. Sobre as características presentes em nematódeos, considere as afirmativas a seguir.
I. Corpo não segmentado coberto por cutícula;
II. Trato digestório completo;
III. Órgãos especializados para circulação;
IV. Pseudoceloma.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
21-Ao abrir o envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha leu:
“Positivo para ovos de Ascaris lumbricoides”.
Qual das medidas preventivas de doenças parasitárias, relacionadas a seguir, não deve ter sido observada por Jequinha na sua vida diária?
a) Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés.
b) Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida.
c) Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições.
d) Colocar telas nas janelas para impedir a entrada do mosquito Culex.
e) Não nadar em lagoas que tenham o caramujo Biomphalaria.
22- Nas receitas de pães, o fermento biológico deve ser adicionado a um líquido morno, que pode ser
água ou leite. Essa temperatura facilita o desempenho dos micro-organismos presentes no fermento
conhecidos como_______________________ que realizam o processo de ___________________
e liberam _____________________ responsável pelo crescimento da massa, além de produzirem
_________________________ durante a realização desse processo.
As palavras que completam corretamente essas lacunas são, respectivamente,
A) bactérias, fermentação lática, oxigênio, ácido lático.
B) bactérias, respiração celular, gás carbônico, ácido pirúvico.
C) fungos, fermentação acética, oxigênio, ácido acético.
D) fungos, fermentação alcoólica, gás carbônico, álcool etílico.
23-A decomposição de restos de plantas e animais forma o húmus, camada superior do solo, rica em
nutrientes. O processo de decomposição ocorre devido à ação de seres vivos presentes no solo
denominados
A) bactérias e fungos.
B) cianobactérias e vírus.
C) eucariontes e autótrofos.
D) vírus e protozoários.

24- É comum na agricultura a adição de húmus a um solo pouco produtivo, uma vez que esse composto traz muitos benefícios, tais como: retém a umidade do solo por mais tempo, funciona como reservatório fixo de nitrogênio, promove a liberação de nutrientes lentamente, além de impedir a compactação de solos argilosos e promover a agregação de solos arenosos.
O húmus é um componente do solo e é formado a partir da
A) decomposição de restos orgânicos pelos micro-organismos do solo.
B) fragmentação da rocha em decorrência de elevadas temperaturas.
C) mistura da água de chuva com os minerais provenientes da rocha.
D) transformação dos minerais primários em minerais secundários.

25- Quando pensamos em bactérias e fungos, na maioria das vezes os associamos a doenças. Não é mesmo? Contudo tem grupos desses microrganismos que nos auxiliam no nosso dia a dia. Por exemplo, o pão e o iogurte são produzidos graças aos
A) protozoários (ameba) e bactérias (os lactobacilos).
B) fungos (as leveduras) e bactérias (os lactobacilos).
C) fungos (as leveduras) e protozoários (o tripanossoma).
D) bactérias (os lactobacilos) e insetos (o Aedes aegypti).

26-Um médico, apos observar várias vesículas brancas na mucosa dos lábios de um bebê, diagnosticou a doença como sapinho. À mãe do bebê, tranquilizando-a, corretamente informou tratar-se de uma doença causada por:
a) vírus.
b) fungos.
c) protozoários.
d) bactérias.

27- Procure no caça-palavras os seguintes termos relacionados aos fungos:

QUITINA                LEVEDO                    BOLOR                    HIFAS                MICÉLIO                     MICOSE                  MUTUALISMO          LÍQUEN             FERMENTAÇÃO                   CONTROLE BIOLÓGICO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikDW5Hm_KBsG1culnLA8vn2PphyU9EdtR3HtNQgaOJS26oF5mkPKHcAFwkPsbwukDPaLfIefFYKzDVzmx-Fnerdod2-Y2y32ugBlM6f5QNdY_QJCoZ-JMCxhPhjXd3r8xZUwkPN3tUKlBD/s400/Sem+t%25C3%25ADtulo.png36.png

28- A que grupo ou reino cada organismo da figura abaixo pertence?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZ4YT2gZVo106hwFptyU2_LSa7K6cSLSslJNGIUhiV9ar5esv71R4QeGmP_WVyBg0oJOWJkU9qH5Yup6OXDiTB1iLlPVKa55siZ6hoodtNLHctd6EH_iBkomyDzncqBWHXOGzJ-8TXb1z0/s320/Sem+t%25C3%25ADtulo.png36.png69.png
29- Explique o que é candidíase?
30- O que são esporos?
31- Em que os fungos são diferentes dos vegetais?
32- De que é formado o corpo dos fungos?
33- De que se alimenta os fungos?
34- Dê exemplo de fungo unicelular e cite sua importância?
35- Todos os cogumelos são comestíveis? Justifique.
36- Dê exemplos de bebidas produzidas por fermentação alcoólica.


8°ANO
Na respiração celular, as células de nosso corpo produzem energia. Com base nesta informação responda:

1-    Em qual organela celular ocorrea maior parte das etapas de uma reação química?

(   ) Lisossomo
(   ) Ribossomo
(   ) Complexo Golgiense
(   ) Mitocôndria
2-    Marque a opção correspondente ao esquema respectivo de uma reação química celular:

(   ) Glicose, oxigênio, energia, gás carbônico.
(   ) Oxigenio, glicose, energia, agua.
(   ) Agua, oxigênio, energia, glicose.
(   ) Glicose, oxigênio, agua, energia, gas carbônico.

3-    A absorção do oxigênio do ar acontece em qual organela celular?
(   ) Pulmão
(   ) Brônquios
(   ) Bronquíolos
(   ) Alvéolos pulmonares
4-    A respiração é, sem duvida, um processo vital que se inicia com a captação do oxigênio do ambiente. Sobre o sistema respiratório, relacione as colunas:
( a) Epiglote
( b) Bronquios
( c) Alvéolos Pulmonares
( d) Faringe
( e) Traquéia

(   ) Órgão comum aos sistemas aos sistemas respiratório e digestório.
(   ) lâmina cartilaginosa que impede a passagem do alimento para o sistema respiratório.
(   ) Órgão anelado em forma de tubo.
(   ) Bifurcação da traquéia.
(   )  estruturas em que ocorre a troca de oxigênio por dióxido de carbono.

5-    A maior quantidade de água no corpo humano é encontrada:
(   ) No plama
(   ) Nos leucócitos
(   ) Na bexiga
(   ) Nas células

6-    Descreva o termo Hemodiálise:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-    Assinale G para as afirmações referentes a grande circulação e P para as afirmativas referentes a pequena circulação:
(   ) Traz o sangue arterial para o coração
(   ) Leva o sangue arterial para o corpo e traz o sangue venoso para o coração
(   ) É chamada de circulação pulmonar
(   ) leva o sangue venoso para os pulmões

8-    Assinale V para verdadeiro e F para falso:
(   ) Os vasos sanguíneos  microscópicos que se espalham por todo corpo são chamados de capilares.
(   ) O  som dos batimentos cardíacos é produzido pelo movimento chamado de hematose.
(   )  O depósito de gordura nas artérias é chamada de hipertensão.

9-    Descreva Hematose:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Descreva por meio de uma síntese o processo de excreção.( mínimo 15 linhas)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


11- A importância da digestão para o nosso corpo é:
a) (     ) desenvolver nosso organismo.
b) (     ) ativar as glândulas anexas.
c) (     ) transformar os alimentos em nutrientes e absorvê-lo.
d) (     ) transformar os nutrientes em alimentos para o corpo.
12-   Os órgãos do nosso sistema digestório podem ser divididos em:
a) (     ) estruturas anexas e tudo digestório.
b) (     ) tubo digestório e estruturas isoladas.
c) (     ) glândulas anexas e estômago.
d) (     ) intestino delgado e intestino grosso.
13-  As glândulas anexas ao tubo digestório são:
a) (     ) glândulas salivares, fígado e estômago.
b) (     ) glândulas salivares, pâncreas e esôfago.
c) (     ) glândulas salivares, pâncreas e o fígado.
d) (     ) boca, faringe e esôfago
14-  O tubo digestório começa:
a) (     ) nas glândulas salivares.
b) (     ) na boca.
c) (     ) no esôfago.
d) (     ) no estômago.
15-  O esôfago está situado:
a) (     ) entre o estômago e o intestino delgado.
b) (     ) entre o pâncreas e o estômago.
c) (     ) entre a boca e o estômago.
d) (     ) entre o intestino grosso e o delgado
16-  O que são movimentos peristálticos?
17-  Relacione as informações de acordo com as letras dos órgãos identificados a esquerda:
( a ) Faringe
( b ) Esôfago                                      
( c ) Estômago                                   
( d ) Intestino delgado
( e ) Intestino grosso                       .
( f ) Boca

(     ) Tubo de aproximadamente 3 metros enrolado no abdômen.

(     ) Recebe os alimentos vindos do esôfago.
(     ) Contém os restos de alimentos que serão eliminados na forma de fezes.
(     ) Órgão que leva o alimento da boca ao esôfago.
(     ) Conduz os alimentos da faringe até o estômago.
(     ) Onde ocorrem os processos de mastigar, triturar e moer os alimentos
18-  Observe a figura abaixo e complete os nomes dos órgãos que estão faltando.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHAPha5Cw9C0bvfzPDmzIiuo1ayPOUPVeyYhxeBTj9WsqlyyR58kKAHaelGg4yJiXOaO-a1Un4Hsy6JNN9rdGMb4vc3xyOgramrdkWxwyqUEuJFc_0WUg38UTsD3YDp7a63re7h-RERJdT/s400/Sistema+Digest%C3%B3rio.JPG

19-O sistema respiratório possui como função principal permitir a entrada de oxigênio no nosso corpo e a saída de gás carbônico. A respeito desse sistema, marque a alternativa que indica corretamente o nome das estruturas indicadas pelo número 1, 2 e 3 na figura a seguir:
Esquema das vias respiratórias
Esquema das vias respiratórias
a) 1- laringe; 2- traqueia; 3- pulmões.
b) 1- traqueia; 2- pulmão; 3- alvéolos.
c) 1- traqueia; 2- brônquio; 3- pulmões.
d) 1- brônquio; 2- bronquíolo; 3- alvéolos.
e) 1- traqueia; 2- brônquio; 3- alvéolos.

20- Sabemos que o ato de respirar é composto pelos movimentos de inspiração e de expiração, que coordenam a entrada e a saída de ar das vias respiratórias. Marque a alternativa que indica corretamente o que acontece com os músculos intercostais e com o diafragma no momento da inspiração.
a) Músculos intercostais contraem-se e o diafragma relaxa.
b) Músculos intercostais relaxam e o diafragma contrai.
c) Músculos intercostais e o diafragma relaxam.
d) Músculos intercostais e o diafragma contraem.

21-Os pulmões são órgãos esponjosos, formados por milhões de alvéolospulmonares, que são os locais onde ocorre o processo de hematose. Esse órgão é revestido por uma membrana que recebe o nome de:
a) diafragma.
b) pericárdio.
c) peritôneo.
d) pleura.

22- As trocas gasosas no pulmão humano, em condições normais, ocorrem:
a) nos alvéolos.
b) nos bronquíolos.
c) nos brônquios.
d) na traqueia.
e) na laringe.


23- Durante a respiração, quando o diafragma se contrai e desce, o volume da caixa torácica aumenta, por conseguinte a pressão intrapulmonar:
a) diminui e facilita a entrada de ar.
b) aumenta e facilita a entrada de ar.
c) diminui e dificulta a entrada de ar.
d) aumenta e dificulta a entrada de ar.
e) aumenta e expulsa o ar dos pulmões.

24- Analise o esquema:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrvxdQnlMQR9CRHkIh3UjvVBHftoMRz-mrB0cF-t18QEY0Ah5lM3MjfAB7wrDExHEAH_QMOu9vDv3ukUX_KXrXMu3ec3zmJ8BdGhYEC6FG2ZXdCTMXbwGsIRjMiPhEtWvRKGII_dwYFpQ/s1600/sistema+renal.png

Identifica-se pelas letras B e D as partes:
a) Rim e uretra.
b) Ureter e bexiga.
c) Bexiga e ureter.
d) Ureter e uretra.

25-Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzHFriqS_7GKRVoTmN5DV7h-yUCTXT6Bq3yhdPy1jmGfvviYu_SdvDnfkLJ8TF8frlnRcWR8F6O1xBk-ZmUpAXJupoWOu8uZAUobF6GXPStRkqNdhxT0pQsM_hI_P8cZpT8hK2upv6kuo/s1600/sitema+2.png

a) Qual o nome das estruturas indicadas por 1, 2, 3 e 4?
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

b) Em que parte o sangue é filtrado?
_____________________________________

c) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?
_____________________________________

d) O sistema urinário também pode ser atacado por germes, que provocam nefrite infecção:
1) nos rins.
2) na uretra.
3) na bexiga.
4) nos ureteres.

26- As unidades filtradoras do sistema urinário são chamadas de:
a) bexiga;
b) néfrons;
c) ureter;
d) bacinete.

27-Quais dessas substâncias não fazem parte da urina?
a) Sais minerais.
b) Água.
c) Glicose.
d) Uréia.

27-Relacione as letras das setas com a função das estruturas do sistema excretor.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZI4KAxz8lU8czze8IBkEGNZc5NVRhbSysRK-TfrN8aadl7_-uSM-mGdurLojGjFko3v6cucbNfDszZqyXR6nyWxTvKTR8-bJRaqrStuKHntxuGIXhKQvHYB2LzPgHoJD-OvsTfnRo2W4/s320/Sem+t%25C3%25ADtulo.jpgaaaa.jpg
( ) recolhe a urina produzida, encaminhando-a para a bexiga;
( ) leva até os rins o sangue a ser filtrado;
( ) filtra o sangue e produz a urina;
( ) leva para a circulação o sangue filtrado nos rins;
( ) conduz a urina para o exterior;
( ) acumula a urina até sua eliminação;
A relação correta de cima para baixo é:
a) b, e, a, f, d, c.
b) e, b, a, c, f, d.
c) b, e, f, c, d, a
d) f, c, a, d, b, e

29- Na hemodiálise, o sangue do doente é filtrado para retirar as impurezas e substâncias tóxicas nele acumuladas. Esse processo clínico substitui a função do:
a) coração.
b) pulmão.
c) fígado.
d) rim.

30- Aproximadamente, quantos néfronsexiste em cada um dos rins?

a) 1 milhão
b) 5 milhões
c) 200
d) 500 mil


9°ANO
1-    Descreva o modelo atômico de Dalton. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-    Descreva o modelo atômico de Thonson.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-    Descreva o modelo atômico de Bohr. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-    Descreva o modelo atômico de Rutherford. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-    Transforme os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)    38°C em °F
b)    70°C em °F
c)    45°C em °F
d)    90°C em °F
e)    135°C em °F

6-    Transforme os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)    38°k em °F
b)    70°k em °F
c)    45°k em °F
d)    90°k em °F
e)    135°k em °F
7-    Transforme os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)    38°C em °k
b)    70°C em °k
c)    45°C em °k
d)    90°C em °k
e)    135°C em k
8-    Transforme os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)    38°F em °C
b)    70°F em °C
c)    45°F em °C
d)    90° F em °C
e)    135°F em °C

9-    Transforme os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)    38°F em °K
b)    70°F em °K
c)    45°F em °K
d)    90°F em °K
e)    135°F em °K
10- Transforme os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)    138°C em °k
b)    170°C em °k
c)    245°C em °k
d)    290°C em °k
e)    335°C em °k
11- NA tabela a seguir, temos os valores das temperaturas dos pontos de fusão e de ebulição do oxigênio, do fenol e do pentano. Quais seriam esses valores na escala kelvin?
http://s2.static.brasilescola.com/img/2012/08/ponto-de-fusao-e-ebulicao.jpg
12- Maria usou um livro de receitas para fazer um bolo de fubá. Mas, ao fazer a tradução do livro do inglês para o português, a temperatura permaneceu em Fahrenheit (ºF). A receita disse que o bolo deve ser levado ao forno a 392 ºF e permanecer nessa temperatura por 30 minutos. Qual é a temperatura em graus Celsius que Maria deve deixar o forno para não errar a receita?


13-Lorde Kelvin verificou experimentalmente que, quando um gás é resfriado de 0ºC para -1 ºC, por exemplo, ele perde uma fração de sua pressão igual a 1/273,15. Raciocinou então que na temperatura de -273,15 ºC a pressão do gás se tornaria nula, ou seja, a energia cinética das partículas do gás seria igual a zero. Kelvin denominou a temperatura de -273,15 ºC de zero absoluto.
Identifique a alternativa em que a conversão de unidades é incorreta:
a)      0ºC é igual a 273,15 K.
b)      -100 ºC é igual a 173,15 K.
c)       26,85 K é igual a 300 ºC.
d)      500 k é igual a 226,85 ºC.
e)      300 k é igual a 26,85 ºC.
14- Existem duas escalas termométricas que só admitem temperaturas positivas. São elas:
a) Celsius e Fahrenheit.
b) Fahrenheit e Kelvin.
c) Kelvin e Rankine.
d) Rankine e Reaumur.
e) Reaumur e Celsius.
15- O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima
temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60ºC. Qual o valor desta diferença na escala Fahrenheit?
a) 33ºF
b) 60ºF
c) 92
ºF
d) 108ºF
e) 140ºF
16- Um termômetro foi graduado segundo uma escala arbitrária X, de tal forma que as temperaturas 10ºX e 80ºX correspondem a 0ºC e 100ºC, respectivamente. A temperatura em X que corresponde a 50ºC é:
a) 40ºX
b) 45ºX
c) 50ºX
d) 55ºX
e) 60ºX
17-Uma escala termométrica E adota os valores –10ºE para o ponto de gelo e 240ºE para o ponto de vapor. Qual a indicação que na escala E corresponde a 30ºC?
a) 55ºE
b) 65ºE
c) 66ºE
d) 54ºE
e) 38ºE
18- Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e é levado inconsciente a um hospital. Após recuperar os sentidos, sem saber em que local estava, é informado de que a temperatura de seu corpo atingira 104 graus, mas que já “caíra” de 5,4 graus. Passado o susto, percebeu que a escala termométrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma, na escala Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de:
a) 1,8ºC
b) 3,0ºC
c) 5,4ºC
d) 6,0ºC
e) 10,8ºC
19-Ao utilizar um termômetro de mercúrio para medir a temperatura de uma pessoa, um médico percebeu que a escala do instrumento estava apagada entre os valores 36,5ºC  40ºC. Para saber a temperatura do paciente, o medico mediu o comprimento da escala do instrumento (de 35ºC a 45°C), encontrando 5,0cm. Em seguida mediu a altura da coluna de mercúrio correspondente à temperatura da pessoa, encontrando 1,5cm. Qual a temperatura determinada pelo médico?
a) 18ºC
b) 26ºC
c) 24ºC
d) 30ºC
e) 38ºC
20- A escala de temperatura Fahrenheit foi inventada pelo cientista alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686 – 1736). Ele teria usado para 0°F a temperatura do dia mais frio de 1727, na Islândia, marcada por um amigo e para 100°F a temperatura do corpo da sua esposa, num determinado dia. Se isso é verdade, então:
 a) no ano de 1727, na Islândia, a temperatura atingiu marcas inferiores a -20°C;
b) no ano de 1727, na Islândia, a temperatura não atingiu marcas inferiores a -10°C;
c) nesse dia, a sua esposa estava com febre;
d) nesse dia, a sua esposa estava com a temperatura inferior à normal (37°C);
e) é impossível, pois 100°F corresponde a uma temperatura superior à máxima possível para o ser humano.
21- Ao nível do mar, mediante os termômetros, um graduado da escala Celsius e outro na escala Fahrenheit, determinamos a temperatura de certa massa de água líquida. A diferença entre as leituras dos dois termômetros é 100. A temperatura dessa massa de água na escala Kelvin é:
a) 85K
b) 108K
c) 273K
d) 358K
e) 438K
22- Certo dia, um viajante verificou que a temperatura local acusava X°F. Se a escala utilizada tivesse sido a Celsius, a leitura seria 52 unidades mais baixa. Essa temperatura é:
a) agradável
b) 50°C
c) 84°C
d) 100°C
e) acima de 100°C
23- O quíntuplo de uma certa indicação de temperatura registrada num termômetro graduado na escala Celsius excede em 6 unidades o dobro da correspondente indicação na escala Fahrenheit. Esta temperatura, medida na escala Kelvin, é de:
a) 50K
b) 223K
c) 273K
d) 300K
e) 323K  
 
24- Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis:
I- O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897).
II- O átomo é uma esfera maciça (1808).
III- O átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera (1911).

a) I - Dalton, II - Rutherford, III - Thomson.
b) I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford.
c) I - Dalton, II - Thomson, III - Rutherford.
d) I - Rutherford, II - Thomson, III - Dalton.
e) I - Thomson, II - Rutherford, III - Dalton.


25- Ao resumir as características de cada um dos sucessivos modelos do átomo de hidrogênio, um estudante elaborou o seguinte resumo:
a)    Modelo Atômico: Dalton
b)    Características: Átomos maciços e indivisíveis.
c)    Modelo Atômico: Thomson
d)    Características: elétron, de carga negativa, incrustado em uma esfera de carga positiva. A carga positiva está distribuída, homogeneamente, por toda a esfera.
e)    Modelo Atômico: Rutherford
f)     Características: elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Não há restrição quanto aos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron.
g)    Modelo Atômico: Bohr
h)    Características: elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Apenas certos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron são possíveis.
O número de erros cometidos pelo estudante é:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
26- Assinale a alternativa que completa melhor os espaços apresentados na frase abaixo:
“O modelo de Rutherford propõe que o átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de carga elétrica ..., que seria equilibrado por …, de carga elétrica …, que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada ...”
a) neutra, prótons, positiva e núcleo.
b) positiva, elétrons, positiva, eletrosfera.
c) negativa, prótons, negativa, eletrosfera.
d) positiva, elétrons, negativa, eletrosfera.
e) negativa, prótons, negativa, núcleo.


27- Em relação ao modelo atômico de Rutherford, julgue os itens a seguir como verdadeiros ou falsos:
a) Esse modelo baseia-se em experimentos com eletrólise de soluções de sais de ouro.
b) Ele apresenta a matéria constituída por elétrons em contato direto com os prótons.
c) O modelo foi elaborado a partir de experimentos em que uma fina lâmina de ouro era bombardeada com partículas α.
d) Segundo esse modelo, só é permitido ao elétron ocupar níveis energéticos nos quais ele se apresenta com valores de energia múltiplos inteiros de um fóton.
e) Esse modelo é semelhante a um sistema planetário, em que os elétrons distribuem-se ao redor do núcleo, assim como os planetas em torno do Sol.



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