OBSERVAÇÕES
RELEVANTES:
1 – Jamais
rasurar questões objetivas, utilize um lápis e após a certeza da resposta,
marque de caneta.
2 – Utilizar
caneta AZUL ou PRETA. Outra cor não será permitida!
3 – Não esquecer,
em hipótese alguma, de se identificar, caso contrário, provas sem nomes serão
computados com pontuação ZERO.
4- As questões que envolvem cálculos só serão
validadas com a apresentação dos mesmos.
5- Só é permitido o uso de calculadora
convencional. Tablets, notbook, netbook, e afins não será aceito e implicará na
anulação da avaliação.
6- Qualquer
manifestação sonora implicará na anulação da avaliação.
7~- Celulares
desligados, o que não significa em modo silencioso ou vibratório.
QUESTÕES
1-
Descreva o conceito de uma
emissão Alfa.
2-
Descreva o conceito de uma
emissão Beta.
3-
Descreva o conceito de uma
emissão
4-
Descreva o conceito de uma
emissão radioativa.
5-
Por meio de uma síntese,
descreva o destino do lixo radioativo no Brasil.
6-
Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a
destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos
mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias
usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que
são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos
secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico,
comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de
a) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo
que não tem como ser interrompido artificialmente.
b) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial
convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.
c) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar
muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos.
d) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar
irrespirável por milhares de anos.
e) emitir
radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito
estufa.
7-
Conceitue
Fusão Nuclear.
8-
Conceitue
Fissão Nuclear.
9- Leia o texto a seguir e responda o que se
pede:
ENERGIA NUCLEAR
Rosa de Hiroxima
Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas, oh, não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroxima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada (Vinícius de Moraes)
O poema refere-se à Rosa de
Hiroxima como “radioativa, estúpida, inválida”, destacando os efeitos nocivos
da radioatividade, um dos subprodutos da energia nuclear e que pode vazar
para o ambiente através do lixo atômico ou por acidentes, como o que ocorreu
na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Entre as vantagens da energia
nuclear, que compensam os perigos de possíveis acidentes, destacam-se:
a) o fato de ser renovável,
não causar grandes impactos ambientais, como as hidrelétricas, e não ser
fonte de conflitos entre países, pois não é uma fonte finita.
b) a presença, na geração de
energia, tanto de capitais privados como estatais, pois as usinas nucleares
são investimentos de baixo custo e retorno rápido.
c) o combustível (urânio
enriquecido) é relativamente barato, a geração de resíduos é pequena e não há
geração de gases que intensificam o efeito estufa.
d) a abundância do
combustível (urânio) em todo o mundo, o baixo custo de implantação de usinas
nucleares e a tecnologia acessível aos países pobres.
e) o controle internacional
sobre a geração de energia nuclear e a legislação ambiental rígida, que restringem
a construção de usinas pelos países que não seguem as normas.
10- O elemento químico utilizado
para a obtenção de energia nuclear é:
a) Urânio
b) Césio
c) Hidrogênio
d) Tório
e) Chumbo
11- No fim da década de 1960, o governo brasileiro começou a definir o
Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no país a produção de
energia atômica. No entanto, o Programa Nuclear Brasileiro sofreu, nos anos
80, uma aguda desaceleração. Explique os principais motivos desse processo.
12- Aponte
os aspectos positivos e negativos da energia nuclear.
13- Descreva
o conceito de Tempo de meia Vida.
|
8° ano física
1-
Transforme os seguintes dados de
acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)
38°C em °F
b)
70°C em °F
c)
45°C em °F
d)
90°C em °F
e)
135°C em °F
2-
Transforme os seguintes dados de
acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)
38°k em °F
b)
70°k em °F
c)
45°k em °F
d)
90°k em °F
e)
135°k em °F
3-
Transforme os seguintes dados de
acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)
38°C em °k
b)
70°C em °k
c)
45°C em °k
d)
90°C em °k
e)
135°C em k
4-
Transforme os seguintes dados de acordo
com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)
38°F em °C
b)
70°F em °C
c)
45°F em °C
d)
90° F em °C
e)
135°F em °C
5-
Transforme os seguintes dados de
acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)
38°F em °K
b)
70°F em °K
c)
45°F em °K
d)
90°F em °K
e)
135°F em °K
6-
Transforme os seguintes dados de
acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)
138°C em °k
b)
170°C em °k
c)
245°C em °k
d)
290°C em °k
e)
335°C em °k
7- NA
tabela a seguir, temos os valores das temperaturas dos pontos de fusão e de
ebulição do oxigênio, do fenol e do pentano. Quais seriam esses valores na
escala kelvin?
12- Maria
usou um livro de receitas para fazer um bolo de fubá. Mas, ao fazer a tradução
do livro do inglês para o português, a temperatura permaneceu em Fahrenheit
(ºF). A receita disse que o bolo deve ser levado ao forno a 392 ºF e permanecer
nessa temperatura por 30 minutos. Qual é a temperatura em graus Celsius que
Maria deve deixar o forno para não errar a receita?
13-Lorde
Kelvin verificou experimentalmente que, quando um gás é resfriado de 0ºC para
-1 ºC, por exemplo, ele perde uma fração de sua pressão igual a 1/273,15.
Raciocinou então que na temperatura de -273,15 ºC a pressão do gás se tornaria
nula, ou seja, a energia cinética das partículas do gás seria igual a zero.
Kelvin denominou a temperatura de -273,15 ºC de zero absoluto.
Identifique a alternativa em que a conversão de unidades é
incorreta:
a) 0ºC é igual a
273,15 K.
b) -100 ºC é igual a
173,15 K.
c) 26,85 K é igual a
300 ºC.
d) 500 k é igual a
226,85 ºC.
e) 300 k é igual a 26,85 ºC.
14- Existem duas escalas termométricas que só admitem temperaturas positivas. São elas:
14- Existem duas escalas termométricas que só admitem temperaturas positivas. São elas:
a)
Celsius e Fahrenheit.
b) Fahrenheit e Kelvin.
c) Kelvin e Rankine.
d) Rankine e Reaumur.
e) Reaumur e Celsius.
b) Fahrenheit e Kelvin.
c) Kelvin e Rankine.
d) Rankine e Reaumur.
e) Reaumur e Celsius.
15- O
verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A
diferença entre a máxima
temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60ºC. Qual o valor desta diferença na escala Fahrenheit?
temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60ºC. Qual o valor desta diferença na escala Fahrenheit?
a)
33ºF
b) 60ºF
c) 92ºF
d) 108ºF
e) 140ºF
b) 60ºF
c) 92ºF
d) 108ºF
e) 140ºF
16- Um
termômetro foi graduado segundo uma escala arbitrária X, de tal forma que as
temperaturas 10ºX e 80ºX correspondem a 0ºC e 100ºC, respectivamente. A
temperatura em X que corresponde a 50ºC é:
a) 40ºX
b) 45ºX
c) 50ºX
d) 55ºX
e) 60ºX
b) 45ºX
c) 50ºX
d) 55ºX
e) 60ºX
17-Uma escala
termométrica E adota os valores –10ºE para o ponto de gelo e 240ºE para o ponto
de vapor. Qual a indicação que na escala E corresponde a 30ºC?
a) 55ºE
b) 65ºE
c) 66ºE
d) 54ºE
e) 38ºE
b) 65ºE
c) 66ºE
d) 54ºE
e) 38ºE
18-
Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e é levado
inconsciente a um hospital. Após recuperar os sentidos, sem saber em que
local estava, é informado de que a temperatura de seu corpo atingira 104
graus, mas que já “caíra” de 5,4 graus. Passado o susto, percebeu que a
escala termométrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma, na escala
Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de:
a)
1,8ºC
b) 3,0ºC
c) 5,4ºC
d) 6,0ºC
e) 10,8ºC
b) 3,0ºC
c) 5,4ºC
d) 6,0ºC
e) 10,8ºC
19-Ao
utilizar um termômetro de mercúrio para medir a temperatura de uma pessoa,
um médico percebeu que a escala do instrumento estava apagada entre
os valores 36,5ºC 40ºC. Para saber a temperatura do paciente, o
medico mediu o comprimento da escala do instrumento (de 35ºC a 45°C),
encontrando 5,0cm. Em seguida mediu a altura da coluna de mercúrio correspondente
à temperatura da pessoa, encontrando 1,5cm. Qual a temperatura determinada
pelo médico?
a) 18ºC
b) 26ºC
c) 24ºC
d) 30ºC
e) 38ºC
b) 26ºC
c) 24ºC
d) 30ºC
e) 38ºC
20- A escala de temperatura
Fahrenheit foi inventada pelo cientista alemão Daniel Gabriel
Fahrenheit (1686 – 1736). Ele teria usado para 0°F a temperatura do dia
mais frio de 1727, na Islândia, marcada por um amigo e para 100°F a temperatura
do corpo da sua esposa, num determinado dia. Se isso é verdade, então:
a)
no ano de 1727, na Islândia, a temperatura atingiu marcas
inferiores a -20°C;
b) no ano de 1727, na Islândia, a temperatura não atingiu marcas inferiores a -10°C;
c) nesse dia, a sua esposa estava com febre;
d) nesse dia, a sua esposa estava com a temperatura inferior à normal (37°C);
e) é impossível, pois 100°F corresponde a uma temperatura superior à máxima possível para o ser humano.
b) no ano de 1727, na Islândia, a temperatura não atingiu marcas inferiores a -10°C;
c) nesse dia, a sua esposa estava com febre;
d) nesse dia, a sua esposa estava com a temperatura inferior à normal (37°C);
e) é impossível, pois 100°F corresponde a uma temperatura superior à máxima possível para o ser humano.
21- Ao
nível do mar, mediante os termômetros, um
graduado da escala Celsius e outro na escala Fahrenheit, determinamos a
temperatura de certa massa de água líquida. A diferença entre as leituras dos
dois termômetros é 100. A temperatura dessa massa de água na escala Kelvin
é:
a) 85K
b) 108K
c) 273K
d) 358K
e) 438K
b) 108K
c) 273K
d) 358K
e) 438K
22-
Certo dia, um viajante verificou que a temperatura local acusava
X°F. Se a escala utilizada tivesse sido a Celsius, a leitura seria 52 unidades
mais baixa. Essa temperatura é:
a)
agradável
b) 50°C
c) 84°C
d) 100°C
e) acima de 100°C
b) 50°C
c) 84°C
d) 100°C
e) acima de 100°C
23- O
quíntuplo de uma certa indicação de temperatura registrada num termômetro
graduado na escala Celsius excede em 6 unidades o dobro da correspondente
indicação na escala Fahrenheit. Esta temperatura, medida na escala Kelvin,
é de:
a) 50K
b) 223K
c) 273K
d) 300K
e) 323K
b) 223K
c) 273K
d) 300K
e) 323K
24- Sabendo que um corredor cibernético de 80 kg, partindo do
repouso, realiza a prova de 200 m em 20 s mantendo uma aceleração constante de
a = 1,0 m/s², pode-se afirmar que a energia cinética atingida pelo corredor no
final dos 200 m, em joules, é:
a) 12000
b) 13000
c) 14000
d) 15000
e) 16000
a) 12000
b) 13000
c) 14000
d) 15000
e) 16000
25- Qual a energia cinética de uma partícula de massa 5000g cuja
velocidade vale 72km/h?
26- Calcule a energia cinética de um corpo de massa de 50Kg que
se move a uma velocidade de 10m/s.
27- Uma moto trafega a uma velocidade constante de 93,6Km/h,
quando colide com outro veículo. Qual a energia cinética da moto sabendo que
sua massa é de 190000g?
28-
No rótulo de uma lata de leite em pó lê-se
“valor energético: 1509kj por 100g (361kcal)”. Se toda energia armazenada em
uma lata contendo 400g de leite fosse utilizada para levantar um objeto de
10kg, a altura máxima atingida seria de aproximadamente (g = 10m/s²)
29-
Um vaso de 2,0kg está pendurado a
1,2m de altura de uma mesa de 0,4m de altura. Sendo g = 10m/s², determine a
energia potencial gravitacional do vaso em relação à mesa e ao solo.
30-
Um corpo de massa 7kg encontra-se a 50 m da
superficie da Terra.Qual a sua energia potencial gravitacional?
8° Ano Quimica
1-
Descreva o conceito de uma
emissão Alfa.
2-
Descreva o conceito de uma
emissão Beta.
3-
Descreva o conceito de uma
emissão
4-
Descreva o conceito de uma
emissão radioativa.
5-
Por meio de uma síntese, descreva
o destino do lixo radioativo no Brasil.
6- Leia o texto a seguir e responda o que se
pede:
ENERGIA NUCLEAR
Rosa de Hiroxima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
(Vinícius de Moraes)
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
(Vinícius de Moraes)
O poema refere-se à Rosa de
Hiroxima como “radioativa, estúpida, inválida”, destacando os efeitos nocivos
da radioatividade, um dos subprodutos da energia nuclear e que pode vazar para
o ambiente através do lixo atômico ou por acidentes, como o que ocorreu na
usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Entre as vantagens da energia nuclear,
que compensam os perigos de possíveis acidentes, destacam-se:
a) o fato de ser renovável, não
causar grandes impactos ambientais, como as hidrelétricas, e não ser fonte de
conflitos entre países, pois não é uma fonte finita.
b) a presença, na geração de
energia, tanto de capitais privados como estatais, pois as usinas nucleares são
investimentos de baixo custo e retorno rápido.
c) o combustível (urânio
enriquecido) é relativamente barato, a geração de resíduos é pequena e não há
geração de gases que intensificam o efeito estufa.
d) a abundância do combustível
(urânio) em todo o mundo, o baixo custo de implantação de usinas nucleares e a
tecnologia acessível aos países pobres.
e) o controle internacional
sobre a geração de energia nuclear e a legislação ambiental rígida, que
restringem a construção de usinas pelos países que não seguem as normas.
7-O
elemento químico utilizado para a obtenção de energia nuclear é:
a) Urânio
b) Césio
c) Hidrogênio
d) Tório
e) Chumbo
8- No fim da década de 1960, o governo brasileiro começou a definir o
Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no país a produção de
energia atômica. No entanto, o Programa Nuclear Brasileiro sofreu, nos anos 80,
uma aguda desaceleração. Explique os principais motivos desse processo.
9- Aponte os
aspectos positivos e negativos da energia nuclear.
10-
Descreva o conceito de Tempo de meia
Vida.
12- Descreva
o modelo atômico de Dalton.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13- Descreva
o modelo atômico de Thonson.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14- Descreva
o modelo atômico de Bohr.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15- Descreva
o modelo atômico de Rutherford. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16-
Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a
destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais
ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas
antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são
dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como
antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico,
comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de
a) emitir
radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser
interrompido artificialmente.
b) acumular-se
em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando
assim locais para reunir tanto material.
c) ser
constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas,
incluindo os próprios seres humanos.
d) exalar
continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de
anos.
e) emitir
radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito
estufa.
17- Conceitue
Fusão Nuclear.
18- Conceitue
Fissão Nuclear.
FISICA 9° ANO
1- Sabendo que um corredor cibernético de 80 kg, partindo do
repouso, realiza a prova de 200 m em 20 s mantendo uma aceleração constante de
a = 1,0 m/s², pode-se afirmar que a energia cinética atingida pelo corredor no
final dos 200 m, em joules, é:
a) 12000
b) 13000
c) 14000
d) 15000
e) 16000
a) 12000
b) 13000
c) 14000
d) 15000
e) 16000
2- Qual a energia cinética de uma partícula de massa 5000g cuja
velocidade vale 72km/h?
3- Calcule a energia cinética de um corpo de massa de 50Kg que
se move a uma velocidade de 10m/s
4- Calcule a energia cinética de um corpo com massa de 120 kg
que se move a uma velocidade de 10m/s.
5-
Uma moto trafega a uma velocidade constante de
93,6Km/h, quando colide com outro veículo. Qual a energia cinética da moto
sabendo que sua massa é de 190000g?
6-
No rótulo de uma lata de leite em pó lê-se
“valor energético: 1509kj por 100g (361kcal)”. Se toda energia armazenada em
uma lata contendo 400g de leite fosse utilizada para levantar um objeto de
10kg, a altura máxima atingida seria de aproximadamente (g = 10m/s²)
7-
Um vaso de 2,0kg está pendurado a
1,2m de altura de uma mesa de 0,4m de altura. Sendo g = 10m/s², determine a
energia potencial gravitacional do vaso em relação à mesa e ao solo.
8- um corpo de massa 7kg encontra-se a 50 m da superficie da
Terra.Qual a sua energia potencial gravitacional?
9- Marque a alternativa
correta:
a) O trabalho de uma força independe de o corpo
entrar em movimento.
b) Trabalho é uma grandeza vetorial.
c) O trabalho é definido como motor caso a força e
o deslocamento tenham o mesmo sentido.
d) O trabalho de uma força é diretamente
proporcional à força aplicada sobre ele e inversamente proporcional à distância
percorrida.
e) Quando o trabalho é efetuado pela força peso,
depende apenas da trajetória percorrida pelo objeto.
10- Um bloco de massa igual a 7 Kg é levantado a
uma altura de 10 m. Calcule o trabalho realizado pela força peso sabendo que a
gravidade no local é 10m/s2.
11- Por que
foi criado o Sistema Internacional de Medidas?
12- Cite as
Principais Grandezas físicas.
13- Quais são
as principais unidades de medidas?
14- Conceitue;
a-
Jarda
b-
Braçada
c-
Polegada
d-
Pés
15- Converta
em HORAS;
a-
180 minutos
b-
40 minutos
c-
35 minutos
d-
540 minutos
e-
6.000 segundos
16- Converta
em MINUTOS;
a-
520 segundos
b-
3 horas
c-
7 horas
d-
720 segundos
17- Converta
em SEGUNDO;
a-
3 horas
b-
720 minutos
c-
30 minutos
d-
50 minutos
e-
10 minutos
18- Converta
em METROS:
a-
50 KM
b-
30 KM
c-
20 KM
d-
2.000 KM
e-
45 KM
19- Converta QUILÔMETROS:
a-
40 metros
b-
8.500 metros
c-
10.300 metros
d-
7.000 metros
e-
800 metros
20- Converta
em Centímetros
a-
80 metros
b-
100 metros
c-
30 metros
d-
25 metros
e-
75 metros
9° ano
Quimica
7-
Descreva o conceito de uma
emissão Alfa.
8-
Descreva o conceito de uma
emissão Beta.
9-
Descreva o conceito de uma
emissão
10-
Descreva o conceito de uma
emissão radioativa.
11-
Por meio de uma síntese, descreva
o destino do lixo radioativo no Brasil.
12- Leia o texto a seguir e responda o que se
pede:
ENERGIA NUCLEAR
Rosa de Hiroxima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
(Vinícius de Moraes)
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
(Vinícius de Moraes)
O poema refere-se à Rosa de
Hiroxima como “radioativa, estúpida, inválida”, destacando os efeitos nocivos
da radioatividade, um dos subprodutos da energia nuclear e que pode vazar para
o ambiente através do lixo atômico ou por acidentes, como o que ocorreu na
usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Entre as vantagens da energia nuclear,
que compensam os perigos de possíveis acidentes, destacam-se:
a) o fato de ser renovável, não
causar grandes impactos ambientais, como as hidrelétricas, e não ser fonte de
conflitos entre países, pois não é uma fonte finita.
b) a presença, na geração de
energia, tanto de capitais privados como estatais, pois as usinas nucleares são
investimentos de baixo custo e retorno rápido.
c) o combustível (urânio
enriquecido) é relativamente barato, a geração de resíduos é pequena e não há
geração de gases que intensificam o efeito estufa.
d) a abundância do combustível
(urânio) em todo o mundo, o baixo custo de implantação de usinas nucleares e a
tecnologia acessível aos países pobres.
e) o controle internacional
sobre a geração de energia nuclear e a legislação ambiental rígida, que
restringem a construção de usinas pelos países que não seguem as normas.
7-O
elemento químico utilizado para a obtenção de energia nuclear é:
a) Urânio
b) Césio
c) Hidrogênio
d) Tório
e) Chumbo
8- No fim da década de 1960, o governo brasileiro começou a definir o
Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no país a produção de
energia atômica. No entanto, o Programa Nuclear Brasileiro sofreu, nos anos 80,
uma aguda desaceleração. Explique os principais motivos desse processo.
9- Aponte os
aspectos positivos e negativos da energia nuclear.
10- Descreva o
conceito de Tempo de meia Vida.
11- Quais são as pincipaispropriedades geral da matéria?
12- Quais são as 3 propriedades físicas da
matéria? Conceitue.
13- O que é comprensabilidade?
14- O que é maleabilidade?
15- O que é Elasticiadde?
16- O que é Ductibilidade?
17- Cite 3 exemplos de cada uma das
propriedades físicas da matéria.
18- Descreva Tamissão.
19- Descreva dissolucçao simples.
20- Descreva dissolução fracionada.
21- Descreva flexibilidade.
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