6°
ANO
LÍQUENS- MUTUALISMO- COMENSALISMO-
PARASITISMO- PREDATISMO
|
a)
Relação entre espécies diferentes na qual o benefício de uma implica caça e
morte da outra.
___________________________________.
b) Relação harmônica na qual uma espécie beneficia e a outra não sofre nada.
___________________________________.
c) Organismo formado pela associação entre algas microscópicas e fungos.
___________________________________.
d) Associação benéfica obrigatória entre espécies distintas.
___________________________________.
e) Tipo de associação da qual a pulga e o carrapato são exemplos típicos.
___________________________________.
2) Assinale V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa:
a) ( ) O gafanhoto é um parasita de plantas.
b) ( ) O parasita retira alimento do hospedeiro.
c) ( ) A relação entre abelhas e flores é protocooperação.
d) ( ) Mutualismo é o tipo de relação entre o boi e as bactérias que vivem no seu estômago.
e) ( ) No predatismo, o predador caça e mata a presa, para se alimentar.
___________________________________.
b) Relação harmônica na qual uma espécie beneficia e a outra não sofre nada.
___________________________________.
c) Organismo formado pela associação entre algas microscópicas e fungos.
___________________________________.
d) Associação benéfica obrigatória entre espécies distintas.
___________________________________.
e) Tipo de associação da qual a pulga e o carrapato são exemplos típicos.
___________________________________.
2) Assinale V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa:
a) ( ) O gafanhoto é um parasita de plantas.
b) ( ) O parasita retira alimento do hospedeiro.
c) ( ) A relação entre abelhas e flores é protocooperação.
d) ( ) Mutualismo é o tipo de relação entre o boi e as bactérias que vivem no seu estômago.
e) ( ) No predatismo, o predador caça e mata a presa, para se alimentar.
3)
Relacione as duas colunas:
(a) predatismo ( ) caranguejo paguro e anêmona-do-mar
(b) parasitismo ( ) algas e fungos
(c) comensalismo ( ) pássaro e gafanhoto
(d) inquilinismo ( ) lombriga e ser humano
(e) mutualismo ( ) orquídeas e árvores
(f) protocooperação ( ) rêmora e tubarão
4) Assinale com x a alternativa correta:
a) Abelhas, carrapato e formigas são seres respectivamente:
( ) sociais, parasitas e predadores.
( ) parasitas, sociais e parasitas.
( ) sociais, parasitas e parasitas.
( ) predadores, sociais e parasitas.
b) A relação entre as epífitas como as bromélias, orquídeas e as árvores é de:
( ) sociedade.
( ) comensalismo.
( ) inquilinismo.
( ) parasitismo.
c) A relação entre gafanhotos e plantas é de:
( ) parasitismo.
( ) predação.
( ) protocooperação.
( ) mutualismo.
d) Entre a pulga e o cachorro existe uma relação de:
( ) mutualismo.
( ) comensalismo.
( ) inquilinismo.
( ) parasitismo.
5) Responda:
a) Por que as queimada provocam sério desequilíbrio nas florestas?
(a) predatismo ( ) caranguejo paguro e anêmona-do-mar
(b) parasitismo ( ) algas e fungos
(c) comensalismo ( ) pássaro e gafanhoto
(d) inquilinismo ( ) lombriga e ser humano
(e) mutualismo ( ) orquídeas e árvores
(f) protocooperação ( ) rêmora e tubarão
4) Assinale com x a alternativa correta:
a) Abelhas, carrapato e formigas são seres respectivamente:
( ) sociais, parasitas e predadores.
( ) parasitas, sociais e parasitas.
( ) sociais, parasitas e parasitas.
( ) predadores, sociais e parasitas.
b) A relação entre as epífitas como as bromélias, orquídeas e as árvores é de:
( ) sociedade.
( ) comensalismo.
( ) inquilinismo.
( ) parasitismo.
c) A relação entre gafanhotos e plantas é de:
( ) parasitismo.
( ) predação.
( ) protocooperação.
( ) mutualismo.
d) Entre a pulga e o cachorro existe uma relação de:
( ) mutualismo.
( ) comensalismo.
( ) inquilinismo.
( ) parasitismo.
5) Responda:
a) Por que as queimada provocam sério desequilíbrio nas florestas?
b) Qual a relação
existente entre as corujas que matam os ratos para se alimentar?
6- Gafanhotos são insetos que se alimentam de plantas, Se não
houvesse pássaros e outros consumidores de gafanhotos, a população desses
insetos aumentaria demais, ameaçando plantações
.
.
A relação entre gafanhotos e pássaros é de:
a) parasitismo.
b) predatismo.
c) protocooperação.
d) mutualismo.
7-Você
tem a seguir, de forma desordenada, as etapas de tratamento da água e o que
acontece em cada uma delas. Associe a coluna I e a coluna II corretamente:
Coluna I
a) cloração
b) decantação
c) floculação
d) filtração
e) captação
Coluna II
( ) Agrupar as partículas de sujeira em flocos maiores, que flutuam na água.
( ) Retirar a água, ainda impura, dos reservatórios naturais ou represas.
( ) Separação espontânea das partículas em suspensão na água, resultando na acumulação dessas no fundo dos tanques.
( ) Matar os microrganismos ainda existentes e prevenir o aparecimento de outros durante o transporte.
( ) Remoção de partículas muito pequenas, para clareamento da água.
8- A água de um certo rio é transparente e não tem cheiro. Ela pode conter micróbios?
9- As estações de tratamento de água não fervem a água para matar os microrganismos. Explique por quê?
10- O que é água potável?
Coluna I
a) cloração
b) decantação
c) floculação
d) filtração
e) captação
Coluna II
( ) Agrupar as partículas de sujeira em flocos maiores, que flutuam na água.
( ) Retirar a água, ainda impura, dos reservatórios naturais ou represas.
( ) Separação espontânea das partículas em suspensão na água, resultando na acumulação dessas no fundo dos tanques.
( ) Matar os microrganismos ainda existentes e prevenir o aparecimento de outros durante o transporte.
( ) Remoção de partículas muito pequenas, para clareamento da água.
8- A água de um certo rio é transparente e não tem cheiro. Ela pode conter micróbios?
9- As estações de tratamento de água não fervem a água para matar os microrganismos. Explique por quê?
10- O que é água potável?
11-O que é estação de tratamento de água?
12-Se a água que chega à nossa casa passa por um processo de tratamento, por que é necessário filtra-la?
.
13-Cite três fonte poluidoras da água.
14-Quais são
as características da água potável?
15- DESCREVA
cada uma das mudanças de estados físicos da água.
16-
Observe o esquema abaixo, referente às mudanças de estado físico da água.
Identifique
as mudanças indicadas pelas setas 1, 2, 3, 4.
1_____________________________________________
2_____________________________________________
3_____________________________________________
4_____________________________________________
17- Identifique as mudanças de estado físico que ocorrem nas seguintes situações abaixo.
A) água da torneira no congelador.
B) vapor de água subindo e formando nuvens.
C) picolé derretendo
D) roupa molhada estendida secando no varal
18-Durante a noite, principalmente em noites frias, o vapor de água do ar entra em contato com superfícies frias, como as folhas das árvores, as pétalas de flores, a lataria e os vidros dos automóveis. e outros. Então, ali, o vapor de água sofre ( A ) e forma gotículas de água líquida chamada de orvalho. A mudança de estado físico que substitui a letra A é:
A) solidificação.
B) sublimação.
C) condensação.
D) fusão.
1_____________________________________________
2_____________________________________________
3_____________________________________________
4_____________________________________________
17- Identifique as mudanças de estado físico que ocorrem nas seguintes situações abaixo.
A) água da torneira no congelador.
B) vapor de água subindo e formando nuvens.
C) picolé derretendo
D) roupa molhada estendida secando no varal
18-Durante a noite, principalmente em noites frias, o vapor de água do ar entra em contato com superfícies frias, como as folhas das árvores, as pétalas de flores, a lataria e os vidros dos automóveis. e outros. Então, ali, o vapor de água sofre ( A ) e forma gotículas de água líquida chamada de orvalho. A mudança de estado físico que substitui a letra A é:
A) solidificação.
B) sublimação.
C) condensação.
D) fusão.
19- O estado físico da água e de qualquer outra substância depende da organização de suas moléculas e de seus átomos. No estado sólido, as moléculas de água;
A) estão fortemente ligadas entre si;
B) não ficam tão próximas entre si;
C) movimentam-se intensamente;
D) movimentam-se totalmente desordenadas, chocando-se;
20- O estado físico da água e de qualquer outra substância depende da organização de suas moléculas e de seus átomos. No estado liquido, as moléculas de água:
A) apresentam grande distâncias umas das outras;
B) vibram em posições fixas;
C) movimentam-se deslizando umas sobre as outras;
D) estão fortemente ligadas entre si;
21- De que forma as plantas e os animais participam do ciclo da água na natureza?
22-“Segundo
fontes do Ministério das Cidades de 2004, menos de 50% da população brasileira
tem o saneamento básico satisfatório, sendo que a maioria dos locais atendidos
com este serviço está nas grandes cidades do país.” Carlos Amâncio – Jornal
Inverta. Quando um local não possui saneamento básico, a população necessita
destinar seus esgotos de forma mais rudimentar, como mostra a figura abaixo:
Marque a opção que corresponde corretamente com a forma de destinação do esgoto e os números I e II.
(A) Trata-se de uma fossa seca, onde I é a fossa para líquido e II para sólidos.
(B) Trata-se de uma destinação direta para o lençol freático.
(C) Trata-se de uma fossa séptica, onde I é a fossa e II é o sumidouro.
(D) Trata-se de uma fossa séptica, onde I é o sumidouro e II é a fossa.
(E) Trata-se de uma ETE, sem o processo de biodigestão.
23- Em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) o lodo de matéria orgânica que se deposita no undo do tanque de decantação pode ser encaminhado para um equipamento que produz gás metano, que pode ser usado como combustível. Qual o nome deste equipamento?
(A) Biodigestor.
(B) Incinerador.
(C) Queimador.
(D) ETA.
24- O 'Aedes aegypti' é vetor transmissor da dengue. Uma pesquisa feita em São Luís - MA, de 2000 a 2002, mapeou os tipos de reservatório onde esse mosquito era encontrado. A tabela adiante mostra parte dos dados coletados nessa pesquisa.
De acordo com essa pesquisa, o alvo inicial para a redução mais rápida dos focos do mosquito vetor da dengue nesse município deveria ser constituído por:
(A) Pneus e caixas d’água.
(B) Tambores, tanques e depósitos de barro.
(C) Vasos de plantas, poços e cisternas.
(D) Materiais de construção e peças de carro.
25- O ciclo da água está representado pelo esquema abaixo. Qual é o número no esquema que
representa o processo de condensação?
(A)
1
(B) 2
(C) 3
(D) 1 e 2
26- “Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, aproximadamente 97% são de água salgada (mares e oceanos), 2,4% formam geleiras inacessíveis e apenas 0,6% corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável tornar-se-à um bem extremamente raro e caro”.
(B) 2
(C) 3
(D) 1 e 2
26- “Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, aproximadamente 97% são de água salgada (mares e oceanos), 2,4% formam geleiras inacessíveis e apenas 0,6% corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável tornar-se-à um bem extremamente raro e caro”.
Autores: MORAES, D. S. L; JORDÃO,
B.Q. Livro: Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a
saúde humana. Saúde Pública, São
Paulo, v. 36, n. 3 Jun. 2002 (adaptado).
Considerando
o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente e a água doce
seria.
(A) fazer uso exclusivo da água subterrânea, pois ela pouco interfere na quantidade de água dos rios.
(B) desviar a água dos mares para os rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de água doce nos pontos de captação.
(C) promover a adaptação das populações humanas ao consumo da água do mar, diminuindo assim a demanda sobre a água doce.
(D) reduzir a poluição e a exploração dos recursos naturais, melhorar o uso da água potável e aumentar captação da água da chuva.
(E) realizar a descarga dos resíduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a não afetar a água doce disponível.
27- Às vezes, quando está frio, logo de manhã vemos que muitas folhas, flores, carros, vidraças e outros objetos que estão no ar livre ficam cobertos de gotas de água, sem que tenha chovido: é o orvalho. O orvalho se forma quando o vapor de água presente no ar se condensa ao entrar em contato com superfícies que estão mais frias que o ar. Se a temperatura estiver muito baixa, a água pode congelar sobre as superfícies frias, formando uma camada de gelo: é a geada, que pode causar prejuízos às plantações, já que o frio pode destruir folhas e frutos. A mudança de fase que ocorre na formação da geada chama-se:
(A) Ebulição.
(B) Fusão.
(C) Solidificação.
(D) Evaporação.
28- Todos os seres vivos participam de alguma forma do ciclo da água. Uma das formas com que os animais liberam água para o ambiente é através do processo de:
(A) Precipitação.
(B) Absorção.
(C) excreção.
(D) Ingestão.
29- A cólera é uma doença que pode ser contraída quando ingerimos alimentos e água contaminados, podendo desta forma, provocar forte diarréia, com fezes líquidas e esbranquiçadas.
Marque a opção abaixo que NÃO corresponde a uma forma de prevenção contra esta doença.
(A) Usar sempre água fervida ou esterilizada com produtos a base de cloro.
(B) Lavar bem os legumes e frutas antes de ingeri-los crus.
(C) Saneamento básico.
(D) Destinar todo o lixo sólido para usinas de compostagem.
(E) Lavar bem as mãos antes de preparar ou consumir alimentos.
30- Considere o esquema abaixo que mostra as etapas de tratamento da água na Companhia
de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP:
(A) fazer uso exclusivo da água subterrânea, pois ela pouco interfere na quantidade de água dos rios.
(B) desviar a água dos mares para os rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de água doce nos pontos de captação.
(C) promover a adaptação das populações humanas ao consumo da água do mar, diminuindo assim a demanda sobre a água doce.
(D) reduzir a poluição e a exploração dos recursos naturais, melhorar o uso da água potável e aumentar captação da água da chuva.
(E) realizar a descarga dos resíduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a não afetar a água doce disponível.
27- Às vezes, quando está frio, logo de manhã vemos que muitas folhas, flores, carros, vidraças e outros objetos que estão no ar livre ficam cobertos de gotas de água, sem que tenha chovido: é o orvalho. O orvalho se forma quando o vapor de água presente no ar se condensa ao entrar em contato com superfícies que estão mais frias que o ar. Se a temperatura estiver muito baixa, a água pode congelar sobre as superfícies frias, formando uma camada de gelo: é a geada, que pode causar prejuízos às plantações, já que o frio pode destruir folhas e frutos. A mudança de fase que ocorre na formação da geada chama-se:
(A) Ebulição.
(B) Fusão.
(C) Solidificação.
(D) Evaporação.
28- Todos os seres vivos participam de alguma forma do ciclo da água. Uma das formas com que os animais liberam água para o ambiente é através do processo de:
(A) Precipitação.
(B) Absorção.
(C) excreção.
(D) Ingestão.
29- A cólera é uma doença que pode ser contraída quando ingerimos alimentos e água contaminados, podendo desta forma, provocar forte diarréia, com fezes líquidas e esbranquiçadas.
Marque a opção abaixo que NÃO corresponde a uma forma de prevenção contra esta doença.
(A) Usar sempre água fervida ou esterilizada com produtos a base de cloro.
(B) Lavar bem os legumes e frutas antes de ingeri-los crus.
(C) Saneamento básico.
(D) Destinar todo o lixo sólido para usinas de compostagem.
(E) Lavar bem as mãos antes de preparar ou consumir alimentos.
30- Considere o esquema abaixo que mostra as etapas de tratamento da água na Companhia
de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP:
Na etapa 2, a adição de cal, nome vulgar do óxido de cálcio, tem o objetivo de:
(A) Corrigir a acidez para aumentar a eficiência no processo de floculação.
(B) Retirar as impurezas mais grossas.
(C) Filtrar a água no final do processo.
(D) Adicionar flúor para melhor saúde bucal da população
(E) Aumentar a acidez para facilitar o próximo processo.
7° ANO
1-
Ao
abrir o envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha
leu “Positivo para ovos de Ascaris lumbricoides”. Qual das medidas
preventivas de doenças parasitárias relacionadas abaixo não deve ter sido
observada por Jequinha na sua vida diária.
a)
Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida.
b)
Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições.
c)
Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés.
d)
Colocar telas nas janelas para impedir a entrada do mosquito Culex.
e)
Não nadar em lagoas que tenham o caramujo Biomphalaria.
2- A
elefantíase é uma verminose provocada por um nematódeo, e seu principal sintoma
é o inchaço de pés e pernas. Esse inchaço é provocado:
a)
Pelo acúmulo de vermes nos vasos linfáticos, impedindo a reabsorção de linfa,
que se acumula nos espaços intercelulares.
b)
Pelo entupimento de vasos sanguíneos, causado pela coagulação do sangue na
tentativa de expulsar os vermes.
c)
Pelo aumento no número de vermes nas células musculares das regiões infectadas.
d)
Pelo acúmulo de vermes nos capilares sanguíneos, dificultando o retorno do
sangue.
e)
Pela reação do sistema imunológico à presença dos vermes.
3- Nas frases
I e II, as lacunas ficariam preenchidas corretamente pela alternativa:
I.
A Wuchereriabrancofti, também denominada vulgarmente filaria, causa
no homem a ____________.
II.
A classe Cestoda é constituída por animais endoparasitas. Existem duas espécies
de tênias: a Taeniasolium, encontrada na carne de __________ e
a Taeniasaginata, encontrada na carne de ________.
a)
Enterobiose, boi, porco.
b)
Elefantíase, porco, boi.
c)
Enterobiose, porco, boi.
d)
Elefantíase, boi, porco.
e)
Ascariadiase, porco, boi.
4-Na tabela
abaixo, o sinal (+) indica a presença da característica, enquanto o sinal (-)
indica a ausência dessa característica. Observe atentamente a tabela e assinale
a alternativa que se aplica aos nematelmintos.
|
Sistema
digestivo
|
Sistema
circulatório
|
Sistema
respiratório
|
Sistema
excretor
|
Sistema
nervoso
|
a)
|
+
|
-
|
-
|
+
|
+
|
b)
|
-
|
+
|
-
|
-
|
+
|
c)
|
-
|
+
|
-
|
+
|
-
|
d)
|
-
|
-
|
+
|
-
|
+
|
e)
|
+
|
+
|
+
|
+
|
+
|
5- Assinale a
alternativa incorreta:
a)
Dentre as principais verminoses causadas por vermes nematelmintos podemos
citar: ascaridíase, ancilostomose, elefantíase, enterobiose e tricuríase.
b)
A doença chamada larva migrans cutânea, também conhecida como Bicho-geográfico,
é causada pelo verme Ancylostomabraziliensis eAncylostomacaninum,
nematódeos que parasitam o intestino de cães e gatos.
c)
A enterobiose, muito conhecida como filariose, é provocada peloEnterobiusvermicularis,
conhecido como oxiúro.
d)
Também chamada de ancilostomíase, amarelão ou opilação, a ancilostomose pode
ser causada por dois tipos de nematódeos com ciclos semelhantes.
e)
A ascaríase é transmitida ao homem através de água e alimentos contaminados.
6-Assinale a
alternativa em que constam exemplos das principais verminoses causadas por
platelmintos e nematelmintos respectivamente:
a)
Teníase e esquistossomose.
b)
Ancilostomose e filariose.
c)
Estrongiloidíase e tricuríase.
d)
Hidatidose e enterobíase.
e)
Larva migrans e ascaridíase.
7-Sobre os fungos, complete com V para verdadeiro e F
para falso:
( ) Existem somente exemplares pluricelulares.
( ) Os fungos tem grande importância
ecológica, pois são organismos purificadores de Ar.
( ) Todos os fungos tem reprodução sexuada,
contando com a presença de gametas.
( )Os fungos formam um reino a parte e possuem
características comuns as das plantas e às dos animais.
8-
Todos os seres vivos desempenham um papel importante na cadeia alimentar.
Explique qual é a importância dos fungos para manter o equilíbrio nos
ecossistemas.
8-
Explique por meio de um desenho a estrutura de um fungo.
9-Os
moluscos são animais invertebrados, organizados em três classes principais.
Identifique as classes a qual pertencem e complete com G para gastrópodes, B
para bivalve e C para cefalópodes.
( ) Lula ( ) Caramujo ( ) Caracol
( ) Lesma ( ) Polvo ( ) Mariscos
( ) Mexilhão ( ) Ostra ( ) Náutilo
10- Assinale as características relacionadas as
minhocas.
( ) Realizam reprodução assexuada.
( ) Possuem vasos sanguíneos.
( ) A locomoção é auxiliada pelo muco e pelas
cerdas.
( ) A respiração é realizada por pulmões
simples.
( ) Formam casulo em torno do clitelo após a
fecundação.
( ) fazem parte da classe dos poliquetos.
11- Complete o quadro com informações que permitem comparar
alguns artrópodes.
|
INSETOS
|
ARACNIDEOS
|
CRUSTÁCEOS
|
NUMERO DE
PERNAS
|
|
|
|
DIVISÃO DO
CORPO
|
|
|
|
QUELÍCERAS E
PEDIPALPOS
|
|
|
|
ANTENAS
|
|
|
|
ASAS
|
|
|
|
EXEMPLOS
|
|
|
|
12-
Com base no significado do nome dos invertebrados, complete o quadro com as características
principal do grupo.
ANIMAIS
INVERTEBRADOS
|
CARACTERISTICA
PRINCIPAL
|
PORIFERO
|
|
PLATELMINTO
|
|
NEMATODEOS
|
|
ANELIDEOS
|
|
ARTRÓPODE
|
|
MOLUSCO
|
|
EQUINODERMOS
|
|
13-
Complete as lacunas de acordo com a legenda
(
P ) platelminto ( N ) Nematódeos
( ) Vermes de corpo cilíndrico.
( ) Planaria.
( ) Vermes de corpo achatado.
( ) Esquistossomos.
( ) Possuem sistema digestório incompleto.
( ) Lombriga.
( ) Tem sistema digestório completo.
14-
De acordo com a legenda, enumere as opções:
GRUPO A Artrópodes com dois pares de antenas e respiração
branquial.
GRUPO B Artrópode com um par de antenas e três pares de
pernas.
( ) Borboleta
( ) Camarão
( ) Libélula
( ) Siri
( ) Formiga
( ) Besouro
15-Sobre
as PULGAS é correto afirmar:
( ) Elas pertencem ao filo dos artrópodes
( ) Suas pernas são articuladas
( ) Suas pernas não são articuladas
( ) fazem parte do grupo dos Hirudíneos
( ) São os únicos representantes terrestres
dos equinodermos
16-
A produção industrial de pérolas requer a introdução artificial de pequenas
partículas estranhas ao manto das ostras. Os animais são mantidos em cativeiro
por muitos anos até que pérolas sejam formadas.
Os
animais utilizados nesse processo pertencem respectivamente ao filo e à classe:
( ) Moluscos e gastrópodes
( ) Moluscos e cefalópodes
( ) Moluscos e bivalves
( ) Artrópodes e insetos
( ) Artrópodes e crustáceos
17-O Filo
Nematoda, anteriormente chamado de Filo Aschelminthes, inclui animais que
apresentam um corpo cilíndrico, alongado e com as extremidades afiladas. Marque
a alternativa que indica corretamente duas outras características dos
nematódeos.
a)
Triblásticos e deuterostômios.
b)
Protostômios e celomados.
c)
Triblásticos e pseudocelomados.
d) Celomados
e triblásticos.
e)
Pseudocelomados e deuterostômios.
18-Popularmente
os nematódeos são conhecidos como parasitas que causam doenças. Entretanto,
nesse filo são encontradas espécies de vida livre. Marque a alternativa que
indica corretamente somente nematódeos parasitas:
a) Ascaris
lumbricoides e Enterobiusvermicularis.
b) Wuchereriabancrofti e Taeniasaginata.
c) Ancylostomaduodenale e Trypanosoma
cruzi.
d) Ancylostomaduodenale e Schistosoma
mansoni.
e) Enterobiusvermicularis e Plasmodiumvivax.
19- Os
animais apresentam as mais variadas formas de realizar trocas gasosas com o
meio. Algumas espécies, como é caso do homem, realizam respiração pulmonar.
Marque a alternativa que indica como é realizada a respiração dos nematódeos.
a) Pulmonar.
b) Cutânea.
c) Traqueal.
d) Branquial.
20-Nematódeos
são animais vermiformes de vida livre ou parasitária, encontrados em plantas e
animais, inclusive no homem. Sobre as características presentes em nematódeos,
considere as afirmativas a seguir.
I. Corpo não
segmentado coberto por cutícula;
II. Trato
digestório completo;
III. Órgãos
especializados para circulação;
IV.
Pseudoceloma.
Estão
corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e
IV.
e) II, III e
IV.
21-Ao abrir o
envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha leu:
“Positivo
para ovos de Ascaris lumbricoides”.
Qual das
medidas preventivas de doenças parasitárias, relacionadas a seguir, não deve
ter sido observada por Jequinha na sua vida diária?
a) Andar
calçado para que a larva não penetre pelos pés.
b) Comer
carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida.
c) Lavar bem
as mãos e os alimentos antes das refeições.
d) Colocar
telas nas janelas para impedir a entrada do mosquito Culex.
e) Não nadar
em lagoas que tenham o caramujo Biomphalaria.
22- Nas
receitas de pães, o fermento biológico deve ser adicionado a um líquido morno,
que pode ser
água ou
leite. Essa temperatura facilita o desempenho dos micro-organismos presentes no
fermento
conhecidos
como_______________________ que realizam o processo de ___________________
e liberam
_____________________ responsável pelo crescimento da massa, além de produzirem
_________________________
durante a realização desse processo.
As palavras
que completam corretamente essas lacunas são, respectivamente,
A) bactérias,
fermentação lática, oxigênio, ácido lático.
B) bactérias,
respiração celular, gás carbônico, ácido pirúvico.
C) fungos,
fermentação acética, oxigênio, ácido acético.
D) fungos, fermentação
alcoólica, gás carbônico, álcool etílico.
23-A
decomposição de restos de plantas e animais forma o húmus, camada superior do
solo, rica em
nutrientes. O processo de decomposição ocorre devido à ação de seres vivos presentes no solo
denominados
A) bactérias e fungos.
B) cianobactérias e vírus.
C) eucariontes e autótrofos.
D) vírus e protozoários.
nutrientes. O processo de decomposição ocorre devido à ação de seres vivos presentes no solo
denominados
A) bactérias e fungos.
B) cianobactérias e vírus.
C) eucariontes e autótrofos.
D) vírus e protozoários.
24- É comum
na agricultura a adição de húmus a um solo pouco produtivo, uma vez que esse
composto traz muitos benefícios, tais como: retém a umidade do solo por
mais tempo, funciona como reservatório fixo de nitrogênio, promove a
liberação de nutrientes lentamente, além de impedir a compactação de
solos argilosos e promover a agregação de solos arenosos.
O húmus é um componente do solo e é formado a partir da
A) decomposição de restos orgânicos pelos micro-organismos do solo.
B) fragmentação da rocha em decorrência de elevadas temperaturas.
C) mistura da água de chuva com os minerais provenientes da rocha.
D) transformação dos minerais primários em minerais secundários.
O húmus é um componente do solo e é formado a partir da
A) decomposição de restos orgânicos pelos micro-organismos do solo.
B) fragmentação da rocha em decorrência de elevadas temperaturas.
C) mistura da água de chuva com os minerais provenientes da rocha.
D) transformação dos minerais primários em minerais secundários.
25- Quando
pensamos em bactérias e fungos, na maioria das vezes os associamos a doenças.
Não é mesmo? Contudo tem grupos desses microrganismos que nos auxiliam no nosso
dia a dia. Por exemplo, o pão e o iogurte são produzidos graças aos
A) protozoários (ameba) e bactérias (os lactobacilos).
B) fungos (as leveduras) e bactérias (os lactobacilos).
C) fungos (as leveduras) e protozoários (o tripanossoma).
D) bactérias (os lactobacilos) e insetos (o Aedes aegypti).
A) protozoários (ameba) e bactérias (os lactobacilos).
B) fungos (as leveduras) e bactérias (os lactobacilos).
C) fungos (as leveduras) e protozoários (o tripanossoma).
D) bactérias (os lactobacilos) e insetos (o Aedes aegypti).
26-Um médico, apos observar várias vesículas brancas na mucosa dos lábios de um bebê, diagnosticou a doença como sapinho. À mãe do bebê, tranquilizando-a, corretamente informou tratar-se de uma doença causada por:
a) vírus.
b) fungos.
c) protozoários.
d) bactérias.
27- Procure
no caça-palavras os seguintes termos relacionados aos fungos:
QUITINA
LEVEDO
BOLOR
HIFAS
MICÉLIO
MICOSE
MUTUALISMO
LÍQUEN
FERMENTAÇÃO
CONTROLE BIOLÓGICO
|
28- A que
grupo ou reino cada organismo da figura abaixo pertence?
29- Explique o que é candidíase?
30- O que são esporos?
31- Em que os fungos são diferentes dos vegetais?
32- De que é formado o corpo dos fungos?
33- De que se alimenta os fungos?
34- Dê exemplo de fungo unicelular e cite sua importância?
35- Todos os cogumelos são comestíveis? Justifique.
36- Dê exemplos de bebidas produzidas por fermentação alcoólica.
8°ANO
Na
respiração celular, as células de nosso corpo produzem energia. Com base nesta
informação responda:
1-
Em
qual organela celular ocorrea maior parte das etapas de uma reação química?
( ) Lisossomo
( ) Ribossomo
( ) Complexo Golgiense
( ) Mitocôndria
2-
Marque
a opção correspondente ao esquema respectivo de uma reação química celular:
( ) Glicose, oxigênio, energia, gás carbônico.
( ) Oxigenio, glicose, energia, agua.
( ) Agua, oxigênio, energia, glicose.
( ) Glicose, oxigênio, agua, energia, gas
carbônico.
3-
A
absorção do oxigênio do ar acontece em qual organela celular?
( ) Pulmão
( ) Brônquios
( ) Bronquíolos
( ) Alvéolos pulmonares
4-
A
respiração é, sem duvida, um processo vital que se inicia com a captação do
oxigênio do ambiente. Sobre o sistema respiratório, relacione as colunas:
( a) Epiglote
( b) Bronquios
( c) Alvéolos
Pulmonares
( d) Faringe
( e) Traquéia
( ) Órgão comum aos sistemas aos sistemas
respiratório e digestório.
( ) lâmina cartilaginosa que impede a passagem
do alimento para o sistema respiratório.
( ) Órgão anelado em forma de tubo.
( ) Bifurcação da traquéia.
( )
estruturas em que ocorre a troca de oxigênio por dióxido de carbono.
5-
A
maior quantidade de água no corpo humano é encontrada:
( ) No plama
( ) Nos leucócitos
( ) Na bexiga
( ) Nas células
6-
Descreva
o termo Hemodiálise:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-
Assinale
G para as afirmações referentes a grande circulação e P para as afirmativas
referentes a pequena circulação:
( ) Traz o sangue arterial para o coração
( ) Leva o sangue arterial para o corpo e traz
o sangue venoso para o coração
( ) É chamada de circulação pulmonar
( ) leva o sangue venoso para os pulmões
8-
Assinale
V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os vasos sanguíneos microscópicos que se espalham por todo corpo
são chamados de capilares.
( ) O
som dos batimentos cardíacos é produzido pelo movimento chamado de
hematose.
( ) O
depósito de gordura nas artérias é chamada de hipertensão.
9-
Descreva
Hematose:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10-
Descreva
por meio de uma síntese o processo de excreção.( mínimo 15 linhas)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11- A
importância da digestão para o nosso corpo é:
a) ( ) desenvolver nosso organismo.
b) ( ) ativar as glândulas anexas.
c) ( ) transformar os alimentos em nutrientes e absorvê-lo.
d) ( ) transformar os nutrientes em alimentos para o corpo.
a) ( ) desenvolver nosso organismo.
b) ( ) ativar as glândulas anexas.
c) ( ) transformar os alimentos em nutrientes e absorvê-lo.
d) ( ) transformar os nutrientes em alimentos para o corpo.
12- Os órgãos do nosso sistema digestório podem
ser divididos em:
a) ( ) estruturas anexas e tudo digestório.
b) ( ) tubo digestório e estruturas isoladas.
c) ( ) glândulas anexas e estômago.
d) ( ) intestino delgado e intestino grosso.
a) ( ) estruturas anexas e tudo digestório.
b) ( ) tubo digestório e estruturas isoladas.
c) ( ) glândulas anexas e estômago.
d) ( ) intestino delgado e intestino grosso.
13- As glândulas anexas ao tubo digestório são:
a) ( ) glândulas salivares, fígado e estômago.
b) ( ) glândulas salivares, pâncreas e esôfago.
c) ( ) glândulas salivares, pâncreas e o fígado.
d) ( ) boca, faringe e esôfago
a) ( ) glândulas salivares, fígado e estômago.
b) ( ) glândulas salivares, pâncreas e esôfago.
c) ( ) glândulas salivares, pâncreas e o fígado.
d) ( ) boca, faringe e esôfago
14- O tubo digestório começa:
a) ( ) nas glândulas salivares.
b) ( ) na boca.
c) ( ) no esôfago.
d) ( ) no estômago.
a) ( ) nas glândulas salivares.
b) ( ) na boca.
c) ( ) no esôfago.
d) ( ) no estômago.
15- O esôfago está situado:
a) ( ) entre o estômago e o intestino delgado.
b) ( ) entre o pâncreas e o estômago.
c) ( ) entre a boca e o estômago.
d) ( ) entre o intestino grosso e o delgado
a) ( ) entre o estômago e o intestino delgado.
b) ( ) entre o pâncreas e o estômago.
c) ( ) entre a boca e o estômago.
d) ( ) entre o intestino grosso e o delgado
16- O que são movimentos peristálticos?
17- Relacione as informações de acordo com as
letras dos órgãos identificados a esquerda:
( a ) Faringe
( b ) Esôfago
( c ) Estômago
( d ) Intestino delgado
( e ) Intestino grosso .
( f ) Boca
( ) Tubo de aproximadamente 3 metros enrolado no abdômen.
( ) Recebe os alimentos vindos do esôfago.
( ) Contém os restos de alimentos que serão eliminados na forma de fezes.
( ) Órgão que leva o alimento da boca ao esôfago.
( ) Conduz os alimentos da faringe até o estômago.
( ) Onde ocorrem os processos de mastigar, triturar e moer os alimentos
( a ) Faringe
( b ) Esôfago
( c ) Estômago
( d ) Intestino delgado
( e ) Intestino grosso .
( f ) Boca
( ) Tubo de aproximadamente 3 metros enrolado no abdômen.
( ) Recebe os alimentos vindos do esôfago.
( ) Contém os restos de alimentos que serão eliminados na forma de fezes.
( ) Órgão que leva o alimento da boca ao esôfago.
( ) Conduz os alimentos da faringe até o estômago.
( ) Onde ocorrem os processos de mastigar, triturar e moer os alimentos
18- Observe a figura abaixo e complete os nomes
dos órgãos que estão faltando.
19-O sistema
respiratório possui como função principal permitir a entrada de oxigênio no
nosso corpo e a saída de gás carbônico. A respeito desse sistema, marque a
alternativa que indica corretamente o nome das estruturas indicadas pelo número
1, 2 e 3 na figura a seguir:
Esquema das vias respiratórias
a) 1- laringe; 2- traqueia; 3- pulmões.
b) 1- traqueia; 2- pulmão; 3- alvéolos.
c) 1- traqueia; 2- brônquio; 3- pulmões.
d) 1- brônquio; 2- bronquíolo; 3- alvéolos.
e) 1- traqueia; 2- brônquio; 3- alvéolos.
20- Sabemos que o ato de respirar é composto pelos movimentos de
inspiração e de expiração, que coordenam a entrada e a saída de ar das vias
respiratórias. Marque a alternativa que indica corretamente o que acontece com
os músculos intercostais e com o diafragma no momento da inspiração.
a) Músculos intercostais contraem-se e o diafragma relaxa.
b) Músculos intercostais relaxam e o diafragma contrai.
c) Músculos intercostais e o diafragma relaxam.
d) Músculos intercostais e o diafragma contraem.
21-Os pulmões são órgãos esponjosos, formados por milhões de
alvéolospulmonares, que são os locais onde ocorre o processo de hematose. Esse
órgão é revestido por uma membrana que recebe o nome de:
a) diafragma.
b) pericárdio.
c) peritôneo.
d) pleura.
22- As trocas gasosas no pulmão humano, em condições normais, ocorrem:
a) nos alvéolos.
b) nos bronquíolos.
c) nos brônquios.
d) na traqueia.
e) na laringe.
23- Durante a respiração, quando o diafragma se contrai e desce, o
volume da caixa torácica aumenta, por conseguinte a pressão intrapulmonar:
a) diminui e facilita a entrada de ar.
b) aumenta e facilita a entrada de ar.
c) diminui e dificulta a entrada de ar.
d) aumenta e dificulta a entrada de ar.
e) aumenta e expulsa o ar dos pulmões.
24- Analise o esquema:
Identifica-se pelas letras B e D as partes:
a) Rim e uretra.
b) Ureter e bexiga.
c) Bexiga e ureter.
d) Ureter e uretra.
25-Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões.
a) Qual o nome das estruturas indicadas por 1, 2, 3 e 4?
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
b) Em que parte o sangue é filtrado?
_____________________________________
c) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?
_____________________________________
d) O sistema urinário também pode ser atacado por germes, que provocam nefrite infecção:
1) nos rins.
2) na uretra.
3) na bexiga.
4) nos ureteres.
26- As unidades filtradoras do sistema urinário são chamadas de:
a) bexiga;
b) néfrons;
c) ureter;
d) bacinete.
27-Quais dessas substâncias não fazem parte da urina?
a) Sais minerais.
b) Água.
c) Glicose.
d) Uréia.
27-Relacione as letras das setas com a função das estruturas do sistema
excretor.
( ) recolhe a urina produzida, encaminhando-a para a bexiga;
( ) leva até os rins o sangue a ser filtrado;
( ) filtra o sangue e produz a urina;
( ) leva para a circulação o sangue filtrado nos rins;
( ) conduz a urina para o exterior;
( ) acumula a urina até sua eliminação;
A relação correta de cima para baixo é:
a) b, e, a, f, d, c.
b) e, b, a, c, f, d.
c) b, e, f, c, d, a
d) f, c, a, d, b, e
29- Na hemodiálise, o sangue do doente é filtrado para retirar as impurezas e substâncias tóxicas nele acumuladas. Esse processo clínico substitui a função do:
a) coração.
b) pulmão.
c) fígado.
d) rim.
( ) filtra o sangue e produz a urina;
( ) leva para a circulação o sangue filtrado nos rins;
( ) conduz a urina para o exterior;
( ) acumula a urina até sua eliminação;
A relação correta de cima para baixo é:
a) b, e, a, f, d, c.
b) e, b, a, c, f, d.
c) b, e, f, c, d, a
d) f, c, a, d, b, e
29- Na hemodiálise, o sangue do doente é filtrado para retirar as impurezas e substâncias tóxicas nele acumuladas. Esse processo clínico substitui a função do:
a) coração.
b) pulmão.
c) fígado.
d) rim.
30- Aproximadamente, quantos néfronsexiste em cada um dos rins?
a) 1 milhão
b) 5 milhões
c) 200
d) 500 mil
9°ANO
1-
Descreva
o modelo atômico de Dalton. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-
Descreva
o modelo atômico de Thonson.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-
Descreva
o modelo atômico de Bohr.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-
Descreva
o modelo atômico de Rutherford.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-
Transforme
os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas
termométricas:
a)
38°C em
°F
b)
70°C em
°F
c)
45°C em
°F
d)
90°C em
°F
e)
135°C
em °F
6-
Transforme
os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas
termométricas:
a)
38°k em
°F
b)
70°k em
°F
c)
45°k em
°F
d)
90°k em
°F
e)
135°k
em °F
7-
Transforme
os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas
termométricas:
a)
38°C em
°k
b)
70°C em
°k
c)
45°C em
°k
d)
90°C em
°k
e)
135°C
em k
8-
Transforme
os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas
termométricas:
a)
38°F em
°C
b)
70°F em
°C
c)
45°F em
°C
d)
90° F
em °C
e)
135°F
em °C
9-
Transforme
os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas
termométricas:
a)
38°F em
°K
b)
70°F em
°K
c)
45°F em
°K
d)
90°F em
°K
e)
135°F
em °K
10- Transforme os seguintes dados de acordo com o
conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)
138°C
em °k
b)
170°C
em °k
c)
245°C
em °k
d)
290°C
em °k
e)
335°C
em °k
11- NA
tabela a seguir, temos os valores das temperaturas dos pontos de fusão e de
ebulição do oxigênio, do fenol e do pentano. Quais seriam esses valores na
escala kelvin?
12- Maria
usou um livro de receitas para fazer um bolo de fubá. Mas, ao fazer a tradução
do livro do inglês para o português, a temperatura permaneceu em Fahrenheit (ºF).
A receita disse que o bolo deve ser levado ao forno a 392 ºF e permanecer nessa
temperatura por 30 minutos. Qual é a temperatura em graus Celsius que Maria
deve deixar o forno para não errar a receita?
13-Lorde
Kelvin verificou experimentalmente que, quando um gás é resfriado de 0ºC para
-1 ºC, por exemplo, ele perde uma fração de sua pressão igual a 1/273,15.
Raciocinou então que na temperatura de -273,15 ºC a pressão do gás se tornaria
nula, ou seja, a energia cinética das partículas do gás seria igual a zero.
Kelvin denominou a temperatura de -273,15 ºC de zero absoluto.
Identifique a alternativa em que a conversão de unidades é
incorreta:
a) 0ºC é igual a
273,15 K.
b) -100 ºC é igual a
173,15 K.
c) 26,85 K é igual a
300 ºC.
d) 500 k é igual a
226,85 ºC.
e) 300 k é igual a 26,85 ºC.
14- Existem duas escalas termométricas que só admitem temperaturas positivas. São elas:
14- Existem duas escalas termométricas que só admitem temperaturas positivas. São elas:
a)
Celsius e Fahrenheit.
b) Fahrenheit e Kelvin.
c) Kelvin e Rankine.
d) Rankine e Reaumur.
e) Reaumur e Celsius.
b) Fahrenheit e Kelvin.
c) Kelvin e Rankine.
d) Rankine e Reaumur.
e) Reaumur e Celsius.
15- O
verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A
diferença entre a máxima
temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60ºC. Qual o valor desta diferença na escala Fahrenheit?
temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60ºC. Qual o valor desta diferença na escala Fahrenheit?
a)
33ºF
b) 60ºF
c) 92ºF
d) 108ºF
e) 140ºF
b) 60ºF
c) 92ºF
d) 108ºF
e) 140ºF
16- Um
termômetro foi graduado segundo uma escala arbitrária X, de tal forma que as
temperaturas 10ºX e 80ºX correspondem a 0ºC e 100ºC, respectivamente. A temperatura
em X que corresponde a 50ºC é:
a) 40ºX
b) 45ºX
c) 50ºX
d) 55ºX
e) 60ºX
b) 45ºX
c) 50ºX
d) 55ºX
e) 60ºX
17-Uma
escala termométrica E adota os valores –10ºE para o ponto de gelo e 240ºE para
o ponto de vapor. Qual a indicação que na escala E corresponde a 30ºC?
a) 55ºE
b) 65ºE
c) 66ºE
d) 54ºE
e) 38ºE
b) 65ºE
c) 66ºE
d) 54ºE
e) 38ºE
18-
Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e é levado
inconsciente a um hospital. Após recuperar os sentidos, sem saber em que
local estava, é informado de que a temperatura de seu corpo atingira 104
graus, mas que já “caíra” de 5,4 graus. Passado o susto, percebeu que a
escala termométrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma, na escala
Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de:
a)
1,8ºC
b) 3,0ºC
c) 5,4ºC
d) 6,0ºC
e) 10,8ºC
b) 3,0ºC
c) 5,4ºC
d) 6,0ºC
e) 10,8ºC
19-Ao
utilizar um termômetro de mercúrio para medir a temperatura de uma pessoa,
um médico percebeu que a escala do instrumento estava apagada entre
os valores 36,5ºC 40ºC. Para saber a temperatura do paciente, o
medico mediu o comprimento da escala do instrumento (de 35ºC a 45°C),
encontrando 5,0cm. Em seguida mediu a altura da coluna de mercúrio
correspondente à temperatura da pessoa, encontrando 1,5cm. Qual a
temperatura determinada pelo médico?
a) 18ºC
b) 26ºC
c) 24ºC
d) 30ºC
e) 38ºC
b) 26ºC
c) 24ºC
d) 30ºC
e) 38ºC
20- A escala de temperatura
Fahrenheit foi inventada pelo cientista alemão Daniel Gabriel
Fahrenheit (1686 – 1736). Ele teria usado para 0°F a temperatura do dia
mais frio de 1727, na Islândia, marcada por um amigo e para 100°F a temperatura
do corpo da sua esposa, num determinado dia. Se isso é verdade, então:
a)
no ano de 1727, na Islândia, a temperatura atingiu marcas inferiores a -20°C;
b) no ano de 1727, na Islândia, a temperatura não atingiu marcas inferiores a -10°C;
c) nesse dia, a sua esposa estava com febre;
d) nesse dia, a sua esposa estava com a temperatura inferior à normal (37°C);
e) é impossível, pois 100°F corresponde a uma temperatura superior à máxima possível para o ser humano.
b) no ano de 1727, na Islândia, a temperatura não atingiu marcas inferiores a -10°C;
c) nesse dia, a sua esposa estava com febre;
d) nesse dia, a sua esposa estava com a temperatura inferior à normal (37°C);
e) é impossível, pois 100°F corresponde a uma temperatura superior à máxima possível para o ser humano.
21- Ao
nível do mar, mediante os termômetros, um
graduado da escala Celsius e outro na escala Fahrenheit, determinamos a
temperatura de certa massa de água líquida. A diferença entre as leituras dos
dois termômetros é 100. A temperatura dessa massa de água na escala Kelvin
é:
a) 85K
b) 108K
c) 273K
d) 358K
e) 438K
b) 108K
c) 273K
d) 358K
e) 438K
22-
Certo dia, um viajante verificou que a temperatura local acusava
X°F. Se a escala utilizada tivesse sido a Celsius, a leitura seria 52 unidades
mais baixa. Essa temperatura é:
a)
agradável
b) 50°C
c) 84°C
d) 100°C
e) acima de 100°C
b) 50°C
c) 84°C
d) 100°C
e) acima de 100°C
23- O
quíntuplo de uma certa indicação de temperatura registrada num termômetro
graduado na escala Celsius excede em 6 unidades o dobro da correspondente
indicação na escala Fahrenheit. Esta temperatura, medida na escala Kelvin,
é de:
a) 50K
b) 223K
c) 273K
d) 300K
e) 323K
b) 223K
c) 273K
d) 300K
e) 323K
24- Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis:
I- O
átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897).
II- O
átomo é uma esfera maciça (1808).
III- O
átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera (1911).
a) I - Dalton, II - Rutherford, III - Thomson.
b) I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford.
c) I - Dalton, II - Thomson, III - Rutherford.
d) I - Rutherford, II - Thomson, III - Dalton.
e) I - Thomson, II - Rutherford, III - Dalton.
25- Ao
resumir as características de cada um dos sucessivos modelos do átomo de
hidrogênio, um estudante elaborou o seguinte resumo:
a)
Modelo Atômico: Dalton
b)
Características: Átomos maciços e indivisíveis.
c)
Modelo Atômico: Thomson
d)
Características: elétron, de carga negativa, incrustado em uma
esfera de carga positiva. A carga positiva está distribuída, homogeneamente,
por toda a esfera.
e)
Modelo Atômico: Rutherford
f)
Características: elétron, de carga negativa, em órbita em torno
de um núcleo central, de carga positiva. Não há restrição quanto aos valores
dos raios das órbitas e das energias do elétron.
g)
Modelo Atômico: Bohr
h)
Características: elétron, de carga negativa, em órbita em torno
de um núcleo central, de carga positiva. Apenas certos valores dos raios das
órbitas e das energias do elétron são possíveis.
O número de erros cometidos pelo estudante
é:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
26- Assinale
a alternativa que completa melhor os espaços apresentados na frase abaixo:
“O
modelo de Rutherford propõe que o átomo seria composto por um núcleo muito
pequeno e de carga elétrica ..., que seria equilibrado por …, de carga elétrica
…, que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada
...”
a)
neutra, prótons, positiva e núcleo.
b)
positiva, elétrons, positiva, eletrosfera.
c)
negativa, prótons, negativa, eletrosfera.
d)
positiva, elétrons, negativa, eletrosfera.
e)
negativa, prótons, negativa, núcleo.
27- Em
relação ao modelo atômico de Rutherford, julgue os itens a seguir como
verdadeiros ou falsos:
a) Esse
modelo baseia-se em experimentos com eletrólise de soluções de sais de ouro.
b) Ele
apresenta a matéria constituída por elétrons em contato direto com os prótons.
c) O
modelo foi elaborado a partir de experimentos em que uma fina lâmina de ouro
era bombardeada com partículas α.
d)
Segundo esse modelo, só é permitido ao elétron ocupar níveis energéticos nos
quais ele se apresenta com valores de energia múltiplos inteiros de um fóton.
e) Esse
modelo é semelhante a um sistema planetário, em que os elétrons distribuem-se
ao redor do núcleo, assim como os planetas em torno do Sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário