2 º AO 5º ANO

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Lista de exercícios de recuperação 1º semestre - Química e Física



OBSERVAÇÕES RELEVANTES:         

1 – Jamais rasurar questões objetivas, utilize um lápis e após a certeza da resposta, marque de caneta.
2 – Utilizar caneta AZUL ou PRETA. Outra cor não será permitida!
3 – Não esquecer, em hipótese alguma, de se identificar, caso contrário, provas sem nomes serão computados com pontuação  ZERO.
4-   As questões que envolvem cálculos só serão validadas com a apresentação dos mesmos.
5-  Só é permitido o uso de calculadora convencional. Tablets,  notbook,  netbook,  e afins não será aceito e implicará na anulação da avaliação.
6- Qualquer manifestação sonora implicará na anulação da avaliação.
7~- Celulares desligados, o que não significa em modo silencioso ou vibratório.

QUESTÕES
ESCOLA GÊNESIS
ENSINO FUNDAMENTAL II
ano

NOME DO ALUNO COMPLETO:

NÚMERO:
NOTA:

AVALIAÇÃO
2º BIMESTRE.
QUÍMICA
DOCENTE:  BRUNO DOS SANTOS
DATA:
____/_____/____


1-    Descreva o conceito de uma emissão Alfa.
2-    Descreva o conceito de uma emissão Beta.
3-    Descreva o conceito de uma emissão
4-    Descreva o conceito de uma emissão radioativa.
5-    Por meio de uma síntese, descreva o destino do lixo radioativo no Brasil.
6-   Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de
a) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.
b) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.
c) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos.
d) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos.
e) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.
7-    Conceitue Fusão Nuclear.

8-    Conceitue Fissão Nuclear.

9-       Leia o texto a seguir e responda o que se pede:
ENERGIA NUCLEAR
Rosa de Hiroxima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
(Vinícius de Moraes)
O poema refere-se à Rosa de Hiroxima como “radioativa, estúpida, inválida”, destacando os efeitos nocivos da radioatividade, um dos subprodutos da energia nuclear e que pode vazar para o ambiente através do lixo atômico ou por acidentes, como o que ocorreu na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Entre as vantagens da energia nuclear, que compensam os perigos de possíveis acidentes, destacam-se:
a) o fato de ser renovável, não causar grandes impactos ambientais, como as hidrelétricas, e não ser fonte de conflitos entre países, pois não é uma fonte finita.
b) a presença, na geração de energia, tanto de capitais privados como estatais, pois as usinas nucleares são investimentos de baixo custo e retorno rápido.
c) o combustível (urânio enriquecido) é relativamente barato, a geração de resíduos é pequena e não há geração de gases que intensificam o efeito estufa.
d) a abundância do combustível (urânio) em todo o mundo, o baixo custo de implantação de usinas nucleares e a tecnologia acessível aos países pobres.
e) o controle internacional sobre a geração de energia nuclear e a legislação ambiental rígida, que restringem a construção de usinas pelos países que não seguem as normas.
10-  O elemento químico utilizado para a obtenção de energia nuclear é:
a) Urânio
b) Césio
c) Hidrogênio
d) Tório
e) Chumbo
11- No fim da década de 1960, o governo brasileiro começou a definir o Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no país a produção de energia atômica. No entanto, o Programa Nuclear Brasileiro sofreu, nos anos 80, uma aguda desaceleração. Explique os principais motivos desse processo.
12- Aponte os aspectos positivos e negativos da energia nuclear.
13- Descreva o conceito de Tempo de meia Vida.                                                                                




8° ano física
1-    Transforme os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)    38°C em °F
b)    70°C em °F
c)    45°C em °F
d)    90°C em °F
e)    135°C em °F

2-    Transforme os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)    38°k em °F
b)    70°k em °F
c)    45°k em °F
d)    90°k em °F
e)    135°k em °F
3-    Transforme os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)    38°C em °k
b)    70°C em °k
c)    45°C em °k
d)    90°C em °k
e)    135°C em k
4-    Transforme os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)    38°F em °C
b)    70°F em °C
c)    45°F em °C
d)    90° F em °C
e)    135°F em °C

5-    Transforme os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)    38°F em °K
b)    70°F em °K
c)    45°F em °K
d)    90°F em °K
e)    135°F em °K
6-    Transforme os seguintes dados de acordo com o conteúdo estudado sobre escalas termométricas:
a)    138°C em °k
b)    170°C em °k
c)    245°C em °k
d)    290°C em °k
e)    335°C em °k
7-    NA tabela a seguir, temos os valores das temperaturas dos pontos de fusão e de ebulição do oxigênio, do fenol e do pentano. Quais seriam esses valores na escala kelvin?
12- Maria usou um livro de receitas para fazer um bolo de fubá. Mas, ao fazer a tradução do livro do inglês para o português, a temperatura permaneceu em Fahrenheit (ºF). A receita disse que o bolo deve ser levado ao forno a 392 ºF e permanecer nessa temperatura por 30 minutos. Qual é a temperatura em graus Celsius que Maria deve deixar o forno para não errar a receita?


13-Lorde Kelvin verificou experimentalmente que, quando um gás é resfriado de 0ºC para -1 ºC, por exemplo, ele perde uma fração de sua pressão igual a 1/273,15. Raciocinou então que na temperatura de -273,15 ºC a pressão do gás se tornaria nula, ou seja, a energia cinética das partículas do gás seria igual a zero. Kelvin denominou a temperatura de -273,15 ºC de zero absoluto.
Identifique a alternativa em que a conversão de unidades é incorreta:
a)      0ºC é igual a 273,15 K.
b)      -100 ºC é igual a 173,15 K.
c)       26,85 K é igual a 300 ºC.
d)      500 k é igual a 226,85 ºC.
e)      300 k é igual a 26,85 ºC.
14- Existem duas escalas termométricas que só admitem temperaturas positivas. São elas:
a) Celsius e Fahrenheit.
b) Fahrenheit e Kelvin.
c) Kelvin e Rankine.
d) Rankine e Reaumur.
e) Reaumur e Celsius.
15- O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima
temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60ºC. Qual o valor desta diferença na escala Fahrenheit?
a) 33ºF
b) 60ºF
c) 92
ºF
d) 108ºF
e) 140ºF
16- Um termômetro foi graduado segundo uma escala arbitrária X, de tal forma que as temperaturas 10ºX e 80ºX correspondem a 0ºC e 100ºC, respectivamente. A temperatura em X que corresponde a 50ºC é:
a) 40ºX
b) 45ºX
c) 50ºX
d) 55ºX
e) 60ºX
17-Uma escala termométrica E adota os valores –10ºE para o ponto de gelo e 240ºE para o ponto de vapor. Qual a indicação que na escala E corresponde a 30ºC?
a) 55ºE
b) 65ºE
c) 66ºE
d) 54ºE
e) 38ºE
18- Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e é levado inconsciente a um hospital. Após recuperar os sentidos, sem saber em que local estava, é informado de que a temperatura de seu corpo atingira 104 graus, mas que já “caíra” de 5,4 graus. Passado o susto, percebeu que a escala termométrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma, na escala Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de:
a) 1,8ºC
b) 3,0ºC
c) 5,4ºC
d) 6,0ºC
e) 10,8ºC
19-Ao utilizar um termômetro de mercúrio para medir a temperatura de uma pessoa, um médico percebeu que a escala do instrumento estava apagada entre os valores 36,5ºC  40ºC. Para saber a temperatura do paciente, o medico mediu o comprimento da escala do instrumento (de 35ºC a 45°C), encontrando 5,0cm. Em seguida mediu a altura da coluna de mercúrio correspondente à temperatura da pessoa, encontrando 1,5cm. Qual a temperatura determinada pelo médico?
a) 18ºC
b) 26ºC
c) 24ºC
d) 30ºC
e) 38ºC
20- A escala de temperatura Fahrenheit foi inventada pelo cientista alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686 – 1736). Ele teria usado para 0°F a temperatura do dia mais frio de 1727, na Islândia, marcada por um amigo e para 100°F a temperatura do corpo da sua esposa, num determinado dia. Se isso é verdade, então:
a)    no ano de 1727, na Islândia, a temperatura atingiu marcas inferiores a -20°C;
b) no ano de 1727, na Islândia, a temperatura não atingiu marcas inferiores a -10°C;
c) nesse dia, a sua esposa estava com febre;
d) nesse dia, a sua esposa estava com a temperatura inferior à normal (37°C);
e) é impossível, pois 100°F corresponde a uma temperatura superior à máxima possível para o ser humano.


21- Ao nível do mar, mediante os termômetros, um graduado da escala Celsius e outro na escala Fahrenheit, determinamos a temperatura de certa massa de água líquida. A diferença entre as leituras dos dois termômetros é 100. A temperatura dessa massa de água na escala Kelvin é:
a) 85K
b) 108K
c) 273K
d) 358K
e) 438K
22- Certo dia, um viajante verificou que a temperatura local acusava X°F. Se a escala utilizada tivesse sido a Celsius, a leitura seria 52 unidades mais baixa. Essa temperatura é:
a) agradável
b) 50°C
c) 84°C
d) 100°C
e) acima de 100°C
23- O quíntuplo de uma certa indicação de temperatura registrada num termômetro graduado na escala Celsius excede em 6 unidades o dobro da correspondente indicação na escala Fahrenheit. Esta temperatura, medida na escala Kelvin, é de:
a)    50K
b) 223K
c) 273K
d) 300K
e) 323K  
 
24- Sabendo que um corredor cibernético de 80 kg, partindo do repouso, realiza a prova de 200 m em 20 s mantendo uma aceleração constante de a = 1,0 m/s², pode-se afirmar que a energia cinética atingida pelo corredor no final dos 200 m, em joules, é:
a) 12000
b) 13000
c) 14000
d) 15000
e) 16000
25- Qual a energia cinética de uma partícula de massa 5000g cuja velocidade vale 72km/h?

26- Calcule a energia cinética de um corpo de massa de 50Kg que se move a uma velocidade de 10m/s.

27- Uma moto trafega a uma velocidade constante de 93,6Km/h, quando colide com outro veículo. Qual a energia cinética da moto sabendo que sua massa é de 190000g?

28-  No rótulo de uma lata de leite em pó lê-se “valor energético: 1509kj por 100g (361kcal)”. Se toda energia armazenada em uma lata contendo 400g de leite fosse utilizada para levantar um objeto de 10kg, a altura máxima atingida seria de aproximadamente (g = 10m/s²)


29- Um vaso de 2,0kg está pendurado a 1,2m de altura de uma mesa de 0,4m de altura. Sendo g = 10m/s², determine a energia potencial gravitacional do vaso em relação à mesa e ao solo.

30-  Um corpo de massa 7kg encontra-se a 50 m da superficie da Terra.Qual a sua energia potencial gravitacional?

8° Ano Quimica
1-    Descreva o conceito de uma emissão Alfa.
2-    Descreva o conceito de uma emissão Beta.
3-    Descreva o conceito de uma emissão
4-    Descreva o conceito de uma emissão radioativa.
5-    Por meio de uma síntese, descreva o destino do lixo radioativo no Brasil.
6-       Leia o texto a seguir e responda o que se pede:
ENERGIA NUCLEAR
Rosa de Hiroxima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
(Vinícius de Moraes)
O poema refere-se à Rosa de Hiroxima como “radioativa, estúpida, inválida”, destacando os efeitos nocivos da radioatividade, um dos subprodutos da energia nuclear e que pode vazar para o ambiente através do lixo atômico ou por acidentes, como o que ocorreu na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Entre as vantagens da energia nuclear, que compensam os perigos de possíveis acidentes, destacam-se:
a) o fato de ser renovável, não causar grandes impactos ambientais, como as hidrelétricas, e não ser fonte de conflitos entre países, pois não é uma fonte finita.
b) a presença, na geração de energia, tanto de capitais privados como estatais, pois as usinas nucleares são investimentos de baixo custo e retorno rápido.
c) o combustível (urânio enriquecido) é relativamente barato, a geração de resíduos é pequena e não há geração de gases que intensificam o efeito estufa.
d) a abundância do combustível (urânio) em todo o mundo, o baixo custo de implantação de usinas nucleares e a tecnologia acessível aos países pobres.
e) o controle internacional sobre a geração de energia nuclear e a legislação ambiental rígida, que restringem a construção de usinas pelos países que não seguem as normas.
7-O elemento químico utilizado para a obtenção de energia nuclear é:
a) Urânio
b) Césio
c) Hidrogênio
d) Tório
e) Chumbo
8- No fim da década de 1960, o governo brasileiro começou a definir o Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no país a produção de energia atômica. No entanto, o Programa Nuclear Brasileiro sofreu, nos anos 80, uma aguda desaceleração. Explique os principais motivos desse processo.
9- Aponte os aspectos positivos e negativos da energia nuclear.
10- Descreva o conceito de Tempo de meia Vida.
12- Descreva o modelo atômico de Dalton. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13- Descreva o modelo atômico de Thonson.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14- Descreva o modelo atômico de Bohr. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15- Descreva o modelo atômico de Rutherford. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16-      Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de
a) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.
b) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.
c) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos.
d) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos.
e) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.
17- Conceitue Fusão Nuclear.

18- Conceitue Fissão Nuclear.

FISICA 9° ANO

1-    Sabendo que um corredor cibernético de 80 kg, partindo do repouso, realiza a prova de 200 m em 20 s mantendo uma aceleração constante de a = 1,0 m/s², pode-se afirmar que a energia cinética atingida pelo corredor no final dos 200 m, em joules, é:
a) 12000
b) 13000
c) 14000
d) 15000
e) 16000
2-    Qual a energia cinética de uma partícula de massa 5000g cuja velocidade vale 72km/h?

3-    Calcule a energia cinética de um corpo de massa de 50Kg que se move a uma velocidade de 10m/s



4-    Calcule a energia cinética de um corpo com massa de 120 kg que se move a uma velocidade de 10m/s.

5-      Uma moto trafega a uma velocidade constante de 93,6Km/h, quando colide com outro veículo. Qual a energia cinética da moto sabendo que sua massa é de 190000g?

6-     No rótulo de uma lata de leite em pó lê-se “valor energético: 1509kj por 100g (361kcal)”. Se toda energia armazenada em uma lata contendo 400g de leite fosse utilizada para levantar um objeto de 10kg, a altura máxima atingida seria de aproximadamente (g = 10m/s²)



7-    Um vaso de 2,0kg está pendurado a 1,2m de altura de uma mesa de 0,4m de altura. Sendo g = 10m/s², determine a energia potencial gravitacional do vaso em relação à mesa e ao solo.



8-    um corpo de massa 7kg encontra-se a 50 m da superficie da Terra.Qual a sua energia potencial gravitacional?
9-    Marque a alternativa correta:
a) O trabalho de uma força independe de o corpo entrar em movimento.
b) Trabalho é uma grandeza vetorial.
c) O trabalho é definido como motor caso a força e o deslocamento tenham o mesmo sentido.
d) O trabalho de uma força é diretamente proporcional à força aplicada sobre ele e inversamente proporcional à distância percorrida.
e) Quando o trabalho é efetuado pela força peso, depende apenas da trajetória percorrida pelo objeto.


10-  Um bloco de massa igual a 7 Kg é levantado a uma altura de 10 m. Calcule o trabalho realizado pela força peso sabendo que a gravidade no local é 10m/s2.

11- Por que foi criado o Sistema Internacional de Medidas?

12- Cite as Principais Grandezas físicas.

13- Quais são as principais unidades de medidas?

14- Conceitue;

a-    Jarda
b-    Braçada
c-    Polegada
d-    Pés

15- Converta em HORAS;
a-    180 minutos
b-    40 minutos
c-    35 minutos
d-    540 minutos
e-    6.000 segundos
16- Converta em MINUTOS;
a-    520 segundos
b-    3 horas
c-    7 horas
d-    720 segundos
17- Converta em SEGUNDO;
a-    3 horas
b-    720 minutos
c-    30 minutos
d-    50 minutos
e-    10 minutos
18- Converta em METROS:
a-    50 KM
b-    30 KM
c-    20 KM
d-    2.000 KM
e-    45 KM
19-  Converta QUILÔMETROS:
a-    40 metros
b-    8.500 metros
c-    10.300 metros
d-    7.000 metros
e-     800 metros
20- Converta em Centímetros
a-    80 metros
b-    100 metros
c-    30 metros
d-    25 metros
e-    75 metros

9° ano Quimica
7-    Descreva o conceito de uma emissão Alfa.
8-    Descreva o conceito de uma emissão Beta.
9-    Descreva o conceito de uma emissão
10- Descreva o conceito de uma emissão radioativa.
11- Por meio de uma síntese, descreva o destino do lixo radioativo no Brasil.
12-  Leia o texto a seguir e responda o que se pede:
ENERGIA NUCLEAR
Rosa de Hiroxima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
(Vinícius de Moraes)
O poema refere-se à Rosa de Hiroxima como “radioativa, estúpida, inválida”, destacando os efeitos nocivos da radioatividade, um dos subprodutos da energia nuclear e que pode vazar para o ambiente através do lixo atômico ou por acidentes, como o que ocorreu na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Entre as vantagens da energia nuclear, que compensam os perigos de possíveis acidentes, destacam-se:
a) o fato de ser renovável, não causar grandes impactos ambientais, como as hidrelétricas, e não ser fonte de conflitos entre países, pois não é uma fonte finita.
b) a presença, na geração de energia, tanto de capitais privados como estatais, pois as usinas nucleares são investimentos de baixo custo e retorno rápido.
c) o combustível (urânio enriquecido) é relativamente barato, a geração de resíduos é pequena e não há geração de gases que intensificam o efeito estufa.
d) a abundância do combustível (urânio) em todo o mundo, o baixo custo de implantação de usinas nucleares e a tecnologia acessível aos países pobres.
e) o controle internacional sobre a geração de energia nuclear e a legislação ambiental rígida, que restringem a construção de usinas pelos países que não seguem as normas.
7-O elemento químico utilizado para a obtenção de energia nuclear é:
a) Urânio
b) Césio
c) Hidrogênio
d) Tório
e) Chumbo
8- No fim da década de 1960, o governo brasileiro começou a definir o Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no país a produção de energia atômica. No entanto, o Programa Nuclear Brasileiro sofreu, nos anos 80, uma aguda desaceleração. Explique os principais motivos desse processo.
9- Aponte os aspectos positivos e negativos da energia nuclear.
10- Descreva o conceito de Tempo de meia Vida.
11- Quais são as pincipaispropriedades geral da matéria?
12-  Quais são as 3 propriedades físicas da matéria? Conceitue.
13- O que é comprensabilidade?
14- O que é maleabilidade?
15- O que é Elasticiadde?
16- O que é Ductibilidade?
17- Cite 3 exemplos de cada uma das propriedades físicas da matéria.
18- Descreva Tamissão.
19- Descreva dissolucçao simples.
20- Descreva dissolução fracionada.
21- Descreva flexibilidade.




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